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    Dissertação
    A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
    (2016-12-20) Melo, Rodrigo Alves de; Rosa, Amelia Martins Dias Santa; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; ; http://lattes.cnpq.br/2039540134238765; Brito, Aida Teresa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4797027305260332; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
    A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.
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