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Navegando por Autor "Morais, Kaline Coelho Dantas"

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    Dissertação
    Desenvolvimento de curso aberto sobre Assistência Nutricional no Transtorno do Espectro Autista para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Morais, Kaline Coelho Dantas; Clemente, Heleni Aires; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; https://orcid.org/0000-0002-4668-2102; http://lattes.cnpq.br/6234857361955336; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Coutinho, Karilany Dantas
    A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece o cotidiano como um terreno fértil para a inovação, onde desafios são encarados e modelos são substituídos por práticas colaborativas e corajosas, promovendo a escuta atenta da diversidade e pluralidade existente no nosso país. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a capacidade de uma pessoa se comunicar, interagir socialmente e processar informações de maneira típica. O entendimento sobre o TEA continua evoluindo, e a EPS é essencial para garantir que as pessoas dentro do espectro recebam o melhor suporte possível. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um curso aberto sobre cuidado nutricional no TEA para profissionais de saúde, na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). A metodologia aplicada foi de natureza prática, com uma abordagem exploratória e uma ênfase na pesquisa qualitativa com proposta de pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura e diagnóstico situacional por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. A amostra foi composta por 49 participantes, na qual as respostas abertas do instrumento foram analisadas pelos softwares IRAMUTEQ, para da análise de conteúdo através de nuvens de palavras e análise de similitude, enquanto as perguntas fechadas foram analisadas usando o programa SPSS for Windows, versão 18.0 (SPSS Inc. Chicago, Estados Unidos) e Excel (2016). Como resultado do diagnóstico situacional o estudo constatou uma lacuna na interação entre as equipes multiprofissionais para compartilhar conhecimentos e uma alta demanda por cursos e capacitações a respeito dos conhecimentos que envolvem a nutrição no TEA. A seletividade alimentar emergiu como tema de maior interesse, seguido de suplementação, terapia nutricional e alergia alimentar. Com base nessas informações o curso foi dividido em quatro eixos principais: noções básicas sobre TEA; desenvolvimento humano, comorbidades associadas ao TEA e o papel da microbiota intestinal no TEA; assistência nutricional; Telessaúde no SUS. Com uma carga horária total de 60 horas, o curso consiste em sete aulas assíncronas. Espera-se que o curso oferecido de maneira gratuita pelo AVASUS seja capaz de abranger uma vasta gama de profissionais, contribuindo para sua qualificação e o refinamento do entendimento acerca da nutrição no TEA.
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