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Navegando por Autor "Morais, Erivania Melo de"

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    TCC
    (Contra) Reforma Educacional em contexto de neoconservadorismo: O Serviço Social e os desafios para a formação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Morais, Erivania Melo de; Rodrigues, Larisse de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5550946007100013; 0000-0003-1839-6069; http://lattes.cnpq.br/3903520856767692; Rodrigues, Larisse de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5550946007100013; Nicolau, Maria Célia Correia; Cunha, Angely Dias da
    Esta pesquisa tem como finalidade investigar como a (contra)reforma educacional em contexto neoliberal e neoconservador tem refletido nos currículos de cursos de serviço social do Estado do Rio Grande do Norte e em seu processo formativo. Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: compreender a (contra)reforma educacional em contexto neoliberal e neoconservador; refletir acerca do Projeto Político pedagógico de cursos de serviço social no Estado do Rio Grande do norte/RN; suscitar preliminarmente os desafios da formação crítica para o desenvolvimento profissional de assistentes sociais comprometidos com um projeto societário emancipador. Para pensar a formação profissional no Serviço Social na relação com essa perspectiva conservadora, podemos questionar: “Como a (contra)reforma educacional em contexto de neoconservadorismo tem refletido nos currículos dos cursos de serviço social e em seu processo formativo?”. Destarte, para apreendermos essa problematização optamos por uma metodologia pautada numa perspectiva qualitativa de caráter social, cujos fundamentos se embasam na teoria marxista de análise social da realidade, em que nos pautamos em Marx (2010; 2011; 2017) Netto (1999; 2006;2007;2009) Iamamoto (2000;2008;2013) Coutinho (2012) entre outros, onde utilizamos, os decretos da educação superior, n° 9.235/2017, o decreto das Instituições de Ensino Superior - IES, com fins lucrativos, n°2.302/1997, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, as Diretrizes da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABEPSS) de 1996, o Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Grupo educacional da Estácio do ano de 2018 para que pudéssemos apontar algumas reflexões a respeito da formação profissional. Assim, a pesquisa aponta para a relevância de fomentar e reforçar a formação profissional crítica através das dimensões teórica-metodológico, ético-político e técnico-operativo para que os profissionais estejam preparados para enfrentar as diversas expressões da questão social e para construir coletivamente projetos societários democráticos e a materialização do projeto ético-político da profissão como uma direção ética, para a emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras nas lutas sociais e contra todos os tipos de opressões.
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    Tese
    Violência simbólica em espaços educacionais: o caso da Escola Djalma Maranhão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Pessoa, Ana Beatriz Silva; Fortes, Lore; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; http://lattes.cnpq.br/7974773223046395; Silva, Anaxsuell Fernando da; Barbosa, Anna Christina Freire; Morais, Erivania Melo de; Lima, Hermano Machado Ferreira
    A presente tese tem como objetivo o estudo de casos de Violência Simbólica na Escola Djalma Maranhão, localizada no município de São Pedro do Potengi/RN. Os dados apresentados refletem o ponto de vista dos educadores e profissionais de educação ligados a instituição (professores, direção e equipe pedagógica), com vistas a identificar como e quando estes casos ocorrem e qual tem sido o papel da Escola frente a essa problemática, observando a promoção de espaços de discussão sobre a diversidade e aceitação das diferenças. Para isto, buscamos como referências os estudos realizados por Pierre Bourdieu acerca da Violência Simbólica (2004), as discussões de Paulo Freire e suas reflexões sobre educação bancária e libertadora (1996), discussões sobre Poder e Biopoder em Foucault (2010) e o conceito de Ação Social em Werber (1992) para nortear nossa metodologia. Com isso, pretendemos estabelecer um diálogo entre os autores e os fatos apresentados, discutindo a emergência de estudos sobre Violência Simbólica e o impacto dela na vida dos alunos e, por conseguinte, no contexto social. A pesquisa foi desenvolvida pelo método do Estudo de Caso, ancorado em técnicas de coleta qualiquantitativo de finalidade exploratória- descritiva, o que possibilitou maior conhecimento sobre o questionamento a ser esclarecido, envolvendo levantamento bibliográfico, observação participante e entrevistas com os profissionais da escola. A pesquisa visa suscitar o interesse de outros pesquisadores e instigá-los a se debruçar sobre questionamentos tão pertinentes quanto o papel do espaço escolar no tocante a questões de violência, promoção da cidadania e respeito as diferenças, tendo como justificativa se tratar de um tema pouco abordado nas Ciências Sociais, ainda mais quando relacionado ao conceito de Violência Simbólica em ambiente escolar. Ao final, pretendemos oferecer dados que possam retratar o cenário deste tipo de violência em uma escola que represente o perfil de quase 60% das escolas do país (IBGE,2022), jogando luz a uma temática ainda pouco discutida, mas que pode trazer muitos impactos ao campo educacional e social.
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