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Navegando por Autor "Miranda, Angela Luzia"

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    Artigo
    O cálculo e o risco: Heidegger e Beck
    (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2020-05-18) Miranda, Angela Luzia
    O propósito deste artigo é aproximar o significado do pensar calculador de Heidegger e a teoria sobre a sociedade do risco de Beck, considerando suas interpelações com o significado da técnica na modernidade. Porém, mais que tratar das aproximações entre ambos os pensadores, este estudo pretende também demonstrar a importância da filosofia da técnica de Heidegger para pensar o sentido do cálculo do risco e do risco do cálculo na sociedade do risco. Assim, argumenta-se que a teoria do risco de Beck confirma e atualiza o pensamento de Heidegger sobre a técnica moderna, quando se observa que o pensar calculador, que dirige e controla o modo de ser na era do técnico, manifesta-se hoje com toda claridade na sociedade do risco global
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    Dissertação
    Educação ambiental como estratégia para inserção da sustentabilidade na formação em odontologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-01-28) Gameleira, Flávio Hildemberg da Silva; Cabral, Carla Giovana; ; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; ; http://lattes.cnpq.br/6188569762309183; Miranda, Angela Luzia; ; http://lattes.cnpq.br/2841293474679022; Selva, Vanice Santiago Fragoso; ; http://lattes.cnpq.br/5125042045756774
    A presente dissertação propõe a educação ambiental como estratégia para a inserção da sustentabilidade na formação acadêmica de nível superior. O curso de odontologia foi o objeto de estudo, o que se justifica pelo reconhecimento da necessidade de reflexões sobre a temática ambiental no meio acadêmico odontológico, inicialmente baseadas na experiência profissional do autor como cirurgião dentista. O objetivo geral deste trabalho é pesquisar a produção científica da odontologia e seu conteúdo relacionado a temas ambientais, além de expandir discussões e reflexões sobre a necessidade da inserção da educação ambiental como conteúdo acadêmico. Com o objetivo específico de averiguar a quantidade e analisar o conteúdo dos artigos científicos que envolviam temas ligados à sustentabilidade na odontologia, o Capítulo 01 apresenta pesquisa nos principais portais de periódicos disponíveis na internet. Foram pesquisados trabalhos onde a sustentabilidade e temas correlatos estivessem presentes e inseridos em um contexto teórico que analisa a inserção da odontologia no modelo econômico dominante. Tais procedimentos visam comprovar a hipótese de que a classe odontológica não produz expressivo conteúdo científico que relacione a profissão ao meio ambiente e à sustentabilidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica, com demonstração das transformações da odontologia desde suas origens até o posicionamento frente ao modelo de desenvolvimento dominante, e exemplificação dos efeitos deletérios deste modelo sobre o meio ambiente. Além disso, fez-se uma pesquisa científica em portais de periódicos disponíveis na internet e averiguada a quantidade e o conteúdo dos artigos científicos que envolvessem temas ligados à sustentabilidade na odontologia. O capítulo 02 tem como objetivo específico fornecer conteúdo para expandir discussões e reflexões sobre a necessidade da inserção da educação ambiental nos cursos de graduação em odontologia, como estratégia de inserção em um novo modelo de desenvolvimento guiado pela sustentabilidade. Neste, é detalhada a pesquisa com alunos do 8º período do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para que fosse compreendida a percepção ambiental dos formandos e fossem obtidos subsídios para a comprovação da tese de que a educação ambiental aplicada à odontologia tem o potencial de formar cidadãos conscientes e dispostos a atuar praticando e propagando a sustentabilidade em suas condutas. Os resultados gerais indicam pouca produção científica, quanto a pesquisas e trabalhos que relacionem a odontologia à sustentabilidade e que as questões relativas ao meio ambiente não têm estado expressivamente presentes nos conteúdos programáticos dos cursos de graduação em odontologia, apesar do interesse demonstrado pelos respondentes do questionário quando tais questões são abordadas. Neste contexto, são propostas ações de fomento à educação ambiental, para que profissionais da odontologia estejam engajados na construção de um novo modelo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade, visto que apesar da temática ambiental aparentemente ser pouco explorada no meio acadêmico-científico da odontologia, existe interesse por parte dos estudantes e um grande potencial multiplicador para adequadas condutas socioambientais. Após a comprovação da hipótese de que os conteúdos relacionados ao meio ambiente são pouco explorados no meio acadêmico-científico da odontologia, as principais conclusões deste trabalho foram o reconhecimento da importância da educação ambiental como ferramenta interdisciplinar para abordagem da temática ambiental nos cursos de graduação em odontologia, além da aplicação desta nova proposta pedagógica na atuação profissional dos dentistas, tendo em vista o seu potencial multiplicador para conhecimentos socioambientais.
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    Artigo
    Ética e técnica: esboço de uma crítica heideggeriana à ética jonasiana
    (OJS editorial, 2020-04-30) Miranda, Angela Luzia
    Ainda que reconhecendo o mérito da proposta de Hans Jonas em postular uma ética no contexto atual, o presente artigo elabora um esboço crítico da sua teoria da ação com base na leitura heideggeriana sobre a relação entre ética e técnica. De modo mais específico, a problemática de que trata este estudo pode ser assim formulada: nascida da crítica ao modelo de civilização tecnológica, a proposta de ética de Hans Jonas é capaz de suplantar e superar os desafios da teoria da ação do tempo presente? Ou se trata de uma ética que representa apenas o outro lado da mesma moeda do mundo tecnificado, cujo agir moral impele tudo ao cálculo e à planificação e, portanto, seria mais um indício do homem da técnica tal como já antecipava a suspeita de Heidegger?
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    TCC
    A heurística do temor em Hans Jonas: diálogo com a ficção científica em Frankenstein e A Pele que Habito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos, Adriana Karla Pereira dos; Miranda, Angela Luzia; http://lattes.cnpq.br/9634610637847103; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de
    O presente estudo objetiva promover uma discussão sobre a “heurística do temor”, proposta por Hans Jonas em sua obra “O Princípio Responsabilidade”, como princípio central na ética jonasiana para despertar o ser humano para a responsabilidade frente aos avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade e no planeta. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica da obra de Jonas e de comentadores, além da análise de duas obras de ficção científica: o clássico literário “Frankenstein” e o filme “A Pele que Habito”. Ambas as obras exploram a questão da responsabilidade na ciência e os perigos da ambição desmedida, ilustrando a necessidade de uma ética para guiar o desenvolvimento tecnológico e garantir a sustentabilidade da vida humana. A heurística do temor, como guia para a ação responsável, nos impulsiona a considerar as potenciais consequências das intervenções tecnológicas e a agir com prudência e cautela. Diante do poder da tecnociência moderna, o temor, como uma preocupação racional, deve orientar as ações humanas e evitar a concretização de cenários catastróficos. O estudo conclui que a heurística do temor, como princípio ético, pode contribuir para a discussão sobre o avanço tecnocientífico e o futuro da vida humana autêntica. A capacidade de antecipar os perigos e agir com responsabilidade é fundamental para evitar a degradação da vida no planeta e garantir a permanência de uma sociedade justa e sustentável.
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    Artigo
    Os olhos que calculam e os olhos que contemplam: uma análise heideggeriana sobre o pensar técnico
    (UFPB, 2016-12-17) Miranda, Angela Luzia; Sulino, Maria Renata de Castro
    Que significa pensar na modernidade? Ou ainda, qual a relação entre o pensamento, a linguagem e a técnica em nossa época? Estas questões iniciais movem este trabalho, que tem como objetivo: analisar, a partir da perspectiva heideggeriana, a atividade do pensar técnico na modernidade. De um lado, os olhos que contemplam, com o pensar meditativo; do outro, os olhos que calculam, com o pensar calculador. Além de evidenciar a relação existente entre o pensar e a técnica moderna, este estudo pretende, também, demonstrar de que forma essas implicações perpassam a questão da essência da linguagem. Para tanto, foram utilizadas principalmente as obras de Heidegger que dialogam com esta temática, tais como: Construir, habitar, pensar (2001); A caminho da linguagem (2003), A questão da técnica (2012), O que quer dizer pensar? (2002), O fim da filosofia e a tarefa do pensamento (1966), Serenidade (2001)
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    Dissertação
    Para onde sopram os ventos? Impactos e vulnerabilidades socioambientais do Parque Eólico da Comunidade de Queimadas
    (2018-02-28) Medeiros Júnior, João Modesto de; Miranda, Angela Luzia; ; ; Alves, Daniel Durante Pereira; ; Nicodemo, Leonardo Pivôtto;
    O modelo civilizatório gerado a partir da Revolução Industrial, por meio da produção em larga escala e com oobjetivo de obtenção de lucro, passou a utilizar de maneira excessiva as fontes energéticas disponíveis,especialmente aquelas derivadas de combustíveis fósseis. Após a comprovação dos impactos negativos causadospor essa modalidade energética surge, como alternativa, o uso da força dos ventos, que hoje chamamos deenergia eólica. Esta, por sua vez, muito embora possua impactos de menor dimensão, quando comparada àsdemais fontes energéticas, também causam vulnerabilidades ao meio social e ambiental. Deste modo, a presentedissertação possui como objetivo analisar os impactos e vulnerabilidades socioambientais gerados pelaimplementação dos parques eólicos. De modo específico, analisa-se a região do Rio Grande do Norte, por ser umdos estados brasileiros de maior potencial de produção de energia eólica, e o caso concreto do Parque EólicoMorro dos Ventos IV, instalado na Comunidade de Queimadas, localizada no município de João Câmara. Maisque identificar os aspectos ambientais, nossa pretensão é também fomentar a reflexão crítica sobre os aspectospolíticos, econômicos e sociais que levaram ao uso desta energia como também aqueles que envolvemdiretamente a produção desta modalidade energética. Quanto à metodologia, este trabalho utilizou-se da revisãobibliográfica, especialmente àquelas relacionadas aos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, (Winner,Bazzo, etc), bem como de autores, cujos estudos tratam de temas sobre a energia eólica (tais como: Hofstaetter,Queroz, Ferraz, May et al, Richetti, Araújo, Taylor, Moura, Budke, entre outros). Por se tratar de um estudo decaso, também foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os atores sociais que estão diretamenterelacionados ao parque eólico da Comunidade de Queimadas (tais como moradores locais e órgão ambiental,como o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA). Por fim, mesmoconsiderando o potencial benéfico dos parques eólicos para o meio ambiente e para a sociedade, ainda há váriosaspectos que devem ser melhor averiguados. Pois, ainda que possua certas vantagens perante outras fontesenergéticas, pode-se concluir que, além dos fatores ambientais, fatores políticos, sociais e econômicos tambémpautam as direções que “sopram os ventos” da energia eólica na sociedade. Nosso estudo de caso permitiuconstatar, dentre outros fatores: um processo de licenciamento com falhas normativas graves em sua tramitação; a ausência e o desinteresse da administração da empresa, responsável pelo parque eólico, pelo local; ainexpressiva geração de renda para a comunidade de Queimadas e a total falta de interação da comunidade com a nova tecnologia que na área fora implantada (o parque eólico). Conclui-se, portanto, que o simples fato de que aenergia eólica seja considerada limpa e renovável e que, por conseguinte, os parques eólicos obedecem a padrõesde políticas cientificas e tecnológicas consideradas a priori sustentáveis, isso, por si só, não é garantia deredução dos impactos negativos e da vulnerabilidade socioambiental que afetam os grupos sociais onde estatecnologia é instalada. Ou seja, os parques eólicos, não necessariamente são sinônimos de sustentabilidade paraas áreas de seu entorno.
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    Artigo
    O Princípio responsabilidade como avaliação das políticas em ciência e tecnologia
    (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017-01) Miranda, Angela Luzia; Sulino, Maria Renata de Castro
    O ideal da ciência, protagonizado pela modernidade e ratificado pelo Positivismo, cujo conhecimento deva ser construído sob a égide da neutralidade e da objetividade do método científico e cujo significado de tecnologia deva restringir-se ao meramente instrumental, levou-nos à crença de que tanto a ciência quanto a técnica devem se distanciar do âmbito valorativo da ética e da dimensão social. Assim, as decisões, no que tange às políticas em ciência e tecnologia, também passaram a adquirir tal pretensão, menosprezando a cultura local. Essa problemática, mais que científica ou política, é também ética. Este trabalho analisa, portanto, a avaliação das políticas em ciência e tecnologia, com base na ética da responsabilidade de Hans Jonas, utilizando como caráter ilustrativo a fruticultura irrigada na região de Ipanguaçu/RN. De caráter exploratório e qualitativo, este estudo se utiliza da pesquisa bibliográfica (Jonas, Shiva, Herrera, Albano, etc.) e de campo para a coleta de dados
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    Artigo
    Os problemas filosóficos da tecnologia moderna segundo Hebert Marcuse
    (UFPB, 2016-12-17) Miranda, Angela Luzia; Aires, Brenna Karoline Alves
    Influenciado por filósofos como Hegel, Marx e Heidegger, Herbert Marcuse é considerado um dos representantes da Teoria Crítica do Século XX. Através da formulação de uma teoria social crítica, ele buscou compreender, as condições sociais de seu tempo no que diz respeito à cultura, à antropologia, à tecnologia, ao trabalho, ao capitalismo, ao totalitarismo, entre outros temas afins. Com o objetivo de compreender seu posicionamento teórico a respeito dos problemas filosóficos da tecnologia, este trabalho, cuja coleta de dados é essencialmente bibliográfica, resgata inicialmente o posicionamento marcuseano, pontuando as análises, as influências e as principais conclusões de Marcuse acerca da tecnologia expostas em suas principais obras escritas entre os anos de 1941 a 1964. De posse desta caracterização, pretende-se aprofundar o sentido político e crítico de seu pensamento acerca da tecnologia, sobretudo, no que diz respeito à categoria do uso político da tecnologia, da racionalidade tecnológica, da unidimensionalidade e da emancipação. Por fim, analisa-se a crítica marcuseana da tecnologia e a sua importância para a atualidade, considerando as manifestações atuais da globalização e da sociedade da informação. Deste modo, conclui-se com as principais perspectivas que o pensamento marcuseano pode apontar na direção de uma transformação qualitativa da condição humana no tempo presente
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    Artigo
    Os Problemas filosóficos da tecnologia moderna segundo Herbert Marcuse
    (Universidade Federal da Paraíba, 2016) Miranda, Angela Luzia; Aires, Brenna Karoline Alves
    Influenciado por filósofos como Hegel, Marx e Heidegger, Herbert Marcuse é considerado um dos representantes da Teoria Crítica do Século XX. Através da formulação de uma teoria social crítica, ele buscou compreender, as condições sociais de seu tempo no que diz respeito à cultura, à antropologia, à tecnologia, ao trabalho, ao capitalismo, ao totalitarismo, entre outros temas afins. Com o objetivo de compreender seu posicionamento teórico a respeito dos problemas filosóficos da tecnologia, este trabalho, cuja coleta de dados é essencialmente bibliográfica, resgata inicialmente o posicionamento marcuseano, pontuando as análises, as influências e as principais conclusões de Marcuse acerca da tecnologia expostas em suas principais obras escritas entre os anos de 1941 a 1964. De posse desta caracterização, pretende-se aprofundar o sentido político e crítico de seu pensamento acerca da tecnologia, sobretudo, no que diz respeito à categoria do uso político da tecnologia, da racionalidade tecnológica, da unidimensionalidade e da emancipação. Por fim, analisa-se a crítica marcuseana da tecnologia e a sua importância para a atualidade, considerando as manifestações atuais da globalização e da sociedade da informação. Deste modo, conclui-se com as principais perspectivas que o pensamento marcuseano pode apontar na direção de uma transformação qualitativa da condição humana no tempo presente
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    O sertanejo: caminhos e (des) caminhos da libertação
    (IFRN, 2014-11-16) Miranda, Angela Luzia; Souza, Leonardo da Rocha Bezerra de
    Ao longo do Século XX, ocorreram diversas mudanças no cenário geopolítico e cultural brasileiro, em especial na região nordeste, onde o fluxo de migrantes para a região sudeste do Brasil (SP, MG, RJ) provocou grandes transformações na vida do nordestino, trabalhador do campo, também chamado de “sertanejo”, do ponto de vista da sua identidade cultural. A identificação deste processo está evidenciada na obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 – 1989), que retratou as muitas fases e faces dessas transformações, demonstrando, através da música, os impactos sofridos pelos sertanejos, do ponto de vista da sua cultura. Este trabalho propõe analisar, através da obra de Luiz Gonzaga, o confronto do sertanejo em termos de cultura e identidade, com o novo cenário em que foi submetido, involuntariamente, através do processo migratório para as regiões mais industrializada do país. Analisaremos estes recortes através das categorias da Filosofia da Libertação, como: Alienação, Totalidade e, sobretudo, através da categoria de Exterioridade, presentes na obra do filósofo argentino Enrique Dussel
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    O sertanejo: caminhos e (des) caminhos da libertação
    (2014-11) Miranda, Angela Luzia; Souza, Leonardo da Rocha Bezerra de
    Ao longo do Século XX, ocorreram diversas mudanças no cenário geopolítico e cultural brasileiro, em especial na região nordeste, onde o fluxo de migrantes para a região sudeste do Brasil (SP, MG, RJ) provocou grandes transformações na vida do nordestino, trabalhador do campo, também chamado de “sertanejo”, do ponto de vista da sua identidade cultural. A identificação deste processo está evidenciada na obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 – 1989), que retratou as muitas fases e faces dessas transformações, demonstrando, através da música, os impactos sofridos pelos sertanejos, do ponto de vista da sua cultura. Este trabalho propõe analisar, através da obra de Luiz Gonzaga, o confronto do sertanejo em termos de cultura e identidade, com o novo cenário em que foi submetido, involuntariamente, através do processo migratório para as regiões mais industrializada do país. Analisaremos estes recortes através das categorias da Filosofia da Libertação, como: Alienação, Totalidade e, sobretudo, através da categoria de Exterioridade, presentes na obra do filósofo argentino Enrique Dussel
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    Tecnologia y liberación: una lectura desde el pensamiento de Dussel
    (UFPB, 2019-07-16) Miranda, Angela Luzia; Paz, Lucas Barbosa da
    Desde el punto de vista científico y tecnológico, el Sur ha sido históricamente considerado “subdesarrollado” cuando se compara con el Norte, y, por lo tanto, dependiente. En ese contexto geopolítico se sitúa el continente latinoamericano y el pensamiento de Dussel, que pretende orientar una filosofía hacia la liberación de la periferia del mundo. En lo que respecta a la relación hombre y naturaleza, la poiésis implica pensar la liberación desde la tecnología como condicionante de la producción material. La problemática de esta investigación, por lo tanto, puede ser formulada de la manera siguiente: ¿Qué papel cumple la tecnología en los procesos de exclusión y dominación social? Y, en contraposición, ¿puede la tecnología ejercer y significar un proceso de liberación? Para responder a estas cuestiones, se analiza el lugar que ocupa la tecnología en la Filosofía de la Liberación, y se busca también evaluar la viabilidad de una tecnología de la liberación presente en la pragmática de las tecnologías alternativas. Los datos bibliográficos se basan en los escritos de Dussel y en la literatura sobre las tecnologías alternativas. Se concluye refrendando la propuesta de que una tecnología de la liberación puede contribuir significativamente a la emancipación de pueblos y culturas dominados científica y tecnológicamente
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