Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Morais, Iohany Carollayne Lira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância dos jogos de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita durante o processo de alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Morais, Iohany Carollayne Lira de; Souza, Flávia Renata Silva; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silvano, Geanne Estevam
    Este estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a atuação no projeto PIBID Alfabetização, que consistiu na elaboração e aplicação de jogos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, em Caicó (RN). Participaram 17 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos. A pesquisa foi estruturada em quatro etapas: revisão de literatura para fundamentação teórica e escolha dos jogos; avaliação inicial para identificar o nível de escrita dos alunos; intervenção por meio da aplicação dos jogos de consciência fonológica ao longo de oito semanas; e avaliação final para verificar os avanços dos estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos progrediu dos níveis pré-silábico e silábico para níveis mais avançados, como o silábico com valor sonoro e alfabético, evidenciando o impacto positivo dos jogos no processo de alfabetização. Além do desenvolvimento cognitivo, observou-se maior engajamento e motivação dos alunos durante as atividades. Conclui-se que a utilização de jogos em consciência fonológica contribui para a aprendizagem da leitura e escrita, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, atrativas e eficazes no contexto escolar
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM