Navegando por Autor "Mendes, Tarciro Nortarson Chaves"
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Artigo An introduction to dispersive interactions(IOP Publishing, 2009-11-04) Taddei, M. M.; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; Farina, C.Dispersive forces are a kind of van der Waals intermolecular force which could only be fully understood with the establishment of quantum mechanics and, in particular, of quantum electrodynamics. In this pedagogical paper, we introduce the subject in a more elementary approach, aiming at students with basic knowledge of quantum mechanics. We perform original calculations using a semiclassical method by the name of the fluctuating-dipole method, and focus primarily on the interaction of atoms with macroscopic bodies, in particular with a spherical, less usual geometryDissertação Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-01) Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; http://lattes.cnpq.br/7214561044135757; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; Souza, Thatyara Freire deEste produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino.Dissertação Uma proposta para o ensino do movimento retilíneo uniforme utilizando fotoanálise e videoanálise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-27) Dantas, Carlos Alípio Arlindo; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; Tavares, Bernardo Mattos; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; http://lattes.cnpq.br/7214561044135757As tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem potencializar a aprendizagem dos conceitos físicos ensinados no ensino médio. Esse trabalho estuda o movimento retilíneo uniforme (MRU) utilizando a fotoanálise e a videoanálise. O estudo é sistematizado com uma sequência didática dividida em três momentos, totalizando seis aulas. Devido à pandemia da COVID-19, a sequência didática foi aplicada no formato híbrido a fim de manter a estrutura previamente estabelecida, mas que ainda permitisse que parte dos estudantes pudessem experimentar o produto educacional proposto. A sequência didática permite: a abordagem histórica do cinematógrafo, a análise do movimento com imagens sequenciais, a prática experimental, utilizando dois experimentos de baixo custo, e a utilização dos aplicativos: Infinite Shot, Vernier Graphical GW e o software Tracker. Com essas ferramentas é possível fazer a fotoanálise e videoanálise do movimento vertical de uma arruela ao longo de uma haste rosqueada e de uma esfera que se desloca dentro de uma mangueira inclinada contendo óleo. As atividades propostas proporcionam uma aprendizagem mais interessante no estudo da cinemática a partir da experimentação. Em uma primeira aproximação, tanto a arruela quanto a esfera, movem-se em linha reta e à velocidade constante. As características do movimento desses corpos são investigadas pelos alunos com a utilização de smartphones associados às técnicas da fotoanálise e videoanálise. Fundamentado no ensino em espiral, proposto pelo teórico Jerome Bruner, os conceitos iniciais de cinemática e especificamente do movimento retilíneo uniforme, são visitados e revisitados, permitindo a construção gradativa do conhecimento, passando dos aspectos mais elementares desse movimento aos mais complexos.Dissertação Uma sequência didática para abordagem de conceitos de cinemática através de dois carrinhos impressos em 3D e uso do Arduino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Araújo, Alexandre Amaral Cardoso de; Lima, Alexsandro Pereira; ; ; http://lattes.cnpq.br/5656670200932555; Barbosa, Geovani Ferreira; ; Lisboa, Ronai Machado; ; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves;O produto educacional abordado nessa dissertação, refere-se especificamente a dois tipos de movimentos unidimensionais, Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, inseridos no campo da Cinemática. Em conformidade com as matrizes curriculares vigentes, faz-se necessário e adequado a implementação das atividades do produto educacional em turmas da 1a série do ensino médio. Mais especificamente no primeiro terço do ano letivo, nos quais são, com raras exceções, discutidos os principais tipos de movimentos e que, obviamente, vão compor o cenário satisfatório para a aplicação do produto educacional. Entretanto, pode ser aplicado nas séries seguintes. Em virtude da boa quantidade de informações que podem ser aferidas na aplicação do objeto educacional, a proposta é que a realização da atividade seja feita por grupos de alunos, fomentando a discussão e análise dos resultados, permitindo o confronto de ideias e pontos de vista, o que, pedagogicamente se apresenta como elemento positivo para a construção do conhecimento. Considerando o conjunto experimental como sendo uma peça de baixo custo, por se apropriar principalmente de uma plataforma (hardware e software) aberta, torna-se economicamente viável a construção de uma quantidade de conjuntos experimentais suficientes para atender grandes grupos.Artigo Subtleties in energy calculations in the image method(IOP Publishing, 2009-07-08) Taddei, M. M.; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; Farina, C.In this pedagogical work, we point out a subtle mistake that can be made by undergraduate or graduate students in the computation of the electrostatic energy of a system containing charges and perfect conductors if they naively use the image method. Specifically, we show that naive expressions for the electrostatic energy for these systems obtained directly from the image method are wrong by a factor of 1/2. We start our discussion with well-known examples, namely point charge–perfectly conducting wall and point charge–perfectly conducting sphere, and then proceed to the demonstration of general results, valid for conductors of arbitrary shapes