Navegando por Autor "Melo, Mariana Maia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Pensadores da alimentação: trabalhadores debatem suas dificuldades para incorporar práticas alimentares saudáveis(Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016-03) Evangelista, Karine Cavalcanti Maurício de Sena; Melo, Mariana Maia; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Silva, Fernanda Rafaella de MeloAs doenças crônicas não transmissíveis têm sido a causa de mais da metade dos óbitos no mundo, tendo, dentre várias outras doenças associadas, a obesidade. Um dos fatores para o aumento da obesidade são as práticas alimentares não saudáveis, e o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico educativo das dificuldades encontradas pelos funcionários do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do RioGrande do Norte para incorporar práticas alimentares saudáveis no seu cotidiano. A alimentação envolve aspectos culturais, sociais, afetivos e sensoriais, fazendo com que as pessoas não se alimentem somente buscando nutrientes, mas também os significados dos alimentos escolhidos. Assim, uma intervenção de educação alimentar e nutricional deve incluir esses aspectos e também ser precedida por diagnóstico educativo, para cercar a questão da subjetividade humana intrínseca ao comer. Para traçar este diagnóstico educativo, foram dirigidas sessões de grupos focais, com os 14 sujeitos da pesquisa, visando obter os dados com base numa discussão focada em um tema específico. Como resultados podem se elencar cinco categorias de dificuldades: “não há tempo”, “práticas alimentares arraigadas”, “falta de acesso a modos de vida saudáveis”, “o saboroso não é saudável” e “a dieta é sacrifício”. Portanto, as estratégias de educação alimentar nutricional devem ocorrer focadas no autocuidado, tendo a alimentação adequada como expressão de cidadania. Além disso, sugere-se que práticas de alimentação saudável sejam incentivadas e fomentadas no ambiente de trabalhoArtigo Pensadores da alimentação: trabalhadores debatem suas dificuldades para incorporar práticas alimentares saudáveis(Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Melo, Mariana Maia; Evangelista, Karine Cavalcanti Maurício de Sena; Silva, Fernanda Rafaella de Melo; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285Chronic non-communicable diseases have been the cause of more than half of deaths in the world, and, among many other diseases, obesity. One of the factors for the increase in obesity is unhealthy eating habits, and this study has aimed to present an educational diagnosis of the difficulties found by workers at a Pediatric Hospital at Brazilian Federal University of Rio Grande do Norte to incorporate healthy eating habits in their daily lives. Eating involves cultural, social, emotional and sensory aspects, making people eat seeking not only nutrients but also the significance of the chosen food. Thus, a food and nutrition education intervention should include these aspects and be preceded by an educational diagnosis, to address the question of intrinsic human subjectivity to eating. To trace this educational diagnosis, focus group sessions were addressed with 14 research subjects to obtain data on the basis of discussion focused on a specific theme. As a result, it is possible to list five categories of problems: “no time,” “entrenched eating habits,” “lack of access to healthy lifestyles,” “tasty is unhealthy,” and “dieting is a sacrifice.” Therefore, nutritional food education strategies must take place focused on self-care and adequate food as an expression of citizenship. Furthermore, it is suggested that healthy eating practices be encouraged and promoted in the workplace.