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Navegando por Autor "Monteiro, Vinícius Costa Maia"

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    Dissertação
    Avaliação do grau de implantação das ações da Atenção Primária à Saúde nas Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-04) Monteiro, Vinícius Costa Maia; Pinto, Erika Simone Galvão; https://orcid.org/0000-0003-0205-6633; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; https://orcid.org/0000-0002-7848-2295; http://lattes.cnpq.br/0382886160953698; Souza, Nilba Lima de; https://orcid.org/0000-0002-3748-370X; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948; Xavier, Suenia Silva de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/5264439767593653; Paula, Weslla Karla Albuquerque Silva de
    As comunidades quilombolas podem ser definidas como grupos étnico-raciais que carregam características culturais, históricas e territoriais advindas de sua ancestralidade. Essas comunidades estão inseridas no contexto rural e sofrem com a dificuldade no acesso aos serviços públicos essenciais, incluindo a assistência à saúde. A Atenção Primária à Saúde se configura como o serviço de saúde mais próximo dessa população e precisa garantir que as ações realizadas nas comunidades quilombolas consigam resolutividade para os seus problemas de saúde, garantindo a integralidade do cuidado prestado. Desse modo, estudos que avaliem a qualidade da assistência prestada em comunidades quilombolas tornam-se bastante relevantes. Diante do exposto, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar o grau de implantação das ações da Atenção Primária à Saúde em comunidades quilombolas no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa avaliativa do tipo normativa, com abordagem quantitativa, na qual utilizou-se como referencial metodológico os atributos da Atenção Primária à Saúde estabelecidos por Barbára Starfield. O cenário do estudo foram as 33 comunidades quilombolas do Estado do Rio Grande do Norte registradas e reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. A população do estudo foi composta por 51 profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam nas Estratégias de Saúde da Família e Equipes da Atenção Primária à Saúde. Para a coleta de dados utilizou-se o PCATool 2020/Brasil (Instrumento de Avaliação da Atenção Primária a Saúde). Já para a tabulação e análise dos dados, adotou-se o software SPSS, utilizando-se a estatística descritiva. Para analisar o grau de implantação das ações da Atenção Primária à Saúde em comunidades quilombolas foram considerados os atributos essenciais (capacidade e desempenho), e os atributos derivados (acesso de primeiro contato, acessibilidade, logitudinalidade, coordenação – sistemas de informações, coordenação – integração de cuidados, integralidade, orientação familiar e orientação comunitária). O percentual de respostas identificadas foi distribuído em quatro classificações: não implantado (de 0 a 25%); implantado incipiente (de 26% a 50%); parcialmente implantado (de 51% a 75%); totalmente implantado (de 76% a 100%). A partir das análises realizadas, verificou-se que as ações foram classificadas como totalmente implantadas (82,2%), considerado-se as dimensões capacidade (77,92%) e desempenho (85,56%). Ao observar os atributos derivados: longitudinalidade (92,94%), coordenação – sistemas de informações (80,88%), integralidade – serviços disponíveis (85,91%), orientação familiar (87,45%), e orientação comunitária (92,16%), nota-se que essas dimensões também foram totalmente implantadas. Apenas as dimensões acessibilidade (74,51%) e coordenação – integração dos cuidados (56,86%) foram consideradas como parcialmente implantadas. A partir do presente estudo, foi possível realizar um diagnóstico situacional das ações da APS nas comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, identificando as fragilidades e potencialidades na prestação do cuidado em saúde a essas comunidades.
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    Artigo
    A utilização da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na formação em saúde: um relato de experiência
    (Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natália Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Monteiro, Vinícius Costa Maia; Silverio, Zacarias Ramalho; Lima, Mariel Wágner Holanda; Alves, Maria da Conceição Lima; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução:Nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade deimplementarnovasmetodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitandoa apreensãodo conhecimento e valorização do trabalho em equipe.Objetivo:Relatar a experiência de discentes de um curso da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.Método:Estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde se elabora o processo de construção desse tipo de aprendizagem e verificação da pertinência da estratégia proposta pordiscentesdeumcurso da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados:Durante a criação e execução do caso, osdiscentes utilizaramdiversas técnicas para construir ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, oDiagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões:O desenvolvimento de um caso utilizando as metodologias que integram a Aprendizagem Baseada em Problemas propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, rico, centrado no conhecimento. A participação dos profissionais das redes de serviços de saúde foi fundamental em todas as fases, evidenciando sua potencialidade formadora indo desde a academia aos serviços de saúde com aplicabilidade e eficiência
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