Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Monteiro, José Cláudio de Sousa Wanderley"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Tênis na Educação Física escolar: uma possibilidade didática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-23) Monteiro, José Cláudio de Sousa Wanderley; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/9305607162304288; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João Ribeiro
    Sabe-se que a Educação Física Escolar (EFE) tem o Esporte como um dos seus conteúdos e, por isso, visualizamos no Tênis a vivência de uma experiência esportiva. O objetivo desta pesquisa foi criar possibilidades para o ensino do tênis, adaptando espaço, regras, reciclando e/ou reaproveitando materiais, utilizando métodos modernos de ensino que contribuam para a aprendizagem das habilidades e lógica interna e externa deste esporte. Ainda que esta modalidade esteja inserida dentro do conteúdo Esporte em nosso componente curricular, o seu ensino/aprendizagem é pouco difundido no ambiente escolar, sob algumas conhecidas alegações que variam desde a falta de materiais e espaços adequados, a não vivência dos seus profissionais com este esporte, além da predominância das tradicionais modalidades como conteúdos do esporte escolar. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. Este se deu ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos/PB (interior do sertão paraibano). Já o conteúdo selecionado para o presente estudo foi o Tênis, em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem desta modalidade não tradicional no desporto escolar por meio de uma visão didático/pedagógica e métodos contemporâneos de ensino. No final do desenvolvimento da pesquisa concluímos que: (1) É possível o ensino deste conteúdo acontecer, embora os contextos escolares carentes de espaço e de materiais; (2) Mesmo sendo um esporte não tradicional na Educação Física Escolar, mostrou-se ser um conteúdo de grande aceitação pelos alunos; e (3) Por suas características revelarem um esporte ativo, individual ou em duplas, possibilitou o protagonismo e a autonomia do aluno na sua prática. Por fim, percebemos que o tênis é um conteúdo possível de ser ensinado mesmo diante dos empecilhos presentes no ambiente escolar e que possui características motivadoras no seu ensino-aprendizagem, na sua vivência.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM