Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Tiago Julian da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Reparação afro ancestral: compreendendo a negritude a partir do ensino da capoeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Medeiros, Tiago Julian da Silva; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/8090425949926409; Surdi, Aguinaldo César; Venâncio, Luciana; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Santos, Renato Sarti dos
    Apontada como uma das possibilidades pedagógicas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Capoeira tem ganhado cada vez mais espaço nos ambientes escolares, porém no que diz respeito a sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física Escolar, estudos apontam que os professores não se sentem seguros para desenvolver a Capoeira nas suas aulas, (Bufalo;Jesus; Impolcetto, 2022); (Iório e Darido, 2005); (Natividade, 2019). Considerada um elemento da cultura corporal que é contrário às perspectivas racistas e eurocêntricas presentes na nossa sociedade, a Capoeira é composta por um universo multidimensional que permite instigar diversos sentidos nos escolares. Dessa maneira, o presente estudo busca como objetivo geral estimular a compreensão do conceito de negritude para escolares dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de experiências afrocentradas na perspectiva da capoeira. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. O público alvo da investigação são estudantes do 5° ano do ensino fundamental anos iniciais. As análises e discussões dos resultados foram realizadas pelo próprio autor, amparado por seu referencial teórico, Neuza Souza (1983), Kabengele Munanga (2019), bell hooks (2021), Sandra Petit (2015), Abdias Nascimento (2011), Nilma Lino Gomes (2017) e Djamila Ribeiro (2019). A construção de autodescrições e autorretratos, a escuta das ladainhas, assim como as suas produções, o diálogo sobre a história da Capoeira e as oficinas corporais foram estratégias pedagógicas utilizadas durante todo o estudo no horário das aulas de Educação Física. Obtivemos como produtos de análise as autodescrições e osautorretrato realizados no começo e no fim da intervenção, as produções de ladainhase o diário de campo com as percepções obtidas em cada encontro. Após a análise dos materiais, observou-se um grande potencial na Capoeira no que concerne ao desenvolvimento da negritude dos alunos. Vale salientar que todas as intervenções foram elaboradas por intermédio de uma perspectiva afrocentrada, amparada pela Pretagogia desenvolvida por Sandra Petit (2015). Exposto isto, o presente estudo constatou que a capoeira, enquanto conteúdo nas aulas de educação física escolar, favorece a compreensão da negritude dos educandos desde a formação da sua identidade negra até a quebra de estigmas imposto pelo racismo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM