Navegando por Autor "Medeiros Neta, Terezinha Neves de"
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Dissertação Geodiversidade de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte): guia de orientação docente para a educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Medeiros Neta, Terezinha Neves de; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/6220673958574165; Moreira, Marianna Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-8162-9331; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; Junior, João Correia Saraiva; https://orcid.org/0000-0001-9100-1241; http://lattes.cnpq.br/8701271447000580Dentre as temáticas que emergiram no ambiente acadêmico recentemente, encontra-se ageodiversidade, que corresponde à variedade de elementos e processos integrados ao ambiente abiótico(diversidade geológica, geomorfodiversidade, pedodiversidade, hidrodiversidade, climodiversidade),em quaisquer formas, escalas espaciais e temporais e modos de interação. Desse modo, a presentepesquisa teve como objetivo desenvolver um material digital (guia de orientação), por meio do qual osprofessores compreenderão o conceito de geodiversidade e a sua relação com o currículo de Geografiapara os anos finais do ensino fundamental. Além disso, verão como abordar tal temática em sala deaula, por meio de propostas de atividades que são evidenciadas ao longo do material, dando ênfase aomunicípio de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte). Para tanto, foram delimitados osseguintes objetivos específicos: expressar a importância da geodiversidade para o ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; analisar como a geodiversidade está inserida no currículo doensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; discutir como a geodiversidadecompreende um conteúdo que contribui para a aprendizagem significativa dos alunos; caracterizar, doponto de vista ambiental, o município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte); eexemplificar propostas didáticas que possam ser construídas em sala de aula ao abordar ageodiversidade nos anos finais do ensino fundamental. Algumas das atividades foram aplicadas emturmas da Escola Municipal Genésio Cabral de Macêdo, localizada no bairro Golandim (São Gonçalodo Amarante). Espera-se que o material desenvolvido possa contribuir para a melhoria da qualidade doensino de Geografia, fornecendo subsídios teóricos e práticos para os professores no que diz respeito àabordagem da geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental.