Navegando por Autor "Medeiros, Theresa Christina Barbosa de"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Cinema e educação: reflexões sobre caminhos para uma metodologia educacional, acessível, livre e sensorial para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Cavalcante, Pedro Vinicius Lô; Rocha Filho, Ruy Alkmin; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Sales Junior, Francisco das ChagasTendo em vista a problemática e necessidade de formação cultural dentro do currículo educacional das crianças, observando que as práticas pedagógicas adotadas para tal, são no mínimo incertas para o seu desenvolvimento comunicacional e cognitivo, e acreditando na potência da incorporação da linguagem audiovisual na cultura escolar e nas práticas de ensino-aprendizagem, este projeto visa pensar caminhos para uma metodologia que inclua o audiovisual na educação infantil, de forma livre e sensorial, com exercícios pensados “com” a criança.Artigo O cinema, o jogo e a cultura(2011-01) Silva, Josimey Costa da; Medeiros, Theresa Christina Barbosa deTCC Curta experimental: "Outro": uma visão da edição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Bicalho, Pedro Masami; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580O trabalho apresenta o desenvolvimento desde a criação a finalização de um curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. O curta retrata sobre traumas e acidentes ocorridos com a protagonista. Este trabalho tem como objetivo explorar, com ênfase, a pós produção e montagem do curta metragem, suas dificuldades e formas de resolução. Com isto em mente, foi necessário o estudo e utilização de técnicas de montagem e de edição para conseguir trazer o sentimento e clima adequado para o curta-metragem. O resultado foi a finalização e lançamento do curta.TCC Fanedit: uma análise do site ifdb.fanedit.org e o processo de edição feita por fãs(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Almeida, Juliana Kaline de; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/1052899044557829; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580A edição de vídeo permite combinar filmagens para contar histórias. Antigamente, era um processo físico complexo, mas hoje é acessível através de aplicativos em dispositivos móveis. O site ifdb.fanedit.org é um espaço onde os fãs editores interagem e compartilham seus trabalhos. Essa pesquisa analisa o funcionamento do site, suas regras e conteúdo, além de explorar as categorias de fanedits mais populares. Conceitos como cultura participativa, inteligência coletiva e convergência cultural são discutidos, destacando o impacto da internet e das mídias digitais nessa relação entre consumidores e produtores de conteúdo de fanedits.TCC Forma, Mundo Vivo : relatório técnico-científico sobre um ensaio de arte não-figurativa tridimensional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Oliveira, Thuan Duarte de; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/0731734251228069; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Moraes, Ana Lucia Barbosa; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923A imaginação, em parceria com habilidades técnicas, detém um poder extraordinário. Mas será que essa combinação é capaz de infundir vida em formas abstratas? O trabalho "Forma, Mundo Vivo: ensaio de arte não-figurativa tridimensional" apresenta uma série de cinco animações que exploram as formas básicas do abstracionismo geométrico, sob a lente da animação tridimensional. Este relatório técnico-científico tem como propósito detalhar o método, o processo de produção e publicação, além de elucidar a justificativa e os conceitos fundamentais subjacentes ao projeto. Sua fundamentação teórica foi realizada com base nos textos de Kazimir Malevich e Richard Williams, além de contar com artigos por Angela Nucci, Isabel Nogueira, Daniela Mainardi e Aline Couri.TCC A jornada da direção de "Outro"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Fernandes, Gustavo da Silva; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Almeida , Rodrigo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083O trabalho explora o desenvolvimento desde a criação a finalização do curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. Para isso, se fez necessário a pesquisa e compreensão de traumas humanos como também a realização audiovisual deste curta. Este trabalho tem como foco explorar mais a Direção do projeto. Com isto em mente, foi necessário o estudo e pesquisa de como conduzir uma equipe, e como mostrar através da imagem e do som o sentimento e clima que eu como diretor busquei para o curta-metragem. Além disso é relatado todos os problemas durante a concepção e produção do curta e como foram resolvidos.TCC Neurowashing: a construção do autismo midiático através da análise de séries de ficção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Rossato, Bárbara Braga; Pereira, Mônica Mourão; http://lattes.cnpq.br/7848024738735219; http://lattes.cnpq.br/1509041984136296; Pereira, Mônica Mourão; http://lattes.cnpq.br/7848024738735219; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Pereira, Lívia Cirne de Azevêdo; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951Este estudo introduziu o termo "neurowashing" para articular de maneira precisa e elucidativa os fenômenos observados. Este conceito destaca a manipulação de representações superficiais que, apesar de aparentemente inclusivas, carecem de uma representação genuína e reflexiva do transtorno do espectro autista na mídia audiovisual. Para isso, buscou investigar os efeitos da representatividade do transtorno do espectro autista na televisão, concentrando-se na análise dos personagens autistas "Sam" de "Atypical", "Quinni" de "Heartbreak High" e "Shaun" de "The Good Doctor". Aprofundando-se além das simples representações, examinou-se os aspectos socioeconômicos desses personagens para compreender a amplitude de sua caracterização na narrativa audiovisual. A partir da coleta e análise de informações, este trabalho ofereceu uma reflexão detalhada sobre a representação do transtorno autista na mídia, destacando as ramificações sociais e econômicas dos personagens estudados. Além disso, explorou as repercussões da ausência de pessoas autistas nas produções televisivas e os impactos positivos decorrentes de sua inclusão, delineando assim a relevância da representatividade.TCC Parassonia: a circularidade de uma produção de terror universitária independente /experimental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-20) Silva, Cibely Ferreira Gomes da; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Felipe, YgorEste relatório descreve o ciclo de vida de um curta-metragem independente, experimental e de baixo orçamento, realizado durante a pandemia de Covid-19. Trouxe esse curta para apresentar os desafios de uma produção independente em condições atípicas, e para documentar todo o processo dela - desde a motivação até a exibição. O filme “Parassonia” foi realizado por alunos do curso de Audiovisual da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), turma de 2019.2. Devido à transição das aulas para o formato online, nossa equipe sentiu a necessidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos até 2021. Optamos por produzir um curta de baixo custo, com equipe enxuta, focando em um tema relevante. Inspirados pela minha experiência pessoal e da co-roteirista com distúrbios do sono, que se intensificou durante a pandemia, escolhemos abordar a importância da saúde mental e o impacto da negligência ao sono, usando o gênero terror psicológico. O projeto foi concluído e premiado pela mostra Caravana Cultural da UFRN de 2023, o que motivou sua escolha como tema do meu trabalho de conclusão de curso.TCC Relatório de produção do curta de animação “O último scan”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Alves, Vinicius Teixeira Dornelos; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; http://lattes.cnpq.br/1132707714053364; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Aires, Janaine Sibelle Freires; 0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; 0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580“O Último Scan” é um curta-metragem de animação que conta a história de um pesquisador que viaja por um mundo vasto mesclado de elementos fantasiosos e tecnológicos, catalogando suas descobertas, criaturas e flora. A proposta deste relatório é trazer o registro de todas as etapas de produção dessa obra audiovisual desde sua idealização até a sua concepção final. Esse relatório expõe detalhes da escolha artística, desde a fundamentação teórica e visual por trás do projeto, mas também nuances do roteiro, do conceito dos personagens, cenários, das técnicas e as ferramentas que foram utilizadas paraTCC Relatório de produção do curta de animação "As Cores do Burgo"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Silva, Josimário; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; http://lattes.cnpq.br/0822160352308835; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Pinheiro, Mirian Moema Figueira; http://lattes.cnpq.br/7515303567596846As Cores do Burgo é um curta-metragem de animação que narra a história de um pequeno vilarejo e sua relação com uma figura encapuzada, que aparece regularmente para levar embora os entes queridos do lugar, deixando suas casas sem cores. O propósito do presente relatório técnico é tratar das etapas de produção do curta-metragem, onde serão apontados os processos de produção, desde a concepção da ideia inicial até a sua finalização, discorrendo de forma minuciosa sobre como as escolhas técnicas foram realizadas. Serão apresentadas as referências que fundamentam a criação da estética do curta, o design dos personagens e as dificuldades encontradas durante as fases de produção da obra. Por fim, o relatório aborda a conclusão da animação do curta-metragem.TCC Relatório de produção do curta-metragem de animação híbrida Asas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Menezes, Matheus Vinícius Fernandes de; Ferreira, Rodrigo Almeida; Aires, Janaine Sibelle Freires; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de“Asas” é um curta-metragem em animação híbrida que conta a história de Nim, uma fada que mora em uma pequena casa no tronco de uma árvore, e está em busca de suas asas, enquanto a pressão para tê-las aumenta com o passar do tempo. O presente documento relata as diversas etapas para a realização desse filme, desde a concepção da ideia até a finalização da obra, detalhando o processo de aprendizado, produção, as dificuldades encontradas durante cada etapa e a finalização do filme.TCC Relatório técnico cientifico da série fotográfica: Dito em Cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Márcio Cesar Simão da; Moraes, Ana Lúcia Barbosa; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923; http://lattes.cnpq.br/7097236263157471; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083Dito em Cena é uma série fotográfica cuja temática ressalta o valor da sabedoria contida nos ditos populares que são transmitidos de geração em geração. Os ditos populares fazem parte do patrimônio cultural imaterial brasileiro. Eles são compostos pelas contribuições culturais dos povos que formaram a identidade cultural da nação brasileira. Para ressaltar a importância desses saberes, eu decidi compor fotos utilizando a técnica Tableau Vivant inspirando-me em conceitos extraídos dos ditos populares que estão em minha memória afetiva. As fotografias que compõem a série Dito em Cena formam narrativas pela hibridização entre imagem e palavra. Nesse tipo de fotografia contemporânea, a interação dos observadores com as obras possibilita a variadas produções de sentido em cada pessoa, a depender da subjetividade de cada olhar.TCC Relatório técnico do curta-metragem “Olívia”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Chaves, Beatriz de Souza; Vettorazzo, Isabela Cristina; Pavan, Maria Angela; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Ferreira, Rodrigo AlmeidaEste presente relatório tem como objetivo expor as camadas do processo criativo do curta-metragem Olívia, do gênero Coming of Age, que aborda temas como a juventude, o amadurecimento, as relações interpessoais e a passagem do tempo. A discussão aqui empreendida busca retratar, a partir de uma perspectiva analítica, as escolhas diretivas feitas ao longo do projeto, desde a concepção do roteiro até as experiências vividas nas diárias. São destacados, especialmente, os processos de concepção do projeto de direção de arte e de direção de fotografia, evidenciando a importância e a contribuição dessas áreas na construção da visualidade do filme.TCC A representação da música e da paisagem sonora no cinema potiguar(a): um estudo de caso sobre documentários indígenas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Figueredo, Anderson Silva; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; https://orcid.org/0000-0002-0043-682X; http://lattes.cnpq.br/4475833425982310; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes; https://orcid.org/0000-0002-8977-4357; http://lattes.cnpq.br/2921723507862237A representação dos povos originários no audiovisual é uma questão debatida a partir do surgimento de um olhar mais crítico acerca da forma como tais populações são retratadas pela mídia hegemônica. De uma perspectiva sonora, esta pesquisa procura investigar a possibilidade de uma representação verossímil a partir da música e da paisagem sonora nas produções documentais com temáticas indígenas. O estudo se concentra na Comunidade Indígena do Catu dos Eleotérios, no município de Canguaretama, Rio Grande do Norte, analisando como tais aspectos sonoros são utilizados em produções documentais ambientadas nesta mesma comunidade. Para isso, se levanta uma discussão acerca da possibilidade de representação através do som em produções cinematográficas por meio de sua relação com a imagem, trazendo autores que debatem temas como a audiovisão, o papel da música nos filmes e a representação através do som, a fim de subsidiar a discussão desta monografia e o processo de levantamento de dados para as análises. O trabalho metodológico aqui desenvolvido mescla duas metodologias: a etnomusicologia, a partir de uma pesquisa de campo, e a análise fílmica, a partir de um processo de decupagem sonora. Os resultados indicam a possibilidade de uma representação geográfica verossímil, além da importância dos sons para uma atmosfera fílmica e um desenvolvimento narrativo que pode privilegiar temáticas indígenas contemporâneas.