Navegando por Autor "Melo, Maria José Medeiros Dantas de"
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Dissertação A leitura como instrumento facilitador da compreensão matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-07) Dantas, Franceliza Monteiro da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://lattes.cnpq.br/7230325654670583; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Melo, Maria José Medeiros Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/4777983108554596Esta pesquisa apóia-se numa abordagem qualitativa com perfil de pesquisa-ação e propõe-se a elaborar, aplicar e avaliar uma estratégia de ensino de geometria embasada na leitura, a partir de gêneros textuais diversos, com a finalidade de potencializar a compreensão de conceitos matemáticos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O ensino da matemática, fortalecido por uma prática de leitura favorece uma maior compreensão daquela ciência, pois contribuiria para a ampliação do vocabulário, aquisição de um melhor nível de argumentação, interpretação e compreensão, oportunizando, assim, uma maior contextualização do aluno, fazendo-o sair do mero papel de espectador para o de construtor do conhecimento matemático. Como percurso metodológico, cumpri-se as seguintes etapas: selecionou-se uma escola campo de intervenção, a turma sujeito da pesquisa (6º ano do Ensino fundamental) e o professorcolaborador. Em seguida realizou-se uma atividade de sondagem envolvendo o conteúdo de Geometria sólidos geométricos, regiões planas e contornos , com a turma escolhida, e constatou-se, além do desconhecimento para com a geometria, uma enorme dificuldade de contextualizá-la. A partir da análise das respostas dadas pelos alunos, elaborou-se e aplicou-se três atividades interventivas desenvolvidas a partir de texto diversos (lendas, poema, artigo, obra de arte) com o propósito de levar o aluno a perceber, através da leitura desses textos, das discussões geradas a partir deles e dos questionamentos propostos pelas atividades, a matemática presente em seu contexto, obtendo, assim, uma melhor compreensão e interação com essa disciplina tão hostilizada pela maioria dos alunos. Constatou-se, a partir da intervenção, que o aluno apresentou uma maior capacidade para compreender conceitos, internalizar informações e utilizar-se da geometria de forma mais consistente e consciente e, principalmente, aprender matemática de forma mais prazerosaTese Olhares sobre a formação do professor de matemática. Imagem da profissão e escrita de si(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-17) Melo, Maria José Medeiros Dantas de; Nacarato, Adair Mendes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763838T3; ; http://lattes.cnpq.br/4777983108554596; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Furlaneto, Ecleide Cunico;Esta tese tem como foco de estudo a formação do professor de Matemática no ensino superior. O objetivo geral é descrever e analisar o processo de formação do professor de Matemática aluno da licenciatura em Matemática no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy IFESP , em Natal-RN. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa de cunho etnográfico e ancora-se teoricamente nas narrativas (auto)biográficas, na teoria das representações sociais e na educação matemática. Participaram da investigação 12 alunos, o que corresponde a 25% do total de graduandos. O corpus usado na análise compreende 48 ensaios (auto)biográficos, 12 (auto)biografias (memoriais de formação), 12 fichas de contextualização, além do diário da pesquisadora. As fontes foram recolhidas ao longo da formação superior dos informantes (novembro 2003 a dezembro 2006). A análise revelou que as reminiscências da trajetória estudantil dos doze participantes influenciaram sua formação profissional, pois as imagens que eles tinham do que era ser professor de Matemática estavam intrinsecamente relacionadas ao modelo de mestres que eles tiveram. Essas representações foram sendo (des)construídas em rede, à medida que eles ressignificavam a imagem que tinham da profissão para, em seguida, mudarem as representações da Matemática e do ensino dessa disciplina. O estudo também evidenciou que o início da carreira docente dos colaboradores da pesquisa foi marcado por práticas mecânicas, influenciadas pelo modelo de professor que eles vivenciaram. Na voz dos atores, a (trans)formação de si mesmos e de suas práticas docentes aconteceu radativamente, à medida que eles ampliavam seus conhecimentos na licenciatura em Matemática e refletiam sobre a maneira como aprenderam matemática. A escrita de suas (auto)biografias favoreceu a construção de novos saberes, propiciou o autoconhecimento, a autoformação e contribuiu para a construção de um novo modo de ver e viver a profissão. Assim, tornar-se professor de Matemática, no caso dos atores desta investigação, se fez na interface dos contextos familiar, escolar, profissional e, na formação superior no IFESP, pela escrita reflexiva sobre a trajetória de formação, as vivências e a relação com o outro