Navegando por Autor "Meneses, Tamáris da Costa Brasileiro"
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TCC Anteprojeto do centro cultural Márcia Mendonça, em Limoeiro do Norte/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Costa, Thalia Monise Silva; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/ 0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/ 0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; Meneses, Tamáris da Costa Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/2380867296052116A cultura é uma das principais formas de identificação de um povo ou de um lugar. Ela pode funcionar como ferramenta de transformação de vidas e gerar oportunidades, no entanto, é imprescindível que haja investimentos adequados. Apesar das oscilações nas políticas públicas no setor, o município cearense de Limoeiro do Norte carrega em sua história uma gama de ricos aspectos culturais, dentre eles o Centro Cultural Marcia Mendonça. O equipamento é composto por um teatro municipal e espaço de apoio aos artistas locais, além de abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, porém, desde sua inauguração em 2009, apresenta condições precárias de uso. Diante desta problemática, este trabalho visa uma nova proposta para o centro cultural amparado nas tecnologias de conforto ambiental, com enfoque no desempenho acústico. O projeto parte das características da cidade, assim como do amparo aos artistas locais e foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, estudo de referencias, estudos em campo e metodologia de projeto específica. Os resultados deste trabalho se resume ao anteprojeto de um edifício cultural que conta com um teatro, salas multiuso, escola de música, além de diversos espaços para convivência.Tese Mapa de ruído como ferramenta para o planejamento territorial a partir da análise da população exposta: estudo de caso na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230) na região metropolitana de João Pessoa/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-22) Meneses, Tamáris da Costa Brasileiro; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; 03144094404; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/5410580416665461; http://lattes.cnpq.br/2380867296052116; Coelho, José Luís Bento; http://lattes.cnpq.br/2806209665324326; Morais, Juliana Magna da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/7303521395777092; Michalski, Ranny Loureiro Xavier Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6016750038556729; Ataide, Ruth Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/6598437988746248A ausência de um planejamento urbano adequado nas cidades tem contribuído para o agravamento da poluição sonora, estando ela em segundo lugar no ranking das poluições que causam maior impacto à população. Uma das ferramentas mais importantes para a avaliação e gestão do ruído ambiental é o mapeamento do ruído, visto que este serve de apoio a tomadas de decisões sobre o planejamento e ordenamento do território. No contexto da expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica BR-230. Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas, de modo especial, na Região Metropolitana de João Pessoa, situada no estado da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a exposição da população ao ruído de tráfego veicular e avaliar critérios de planejamento urbano para mitigar essa exposição, tendo como estudo de caso a área de influência da Rodovia Transamazônica BR-230, na região metropolitana de João Pessoa-PB. A pesquisa utilizou o método de abordagem quantitativo, por meio da prospecção de dados (modelagem, simulações e análise estatística), seguidos da leitura e interpretação do cruzamento das informações coletadas em campo com os resultados obtidos nas simulações computacionais. Após avaliar o ruído de tráfego presente no universo de estudo realizaram-se intervenções para mitigar o ruído em excesso identificado. Os cenários hipotéticos apresentaram resultados satisfatórios quando os elementos utilizados foram barreiras acústicas e/ou taludes. A combinação desses elementos com o uso do pavimento poroso no recobrimento do solo foi a que apresentou melhores resultados em todos os recortes. A redução de 10 km/h na velocidade média dos veículos não teve influência significativa na atenuação do ruído emitido pela BR230. Apesar do uso de elementos atenuadores do ruído, as pessoas expostas a níveis de pressão sonora superiores aos limites recomendados pela norma continuaram presentes nos recortes. Os resultados encontrados na pesquisa instigam revisões nas normas e leis federais, estaduais e municipais e contribuem para reflexões sobre o planejamento urbano.