Navegando por Autor "Morais, Iohany Carollayne Lira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância dos jogos de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita durante o processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Morais, Iohany Carollayne Lira de; Souza, Flávia Renata Silva; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silvano, Geanne EstevamEste estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a atuação no projeto PIBID Alfabetização, que consistiu na elaboração e aplicação de jogos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, em Caicó (RN). Participaram 17 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos. A pesquisa foi estruturada em quatro etapas: revisão de literatura para fundamentação teórica e escolha dos jogos; avaliação inicial para identificar o nível de escrita dos alunos; intervenção por meio da aplicação dos jogos de consciência fonológica ao longo de oito semanas; e avaliação final para verificar os avanços dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos progrediu dos níveis pré-silábico e silábico para níveis mais avançados, como o silábico com valor sonoro e alfabético, evidenciando o impacto positivo dos jogos no processo de alfabetização. Além do desenvolvimento cognitivo, observou-se maior engajamento e motivação dos alunos durante as atividades. Conclui-se que a utilização de jogos em consciência fonológica contribui para a aprendizagem da leitura e escrita, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, atrativas e eficazes no contexto escolar