Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Magaly Aparecida Galvão Dantas de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Fatores determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes de pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil
    (2018-02-22) Melo, Magaly Aparecida Galvão Dantas de; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Marques, Eduardo Lopes; ; Araújo, Renato Samuel Barbosa de;
    O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores determinantes para a satisfação dos alunos de mestrado e doutorado em engenharia de produção no Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico nacional e internacional que possibilitou a construção de uma fundamentação teórica pautada na discussão entre os temas: satisfação, lealdade, barômetros de satisfação, e ensino da pós-graduação. O modelo estrutural selecionado por meio do embasamento teórico, European Customer Satisfaction Index – ECSI contemplou as dimensões de Imagem, Expectativas, Valor Percebido, Qualidade Percebida, Satisfação Geral e Lealdade. Para atingir o objetivo principal de pesquisa foram estabelecidas 11 hipóteses de pesquisa, cada uma representando a relação de um dos fatores da satisfação discente. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados teve abrangência nacional realizada através de uma survey baseado no ECSI com 34 questões aplicado em 35 programas de pós-graduação em Engenharia de Produção. Foram obtidas 588 observações válidas tratadas aplicando a análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais com aplicação dos softwares IBM® SPSS® statistics 21.0 e IBM® SPSS® Amos 18.0. O estudo atendeu a todos os critérios estatísticos para sua validação além de apresentar um índice de ajustamento moderado e satisfatório. Após algumas adaptações, constatou-se que o modelo ECSI apresenta-se adequado para aferir a satisfação dos alunos de pós-graduação mantendo todos os construtos observados no modelo original. O teste de hipóteses confirmou sete das 11 hipóteses propostas, com rejeição para H3, H4, que tratavam da relação entre o conceito de imagem sobre a satisfação e da imagem sobre a lealdade ambos não significantes. Igualmente, os resultados apontaram a não confirmação das hipóteses (H7) influência da qualidade percebida sobre o valor percebido e (H9) influencia da qualidade percebida sobre a lealdade. Outrossim, quando as variáveis de qualidade do conceito CAPES foram integradas ao modelo o mesmo demonstrou estabilidade estatística, entretanto as correlações negativas indicam uma dissociação entre a avaliação da CAPES e a satisfação dos discentes. Finalmente os resultados sugerem uma forte relação entre as expectativas dos estudantes e a satisfação. Este projeto foi estruturado em quatro partes: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se as analises e discussão dos resultados, considerações finais e referências.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM