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Navegando por Autor "Melo, Brunilla Thais Queiroz de"

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    TCC
    Assistência estudantil da UFRN: uma análise acerca dos desafios da permanência dos estudantes advindos do interior do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Azevedo, Camila da Silva Batista de; Oliveira, Carla Montefusco de; http://lattes.cnpq.br/8840103320001811; https://lattes.cnpq.br/3012829496026686; Oliveira, Carla Montefusco de; http://lattes.cnpq.br/8840103320001811; Inácio, Miriam de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5669569900331826; Melo, Brunilla Thais Queiroz de
    Historicamente, o ensino superior no Brasil era o espaço das elites. São inúmeros os desafios de acesso e permanência de estudantes da classe trabalhadora nas Universidades brasileiras. Assim, a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), de 2010, se coloca como um importante instrumento para ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Desse modo, o presente estudo traz a discussão acerca do histórico da política de educação no Brasil e da Assistência Estudantil destinada aos estudantes do ensino superior público. Delimitou-se como objetivo geral analisar a assistência estudantil, no âmbito da UFRN, voltada aos estudantes oriundos do interior do Estado no Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos, por sua vez, compreendem analisar a política de assistência estudantil voltada ao ensino superior na realidade brasileira; investigar as particularidades da política de assistência estudantil na realidade da UFRN; identificar a demanda pelos auxílios ofertados na UFRN. A investigação tem como método materialismo histórico-dialético, tendo abordagem de cunho quanti-qualitativa. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido analisados os relatórios de gestão da PROAE/UFRN dos anos de 2018 a 2021. Os resultados do referido estudo indicam que a permanência dos discentes da classe trabalhadora, em especial advindos do interior do Estado do RN, no ensino superior tem relação direta com o programa de assistência estudantil. Ressalta-se a importância de estudos que investiguem as ações de permanência no ensino superior público, tendo em vista sua importância para a democratização da educação.
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    Dissertação
    Barreiras (in) visíveis: a segregação de gênero em cursos universitários da UFRN
    (2014-03-10) Melo, Brunilla Thais Queiroz de; Lima, Rita de Lourdes de; ; ; Moreira, Maria Regina de Avila; ; Álvaro, Mirla Cisne;
    Refletir sobre as desigualdades existentes nas relações sociais entre homens e mulheres, reforçadas e aprofundadas pela sociabilidade capitalista, torna-se essencial para compreender o porquê da permanência da divisão sexual do trabalho, da relação hierárquica entre as atividades “masculinas” e “femininas” e da pouca presença de mulheres em algumas carreiras universitárias, bem com a sua prevalência em outras áreas. Partindo dessa realidade, esta dissertação objetivou analisar as dificuldades e os desafios encontrados pelas mulheres inseridas em cursos predominantemente masculinos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica acerca da temática e concomitantemente um levantamento através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no qual se constatou que nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, a presença feminina perfaz um percentual de até 10% do alunado. Para a fase da pesquisa de campo, optou-se pela realização em duas etapas. Na primeira, foram aplicados 37 (trinta e sete) questionários, abrangendo 36% das alunas inseridas nos cursos elencados anteriormente; e, na segunda, foram realizadas 12 (doze) entrevistas semi-estruturadas, as quais foram gravadas e transcritas. Em seguida, traçou-se o perfil sócio-econômico-familiar das estudantes; verificou-se os motivos que as levaram a escolha do curso; procedeu-se a identificação e análise dos desafios e dificuldades encontradas para permanência no curso, na relação com professores e colegas de curso; e as estratégias das estudantes para lidarem com as discriminações e preconceitos impostos pelas relações desiguais de gênero.Ao fim desta pesquisa foi possível observar que apesar das estudantes afirmarem que não há diferenças nem preconceitos, estes se reproduzem entre professores e professoras, entre alunos e alunas destes cursos, através de brincadeiras, observações, comportamentos, etc. Além disso, as discentes reconhecem que no mercado de trabalho o preconceito existirá fortemente. A pesquisa atingiu um objetivo bastante positivo que foi levar as alunas a refletirem sobre o seu processo de inserção nesses espaços. Dentro desse contexto, observa-se que as desigualdades nas relações de gênero permanecem arraigadas, estando longe de uma sociedade pautada na igualdade entre homens e mulheres.
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    TCC
    Democratização do ensino superior no Brasil: impasses para a permanência e conclusão dos cursos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silveira, Tácylla Danyelle Lopes da; Oliveira, Carla Montefusco de; Oliveira, Carla Montefusco de; Silva, Elizângela Cardoso de Araújo; Melo, Brunilla Thais Queiroz de
    O presente trabalho analisa as políticas educacional e de assistência estudantil do Brasil, objetivando analisar as condições de acesso e permanência dos discentes do curso de Ciência e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ou seja, este trabalho versa sobre a realidade da assistência estudantil na referida instituição universitária e de que forma esta afeta o seu público alvo no que se refere à permanência e desempenho acadêmico. A pesquisa aqui descrita tem abordagem qualitativa e foi composta por investigação bibliográfica e documental, bem como de 15 entrevistas semi-estrutradas realizadas com discentes do curso de C&T e ainda uma entrevista realizada com o coordenador do curso. O material coletado nas entrevistas foi analisado através da análise de conteúdo. Como resultado principais foram obtidos a revelação de que os estudantes não se sentem preparados para o ensino superior devido o déficit na sua base educacional ou ainda que alguns estudantes não conseguem se adaptar a metodologia dos novos professores. No tocante à assistência estudantil compreende-se que a mesma visa auxiliar no processo de acesso/permanência/conclusão desse alunado que sai do ensino médio do país consiga não apenas entrar para o nível superior, mas que também consiga conclui-lo, visto que as dificuldades na questão socioeconômica e cultural são alguns fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nos cursos de nível superior. Contudo, mesmo com a Política Nacional de Assistência Estudantil obtendo êxito nessa problemática, há muito a ser transformado no ensino de base público do país, para que no futuro esse estudante consiga ter acesso ao ensino superior público de qualidade como seu direito.
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