Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Joyce Fernandes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Emoções na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Melo, Joyce Fernandes de; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Xavier, Kesia da Silva; Araújo, Allyson Carvalho de; Maia, Mayara Cristina Mendes
    As emoções são fundamentais para o comportamento humano, sendo parte essencial para a formação dos indivíduos, inclusive para o aprendizado. A Educação Física Escolar é um componente rico, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Entretanto, percebe-se que poucos são os estudos produzidos nesta temática. Desse modo, este trabalho buscou compreender como as emoções dos estudantes são abordadas no âmbito da Educação Física Escolar. Através de uma revisão sistemática, foi realizada a busca por artigos em bases de dados - SciELO, CAPES e Scopus - e foram encontrados 205 estudos, dos quais 8 foram selecionados para análise. Os resultados permitiram observar que as emoções estão sendo abordadas na perspectiva da identificação das emoções, sendo identificadas a partir da disciplina de maneira geral ou dos conteúdos específicos. Os artigos revelaram que diversas emoções são expressas pelos alunos, sendo positivas, negativas e ambíguas, e a compreensão dessas manifestações é crucial para que o/a professor/a possa aprimorar suas metodologias de ensino. Por fim, de modo geral, são necessários mais estudos no campo, sobretudo no vislumbre de alcançar abordagens que incluam as motivações das emoções manifestadas; o estudo das emoções em outras perspectivas, tal como desenvolvimento de competências emocionais; outros conteúdos e públicos para além dos adolescentes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM