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Navegando por Autor "Melo, Weslânia Menezes de"

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    TCC
    A importância das práticas de ensino da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos anos iniciais ensino fundamental das escolas do e no campo.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-20) Melo, Weslânia Menezes de; Melo, Maria Aparecida Vieira de; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; https://orcid.org/0009-0003-5421-5525; https://lattes.cnpq.br/0278743070551285; Santos, Elaine Suane Florêncio dos; http://lattes.cnpq.br/2812790850478821; Araújo, Irenaldo Pereira de; https://orcid.org/0009-0006-9155-7374; http://lattes.cnpq.br/9034698853097874
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância das práticas escolares relacionadas à linguagem escrita, em sua diversidade, para a construção e o fortalecimento das identidades das populações em áreas rurais. A pesquisa é orientada pela seguinte questão: De que forma as práticas de ensino da leitura e da escrita contribuem para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas do e no campo? Para responder a essa problemática, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental com o intuito de fundamentar a análise e a compreensão do objeto de estudo. O trabalho dialoga com autores como Caldart (2003) e Caldart (2009), Arroyo (2007), Arroyo e Fernandes (1999) e Melo (2015), que oferecem subsídios teóricos para a discussão sobre a Educação do Campo; Soares (1998), que contribui para a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento; e Freire e Macedo (2013), cujas obras abordam a educação emancipatória e contextualizada com as vivências dos estudantes. Além disso, foi utilizada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para compreender as diretrizes relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, conforme preceitua Neves (1996), utilizou-se como técnica de coleta de dados a análise bibliográfica em livros, artigos científicos, teses, dissertações e documentos oficiais, disponíveis em bibliotecas físicas e digitais. Este estudo é relevante por evidenciar a importância do processo de aprendizagem da leitura e da escrita para a construção e o fortalecimento da identidade dos estudantes das escolas do campo.
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