Navegando por Autor "Melo Jr., Orison Marden Bandeira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensino dialógico de literatura estrangeira em Língua Inglesa: uma proposta de plano de aula para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-19) Nascimento, Fernanda Ferreira do; Melo Jr., Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/5984271415141369; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498O diálogo entre literatura e ensino é algo que vem sendo fortemente discutido por especialistas em ambas as áreas e, compreendido nessa discussão, está o ensino dialógico da literatura. Diante disso, este trabalho emprega uma abordagem dialógica às discussões sobre o ensino dialógico de literatura estrangeira em língua inglesa no Brasil, tendo como base teórica as obras do Círculo de Bakhtin. Por meio de um diálogo teórico-metodológico entre a análise dialógica da literatura (ADL) e os paradigmas do ensino da literatura, propostos pelo professor Rildo Cosson, buscamos responder à pergunta de pesquisa: Dos paradigmas apresentados por Cosson (2020), qual deles promove total ou parcialmente uma análise dialógica da literatura que possa ser adaptada para o ensino de literatura de língua inglesa no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio? Para responder à nossa pergunta, delimitamos os seguintes objetivos: (i) estabelecer um diálogo entre a análise dialógica da literatura e os paradigmas de Cosson; (ii) identificar qual paradigma de Cosson (2020) se aproxima de um ensino dialógico de literatura; e (iii) desenvolver, por meio do diálogo entre as proposições teóricas e metodológicas, um plano de aula de literatura de língua inglesa adaptado para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Após nossas discussões, entendemos que o Paradigma do Letramento Literário é o que melhor dialoga com a ADL e que, portanto, mais se aproxima do ensino dialógico. Tendo isso em vista, fazemos um apanhado das proposições de práticas de sala de aula feitas por Cosson (2020) para esse paradigma e concluímos que a sequência básica (COSSON, 2006; 2020) é a melhor opção para ser adaptada considerando o contexto de ensino brasileiro. Por fim, utilizamos o conto The Childhood of Jimmy, do escritor Langston Hughes, para exemplicar nossa proposta de plano de aula.Artigo Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações(2016-04-30) Melo Jr., Orison Marden Bandeira deEste artigo objetiva discutir o papel dos estudos linguísticos no campo dos estudos literários a partir do aporte teórico do Círculo (Bakhtin, Volochínov e Medviédev) e as implicações, no curso de Letras-Inglês, da assunção da concepção de linguagem (literária) proposta pelos autores russos. Metodologicamente, fugindo aos extremos formalismo e sociodeterminismo, não só apresenta a proposta de análise literária do Círculo em que a materialidade linguística busca a sua significação social, como, a partir desse entendimento, aponta alguns elementos estruturais do poema El sonavabitche de Gloria Anzaldúa. Esse poema, selecionado como representativo da literatura Chicana, segmento da literatura estadunidense contemporânea, aproxima a experiência de trabalhadores mexicanos ilegais nos Estados Unidos à instituição da escravidão nesse país (significação social). Esses elementos referiram-se, em especial, à travessia dos trabalhadores, à sua animalização e à “caçada” pelos fugitivos. Com base neste trabalho teórico-analítico, percebeu-se que o estudo da literatura de língua inglesa no curso de Letras-Inglês nessa confluência entre língua e literatura mobiliza imenso material por parte de professores e alunos e que esse diálogo entre essas áreas é primordial para a análise/ compreensão de obras literárias em seus textos originais, o que permite, inclusive, o enriquecimento do conhecimento da língua enquanto sistema.