Navegando por Autor "Medeiros, Suzane Gomes de"
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Tese Avaliação da segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas na atenção primária à saúde(2019-03-01) Medeiros, Suzane Gomes de; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; ; Tourinho, Francis Solange Vieira; ; Alves, Kisna Yasmin Andrade; ; Junior, Marcos Antonio Ferreira; ; Oliveira, Patrícia Peres de;A importância da segurança nos serviços de Atenção Primária à Saúde desperta a necessidade de estudos sobre os eventos adversos provenientes de erros de medicação, especialmente das vacinas, utilizadas com frequência nesses locais. Diante disso, teve-se como objetivo avaliar a segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas na Atenção Primária à Saúde. Pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, dividida nas seguintes etapas: 1) scoping review; 2) elaboração de um protocolo gráfico para avaliação do cuidado seguro de enfermagem no uso de vacinas na Atenção Primária à Saúde; 3) validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico – que contou com a participação de doze juízes na técnica Delphi 1 e oito na Delphi 2, com preenchimento de um formulário eletrônico disponibilizado pelo Google Forms. A análise de relevância desses itens foi pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) ≥ 0,78; 4) avaliação das salas de vacinas - ocorreu pelo protocolo gráfico previamente validado em seu conteúdo e aparência, em 13 Unidades de Saúde da Família de Natal/RN/Brasil. O protocolo foi utilizado de maneira presencial, através da técnica de observação não participante, por dois avaliadores. O período de coleta de dados de todas as etapas da pesquisa ocorreu de novembro de 2016 a agosto de 2018. A análise dos dados referente à avaliação das salas de vacinas foi realizada a partir das instruções do próprio protocolo e pelo coeficiente Kappa, para evidenciar a confiabilidade interobservadores. Todas as etapas da pesquisa seguiram os preceitos éticos com aprovação sob Certificado de Apresentação e Apreciação Ética (CAAE) nº 59962316.8.0000.5537. O protocolo válido em seu conteúdo e aparência alcançou Coeficiente de Validade de Conteúdo geral (0,83) na etapa Delphi 2. Esse valor demonstra que o instrumento possui confiabilidade e fidedignidade, com recomendação de 75% dos juízes para a aplicação do instrumento na prática dos serviços de saúde. Os resultados e discussão estão organizados em quatro tópicos, a saber: a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde, que identificou uma variedade de ações de segurança do paciente com destaque para a importância de melhorar a cultura de segurança neste nível de atenção; a atuação da equipe de enfermagem no cuidado com vacinas, que permitiu elencar aspectos importantes para as ações em sala de vacina, com ênfase para a necessidade de supervisão pelo enfermeiro. O terceiro, construção e validação de conteúdo e aparência do protocolo gráfico, em que a avaliação dos juízes considerou válidos os itens do instrumento, com recomendação do seu uso nos serviços de Atenção Primária à Saúde. O quarto, avaliação da segurança do cuidado de enfermagem nas salas de vacinas, identificou um cuidado inseguro em sete ambientes investigados e um cuidado parcialmente seguro em cinco salas de vacinas, resultados que apontam fragilidades capazes de comprometer a segurança do paciente. Conclui-se que, o instrumento proposto permite avaliar a segurança do cuidado de enfermagem no uso de vacinas, necessária para detectar os fatores que podem afetar a adequada conservação das vacinas e sua potência e eficácia, com danos à saúde da população. Assim, enfatiza-se a importância de treinamentos aos profissionais e a implementação de ciclos de melhoria para qualificar os serviços.Artigo Avaliação da segurança do paciente neonatal: construção e validação de protocolo e checklist(Acta Paulista de Enfermagem, 2022) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Andrade, Fernanda Belmiro de; Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Barbosa, Mayara Lima; Medeiros, Suzane Gomes de; Souza, Nilba Lima de; Martins, Quenia Camille Soares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194Objetivo: Construir e validar conteúdo e aparência de um protocolo gráfico e checklist para a avaliação da segurança do paciente em unidade de terapia intensiva neonatal. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida no período de março a setembro de 2018, em duas etapas: construção do protocolo e checklist, e validação de conteúdo e aparência. Utilizou-se a técnica Delphi para avaliação das ferramentas, e o consenso entre os juízes foi mensurado pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo. Considerou-se válido o item com mais de 80% de concordância. Resultados: Os instrumentos apresentaram Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi, para validade de conteúdo. A estimativa geral dos instrumentos para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Após inclusão de alterações sugeridas 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo e do checklist. Conclusão: O protocolo e o checklist foram considerados válidos e sua utilização constitui importante meio para verificar as condições que comprometem o cuidado seguro ao neonatoArtigo Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review(Revista Brasileira de Enfermagem, 2021) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Barbosa, Mayara Lima; Atanasio, Lhana Lorena de Melo; Medeiros, Suzane Gomes de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194Objective: To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses. Methods: This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample. Results: Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning. Conclusion: The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professors