Navegando por Autor "Melo, Cecília Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A modelagem de processos e a mensuração de indicadores como estratégias para o aumento de resultados comerciais, em um marketplace de beleza: um estudo de caso(2025-07-11) Melo, Cecília Medeiros; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Julião, Rodrigo BessaEm um cenário cada vez mais digital, em que o consumo online cresceu mais de 30% nos últimos três anos, segundo dados da eMarketer, os hábitos de compra vêm passando por significativas transformações. Nesse contexto, torna-se essencial que marketplaces inovem sua base de sellers e ampliem seus portfólios, a fim de oferecer experiências mais atrativas aos consumidores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, por meio de um estudo de caso, aplicar a modelagem de processos e a mensuração de indicadores como ferramentas para otimizar os fluxos comerciais de um marketplace de beleza. A proposta busca promover um crescimento mais eficiente da plataforma, por meio da automação de etapas críticas e da redução de desgastes operacionais. Para isso, o processo atual ("As Is") foi mapeado com o uso da plataforma Lucidchart, seguindo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), o que possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, foi modelado o processo futuro ("To Be"), com a implementação de ferramentas como Google Forms, Google Sheets, lembretes automatizados, calculadora de prioridades e WhatsApp Web, além da padronização da comunicação e centralização das informações. Elaborou-se também uma integração entre os sistemas internos utilizados pelos times e um aprimoramento no sistema de gerenciamento de relacionamento com parceiros (CRM, internamente denominado de “BackOffice”), resultando na criação de dashboards de monitoramento para o funil comercial. Os impactos foram significativos: o tempo médio para fechamento de contratos com novos parceiros reduziu de cerca de dois meses para apenas duas semanas, houve diminuição de retrabalhos e a jornada dos sellers passou a ser mais fluida, padronizada e eficiente.