Navegando por Autor "Morais, Kaio César Freitas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação 7 Joyce songs op.54 do compositor Karol Szymanowski: relação música-texto como ferramenta na construção da performance(2018-12-12) Morais, Kaio César Freitas; Cesetti, Durval da Nóbrega; Riedel, Elke Beatriz; ; ; ; Almeida, Maria Nazaré Rocha de; ; Yamaguchi, Regiane Hiromi;Este trabalho estuda a relação entre música e texto como ferramenta para aprimorar a performance interpretativa de cantores e pianistas. Para a realização deste trabalho, foram separados diferentes processos de estudo de texto, que podem ser aplicados em diversos repertórios a fim de sistematizar e facilitar a compreensão da obra para a construção do discurso interpretativo. Através da aplicação destes processos no ciclo de canções 7 Joyce Songs Op. 54, de Karol Szymanowski (1882-1937), com texto do poeta James Joyce (1882-1941), retirados do livro Chamber Music, foi feita a coleta de dados com um diário de estudos, registros em áudio e uma performance pública.TCC Benefícios do canto coral para idosos: relato de experiência com o Coral Vozes do CPSI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Ferreira, Lucas Nunes da Silva; Morais, Kaio César Freitas; 0000-0003-0033-6084; http://lattes.cnpq.br/8649584669732254; http://lattes.cnpq.br/5576213730822627; Cesetti, Durval da Nóbrega; QI, NanO presente trabalho foi realizado com uma turma de coralistas do coral Vozes do CPSI que tem como sede o IFRN campus Natal Central. A pesquisa, feita de forma qualitativa, busca compreender a importância do canto coral na terceira idade e como estes coralistas absorveram os ensinamentos passados por mim enquanto regente desse grupo. Este estudo de caso tem como ferramentas de pesquisa o diário de bordo utilizado durante os finais de cada ensaio e também o formulário de pesquisa feito com todos os participantes do coral. Neste trabalho também abordarei sobre as metodologias utilizadas para trabalhar com os coralistas e como o processo colaborativo foi benéfico na aprendizagem dos alunos. Durante a pesquisa pude compreender que a prática de canto coral na terceira idade não auxilia apenas em fatores musicais, mas também auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo dos coralistas.TCC Práticas pedagógicas e formação no curso de iniciação artística da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-23) Araujo, Ana Angélica Macêdo da Silva de; Gomes, Carolina Chaves Gomes; Morais, Kaio César Freitas; 8649584669732254; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/5159517146418564; Souza, Catarina Shin Lima de; 1742178466489564; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170O presente trabalho tem como objetivo trazer o meu relato de experiência vivido no Curso de Iniciação Artística (CIART), um projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que existe há 59 anos na cidade do Natal-RN. O CIART promove a iniciação musical em crianças de 6 a 10 anos, divididas por faixas etárias em 3 anos letivos do curso. Apresento a importância desse projeto para a formação docente em música dos bolsistas e voluntários, professores em formação que compõem essa equipe, assim como apontaremos suas atividades diversificadas e como esse projeto se reinventou em momentos de pandemia, discutiremos sobre isso através de um relato de experiência, fundamentando nos seguintes autores Araujo (2018), Gomes (2012; 2009), Brito (2003). O ensino de música que ocorre no CIART, por ser um local de pesquisa e atuação de forma compartilhada, acompanhada por uma coordenação preocupada com a formação humana, faz com que a formação docente do professor seja mais ampla, não se tratando especificamente do profissional em si apenas, mas o fato do CIART ter contribuído na vida das pessoas que elas são hoje. Os alunos e professores do curso se tornam pessoas mais reflexivas e proativas, devido todo o trabalho que vem sendo desenvolvido e renovado. Posso concluir, neste momento, que este relato de experiência que fala sobre a formação e as práticas docentes em música para crianças, pode instigar outros professores da área a estudar e pesquisar para atuar em seus contextos.