Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Monteiro, Gelvanessa Camila de Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Contribuições das teorias da aprendizagem para a atuação do bibliotecário escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Monteiro, Gelvanessa Camila de Araújo; Carvalho, Gabrielle Francinne de Souza; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299107Z7; Gallotti, Monica Marques Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799664D8; Carmo, Mariana Moreira Costa do; http://lattes.cnpq.br/8627282918135419
    Na biblioteca escolar, o bibliotecário atua como um educador, pois desempenha papeis voltados para o ensino e para a aprendizagem. Por isso, buscar formas de fomentar as práticas do bibliotecário escolar em relação às principais teorias da aprendizagem a fim de fundamentar a prática profissional do bibliotecário escolar se faz de suma importância para uma prática mais consciente. Neste trabalho, evidenciou-se a importância da biblioteca escolar e a presença do bibliotecário como educador, além de apresentar as abordagens Comportamentalista, Humanista e Cognitivista, e os três principais teóricos do construtivismo: Piaget, Wallon e Vygotsky. Para fins metodológicos, o estudo recorreu ao uso da pesquisa bibliográfica, evidenciando as obras de renome dos autores citados, a epistemologia genética de Piaget, a psicologia da criança de Wallon e a formação social da mente de Vygotsky, além de utilizar a pesquisa exploratória, para familiarizar-se com as temáticas das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui-se que, o bibliotecário atua como um educador na biblioteca escolar, e as teorias da aprendizagem podem trazer benefícios para a atuação do bibliotecário escolar, pois com a compreensão de como funciona o desenvolvimento cognitivo dos alunos, é possível desenvolver práticas educativas de acordo com as necessidades do público alvo, além de ajudar na comunicação e interação com os alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM