Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mendes, Gabriel Alves Vasiljevic"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Brain-computer interface games based on consumer-grade electroencephalography devices: systematic review and controlled experiments
    (2017-07-31) Mendes, Gabriel Alves Vasiljevic; Miranda, Leonardo Cunha de; http://lattes.cnpq.br/8780324208104199; http://lattes.cnpq.br/9064196799520278; Carvalho, Bruno Motta de; http://lattes.cnpq.br/0330924133337698; Brasil, Fabricio Lima; http://lattes.cnpq.br/5066712308449764; Santos, Selan Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347
    Brain-computer interfaces (BCIs) are specialized systems that allow users to control a computer or a machine using their brain waves. BCI systems allow patients with severe physical impairments, such as those suffering from amyotrophic lateral sclerosis, cerebral palsy and locked-in syndrome, to communicate and regain physical movements with the help of specialized equipment. With the development of BCI technology in the second half of the 20th century and the advent of consumer-grade BCI devices in the late 2000s, brain-controlled systems started to find applications not only in the medical field, but in areas such as entertainment. One particular area that is gaining more evidence due to the arrival of consumer-grade devices is the field of computer games, which has become increasingly popular in BCI research as it allows for more user-friendly applications of BCI technology in both healthy and unhealthy users. However, numerous challenges are yet to be overcome in order to advance in this field, as the origins and mechanics of the brain waves and how they are affected by external stimuli are not yet fully understood. In this sense, a systematic literature review of BCI games based on consumer-grade technology was performed. Based on its results, two BCI games, one using attention and the other using meditation as control signals, were developed in order to investigate key aspects of player interaction: the influence of graphical elements on attention and control; the influence of auditory stimuli on meditation and work load; and the differences both in performance and multiplayer game experience, all in the context of neurofeedback-based BCI games.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Model, taxonomy and methodology for research employing electroencephalography-based brain-computer interface games
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Mendes, Gabriel Alves Vasiljevic; Miranda, Leonardo Cunha de; https://orcid.org/0000-0003-1929-9391; http://lattes.cnpq.br/9064196799520278; https://orcid.org/0000-0001-5322-601X; http://lattes.cnpq.br/8780324208104199; Carvalho, Bruno Motta de; http://lattes.cnpq.br/0330924133337698; Santos, Selan Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/4022950700003347; Brasil, Fabricio Lima; Baranauskas, Maria Cecilia Calani
    A rápida expansão da tecnologia de Interfaces Cérebro-Computador (ICC), alinhada aos avanços nas áreas de Computação Fisiológica, Interação Humano- Computador e Aprendizado de Máquina, permitiu o desenvolvimento recente de aplicações fora de ambientes clínicos, como educação, artes e jogos. Jogos controlados por eletroencefalografia (EEG), um caso específico de tecnologia de ICC, apropriam-se dos benefícios das áreas de ICC e jogos, podendo ser jogados independentemente de condições físicas, podem ser aplicados a vários contextos, e são lúdicos por natureza. Apesar destes avanços, ainda não há uma fundamentação teórica sólida para agregar a terminologia e os métodos destes campos, já que os modelos e esquemas de classificação atuais podem representar características de sistemas de ICC ou de jogos, mas não de ambos. Neste sentido, este trabalho apresenta um modelo para representar jogos de ICC baseados em EEG; uma taxonomia para classificar estudos primários da área; e uma metodologia para conduzir estudos científicos utilizando estes jogos. O modelo proposto é focado descrever, comparar e desenvolver jogos de EEG pela instanciação de seus componentes usando conceitos de ambas as áreas. A taxonomia CoDIS foi construída baseada em uma versão extendida do modelo, e considera quatro aspectos de jogos controlados por EEG: conceito, design, implementação e estudo, cada um com dimensões diferentes para representar as características destes sistemas. Baseando-se tanto no modelo quanto na taxonomia, e seguindo os princípios de pesquisas empíricas, uma nova metodologia chamada de PIERSE foi desenvolvida para o planejamento, implementação, execução e relatório de experimentos científicos que empregam jogos de ICC baseados em EEG.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM