Navegando por Autor "Menezes, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de"
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Dissertação O olhar das crianças sobre sua participação no cotidiano da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Menezes, Amanda Fhilladélfia Bezerra Silva de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/3807879469558669; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Amorim, Giovana Carla CardosoO presente estudo, intitulado como “O olhar das crianças sobre sua participação no cotidiano da Educação Infantil”, surgiu da necessidade em estudar a temática a partir dos desafios vivenciados pela pesquisadora em relação a participação ativa das crianças no cotidiano da educação da infância, enquanto professora da Educação Infantil, e da escassez de pesquisas que tratam sobre a temática, principalmente, baseadas na perspectiva das próprias crianças. Trata-se de uma pesquisa com crianças, como defendem Oliveira-Formosinho e Araújo (2007) e Cruz (2008). Nessa perspectiva de pesquisa, as crianças não são consideradas como objeto da pesquisa, mas passam a ser vistas como sujeitos participantes. O estudo apoia-se na Pedagogia da Infância, que reconhece a criança como sujeito de direitos, ativa, que lê e interpreta o mundo, que constrói saberes e cultura, alguém capaz e com competência, além de defender a participação da criança nas práticas pedagógicas. Oliveira-Formosinho (2007). O estudo teve como lócus um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, na cidade do Natal/RN em uma turma de nível IV, com crianças de faixa etária entre 5 e 6 anos. Partese da seguinte questão de pesquisa: “Como as crianças da turma do nível IV de um CMEI da cidade do Natal/RN percebem sua participação na Educação infantil?” e como objeto de estudo “A participação das crianças no cotidiano da Educação Infantil”. À vista de responder à questão de pesquisa, definiu-se como objetivo geral: compreender como as crianças da turma de nível IV da Educação Infantil percebem sua participação no cotidiano escolar. E específicos: identificar o que as crianças entendem como participação; especificar, a partir da perspectiva das crianças, os momentos de participação no cotidiano da Educação Infantil; perceber em quais momentos no cotidiano da Educação Infantil é oportunizado o espaço de fala e escuta das crianças. A pesquisa tem inspiração na abordagem etnográfica, embasada em André (1995), Rocha (2008), Sarmento (2010) e Friedman (2011). Como ferramentas metodológicas adotou-se a observação participante (Friedman, 2016), guiada por um instrumento de observação e entrevistas individuais e coletiva com 8 (oito) crianças da turma. Para subsidiar a discussão a respeito da participação das crianças, apoiou-se nos estudos de Hart (1992), Oliveira-Formosinho (2007 e 2008), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2013) e Fernandes (2009 e 2016) que discutem a participação ativa das crianças e seu lugar de centralidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Como resultado da pesquisa percebeu-se que as crianças definem participação como uma ação e apontam todos os momentos da rotina como participação diferente do que pontuam os estudiosos da área ao destacarem que a participação acontece quando há a escuta e negociação entre adultos e crianças, quando as crianças compreendem quais os objetivos das atividades propostas e quando essas ações têm significado para os sujeitos que executam. Portanto, a partir da investigação realizada, foi possível concluir que a participação efetiva das crianças no cotidiano da Educação Infantil ainda é pouco experienciada.