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Navegando por Autor "Mendes, Ariane do Nascimento"

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    TCC
    A não-padronização do movimento como possível caracterização da Dança Contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Mendes, Ariane do Nascimento; Leal, Patrícia Garcia
    O presente artigo discorre sobre aspectos que podem caracterizar a Dança Contemporânea, como a não-padronização do movimento, e as implicações deste olhar para o ensino da dança na rede básica. Esta pesquisa contribui para o uso da Dança Contemporânea como metodologia do ensino da dança na educação básica formal, observados os pontos alcançados positivamente através dos procedimentos metodológicos que ela dispõe e propõe. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a não-padronização do movimento ser uma possível característica da Dança Contemporânea. Para isso foram estabelecidas relações entre as minhas experiências com Dança Contemporânea e os estudos de autores como Ana Carolina Mundim, Paulo Caldas, Thereza Rocha, Patrícia Leal, Laurence Louppe, Márcia Strazzacappa, Jussara Miller, Sylvie Fortin, Rosa Hercoles, entre outros, que discutem características da dança em questão a partir de pontos de vista variados, como o uso de espaços alternativos, movimentos investigados, e técnicas múltiplas, bem como multiplicidade de corpos que dançam. Refletindo acerca de tais associações vimos que algumas palavras que podem caracterizar a Dança Contemporânea são a mutabilidade, a investigação e a liberdade, denotando que, de acordo com a presente pesquisa e através dos procedimentos metodológicos utilizados, a não-padronização do movimento pode ser vista como uma das características da Dança Contemporânea.
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    Dissertação
    Experiência estética e dramaturgia em dança contemporânea : um estudo de caso a partir das obras coreográficas "Ego" (2015), "ESCrito Absurdo" (2016) e "Nuance" (2016)
    (2017-04-18) Mendes, Ariane do Nascimento; Leal, Patricia Garcia; http://lattes.cnpq.br/7186636825591706; http://lattes.cnpq.br/6078340495297060; Laranjeira, Carolina Dias; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835
    O objetivo desta pesquisa foi investigar a experiência estética em Dança Contemporânea a partir de obras construídas com movimentos não-representativos, considerando que sua dramaturgia prima por ser não-linear, e sua construção se dá através da materialidade do movimento e do corpo, pela sua investigação. Assim, discutimos sobre como acontecem as experiências estéticas a partir de entrevistas com apreciadores das obras coreográficas escolhidas para compor a pesquisa, além do referencial teórico sobre Dança Contemporânea e sua dramaturgia com autores como Laurence Louppe, Patrícia Leal, Rosa Hercoles, Paulo Caldas, Ana Carolina Mundim, entre outros. A pesquisa foi conduzida pela metodologia qualitativa, de caráter participante, e se caracteriza ainda em um estudo de caso, tendo como objeto norteador a dramaturgia e a experiência estética do espetáculo “Ego” (2015) do Grupo de Dança da UFRN, e do espetáculo “ESCrito Absurdo” (2016) dos criadores Vladimir Rodriguez (Colômbia) e Omar Carrum (México). Também buscamos informações com Diana Fontes, coordenadora geral do Encontro de Dança de Natal/RN, por ser um evento que lida diretamente com apresentações e, portanto, com experiências estéticas em Dança Contemporânea de diversas vertentes. Assim, fizemos recolhimento de material bibliográfico através das entrevistas realizadas com os artistas e apreciadores dos espetáculos supracitados. Além dos depoimentos recolhidos dos apreciadores do trabalho coreográfico “Nuance”, que foi construído para experimentar a construção de dramaturgia apenas com o movimento não-representativo e a possibilidade de uma obra coreográfica ser atividade de mediação de si mesma, bem como atividade de formação de público. A relevância da pesquisa se dá pela contribuição para as discussões sobre público e experiências estéticas em Dança Contemporânea, pois ainda há poucos estudos registrados no Brasil, e mais especificamente em Natal/RN sobre este tema.
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