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Navegando por Autor "Melo, Clarice Nascimento de"

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    Tese
    Participação de mulheres na história da Escola Mista no Pará - 1870/1901
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-20) Melo, Clarice Nascimento de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; ; http://lattes.cnpq.br/7497279574536104; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de; ; http://lattes.cnpq.br/1327071542800626; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6
    Este estudo objetiva problematizar a história da escola mista no Pará, nos anos de 1870 a 1901, destacando a participação de mulheres que a construíram. O foco analítico da pesquisa incide sobre as mutações e as continuidades da escola mista no Pará. Constitui-se como objeto de análise a escola mista paraense, constituída por mulheres. Traz como argumentação que a escola mista se constituiu e se configurou em formas, conceitos, tempos e espaços variáveis, em um imbricamento com a inserção das mulheres no universo educacional, seja por meio da escolarização, da profissionalização ou da docência em escolas de meninas e meninos. As fontes documentais privilegiadas para o estudo são: a legislação educacional, os jornais diários, os relatórios de governo, as revistas de ensino, as quais foram examinadas cotejando o dito e o praticado. O método indiciário direcionou as leituras documentais, que revelaram, em pequenas linhas, os nexos construídos, na procura de pistas e sinais das montagens da escola mista paraense com a participação de mulheres, a partir da percepção de que o conhecimento histórico é indireto, conjetural. As evidências indicaram que a escola de ambos os sexos criada legalmente na Província do Grão-Pará em 1870, deu os sinais da junção de meninas e meninos na escola, no momento em que a presença de mulheres na educação se insinuava. As mutações na organização da educação, com a implementação da escola mista, na década seguinte, conviveram com configurações restritivas e com a inserção mais efetiva das mulheres nessa escola. As imprecisões da escola mista republicana se revelaram nos caminhos sinuosos que sinalizaram a contradição entre o discurso modernizador e as práticas conservadoras em relação a esse tipo de escola, em comunhão com a sua expansão por todo o Estado, inclusive nos grupos escolares, quando se vê a presença incisiva de professoras na regência dessas escolas e um alargamento na eqüidade entre os sexos, na discência.
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