Navegando por Autor "Morais, Cleuma Alexsandra Sousa"
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TCC Tambor de crioula e a escola: pensamentos e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa; Silva, Sebastião de Sales; Sousa, Hyago Pinheiro da SilvaO presente artigo é a elaboração de um pensamento que une a dança tambor de crioula e suas possibilidades de aplicação na escola, podendo ser em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental e médio. O tambor como ferramenta de dança que abre espaço para elaboração não só de um corpo dançante, como de um pensamento crítico sobre a aplicação da Lei nº 10.639/031 , que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Buscamos estabelecer uma relação entre a dança tambor de crioula com a afirmação da permanência de crianças negras no ambiente escolar, de modo a compreender a escola como um ambiente de reconhecimento de suas identidades, a partir de diálogos com autores como Silvio Almeida ( 2019); Zayda Cristina Costa (2023); Regina Machado (2010); Nayra Monteles (2020). Como resultado dessa pesquisa, não encontraremos planos de aulas elaborados com suas especificidades e objetivos, mas sim um espaço de reflexão de possíveis pontuações para pensar a inserção dessa dança no ambiente escolar.Dissertação Tambor de crioula: desde o ventre das minhas ancestrais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; http://lattes.cnpq.br/3826402196073652; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de SalesO presente trabalho tem como temática principal a manifestação cultural tambor de crioula, apresentando um olhar sobre a perspectiva histórica do tambor de crioula e sua relação com a ancestralidade, sendo tal manifestação utilizada como elemento de criação para pensar uma reelaboração dessa tradição de origem na sociedade contemporânea, a partir de elementos da própria dança, bem como da relação entre o corpo da intérprete e suas ancestralidades, em consonância com os pressupostos metodológicos apresentados pela professora Dra. Inaicyra Falcão (2019). A pesquisa se propõe a pensar um processo criativo em dança que caminhe pelas encruzilhadas (Rufino, 2016), nos encontros entre saberes e práticas populares com diferentes perspectivas para a criação de novos caminhos possíveis. A pesquisa desemboca em processo criativo que tem suas análises pautadas em alguns dos sete princípios africanos de dança estudados pela professora Dra. Maria de Lourdes Barros da Paixão (2009), sendo eles: sentido holístico, forma cíclica e circular; policentrismo; dimensionalidade; imitação e harmonia e repetição.TCC Vivências com a expressão vocal: respiração e ressonância na Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Montenegro, Mayra; Sousa, Hyago Pinheiro da Silva; Souza, Maria Eleonora M. de; Souza, Mayra Montenegro deEssa pesquisa relata minhas vivências com a Expressão Vocal durante o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busco compreender os caminhos percorridos pela voz, desde o ato de respirar até a sua emissão, no propósito de investigar o uso de alguns ressonadores e as possibilidades de diferentes timbres que nosso corpo pode produzir. Para tanto, relato minhas experiências enquanto discente, monitora e preparadora vocal, construindo um trajeto desde as primeiras descobertas até a aplicação dos conhecimentos em processos de criação artística.