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Navegando por Autor "Medeiros, Sônia Azevedo de"

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    Tese
    Formação continuada com professores do atendimento educacional especializado para práticas pedagógicas inclusivas no contexto da deficiência intelectual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-12) Medeiros, Sônia Azevedo de; Viana, Flávia Roldan; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; http://lattes.cnpq.br/6799527903364668; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Fonseca, Gessica Fabiely; Martins, Lucia de Araújo Ramos; Gomes, Adriana Leite Limaverde; Manzini, Eduardo; Vieira, Alexandro Braga
    A formação dos educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE é considerada como elemento indispensável para o sucesso da Educação Inclusiva. Para tanto, tais profissionais necessitam de uma formação consistente, específica e contínua para atuar com as especificidades que sua profissão exige, de modo que este consiga promover o desenvolvimento de novas rotas de aprendizagens dos seus estudantes. Partindo desse pressuposto, defendemos a seguinte tese: a participação em encontros formativos pode instaurar processos de estudos colaborativos e de aprendizagens no cotidiano escolar na possibilidade do favorecimento da inclusão dos educandos com Deficiência Intelectual. Sendo assim, definimos como objetivo geral: analisar o percurso formativo construído a partir do planejamento colaborativo com educadores que atuam no AEE, que participam do GEAA, para o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas junto ao educando com Deficiência Intelectual. Buscando tornar concreto tal objetivo, delineamos os seguintes objetivos específicos: investigar as práticas de formação continuada oferecidas aos educadores que atuam no AEE direcionadas à inclusão do estudante com DI; investigar avanços, desafios e perspectivas no que se refere ao desenvolvimento do planejamento e execução das atividades direcionadas aos educandos com DI; desenvolver uma formação continuada em serviço e colaborativa a partir das necessidades formativas dos professores no AEE com base no uso do portfólio virtual como estratégia de formação e de pesquisa no contexto do GEAA, e analisar a contribuição para a prática pedagógica inclusiva dos espaços coletivos de reflexão desenvolvidos no curso de formação em ambiente virtual de aprendizagem. No percurso metodológico, trabalhamos com aspectos qualitativos, descritivos e analíticos, sustentados em uma pesquisa de cunho colaborativa, efetivada a partir da realização de encontros formativos no formato on-line, totalizando 80 horas de estudo, dividido em 10 módulos com atividades teórica/práticas síncronas e assíncronas, cujas temáticas foram selecionadas em colaboração com o Grupo de Estudo Aprendendo a Aprender – GEAA, composto por 22 educadores que atuam no AEE, localizado na região do Seridó do Rio Grande do Norte. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram os questionários inicial e final, cadernos de memória do GEAA e portfólios virtuais construídos pelos cursistas. Os dados coletados foram analisados a partir dos estudos de Imbernón (2009, 2010), Nóvoa, (1992, 1995, 2001, 2002, 2005, 2011), Baptista (2009, 2011, 2019), Hegarty, (2003); Martins (2021) e outros que nos permitiram identificar que as atividades colaborativas, como: socialização e trocas de experiências exitosas e os momentos de interação no grupo contribuíram para a melhoria das práticas pedagógicas dos educadores, de modo que estes identificaram que a reflexão-ação-reflexão em colaboração com os pares tornou-se um diferencial no seu fazer pedagógico. Por fim, destacamos que as atividades formativas desenvolvidas auxiliaram os cursistas a identificar suas fragilidades nos conhecimentos teóricos e práticos e, colaborativamente também perceberam que o sentimento de incompletude os direciona para a percepção de que precisam ter acesso a percursos formativos direcionados às suas necessidades e vivências.
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    Dissertação
    Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
    (2019-03-29) Medeiros, Sônia Azevedo de; Pires, Izabel Augusta Hazin; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; ; ; ; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; ; Abranches, Sérgio Paulino;
    A presente dissertação constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte (RN), e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo objetivou oferecer subsídios teórico-metodológicos aos educadores que atuam nas SRMF, para o uso da tecnologia assistiva como instrumento dinamizador, composto por estratégias eficientes e potencializadoras do processo de aprendizagem dos discentes com Deficiência Intelectual, que frequentam estas salas. No referencial teórico descreve-se a caracterização das SRMF, bem como as tecnologias assistivas, como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Ainda discorre-se acerca das concepções atuais sobre a inteligência e a deficiência intelectual, causas, diagnósticos e intervenções que podem ocorrer no processo educacional destes sujeitos. Como suporte necessário a estas adequações, traz-se uma reflexão sobre a formação dos educadores que atuam nestas salas, bem como, as discussões inerentes ao paradigma inclusivo. Posteriormente, apresenta-se uma contextualização histórica das leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas regulares, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Realizou-se um diagnóstico do RN, a partir das análises construídas com as respostas dos secretários estadual e municipais de educação, juntamente com os depoimentos apontados pelos professores que atuam nas SRMF. A partir deste diagnóstico, constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, elaborou-se um e-book (livro digital), destinado à deficiência intelectual, como estratégia de capacitação docente, tendo este dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) apontar estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. O e-book foi validado por oito avaliadores, sendo seis das áreas tecnológicas (design e computação) e doze professores das SRMF. A partir desta validação, as sugestões foram incorporadas ao produto final. Espera-se que este instrumento subsidie novas ações referentes às SRMF, possibilitando novas práticas pedagógicas e, assim, buscando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno dos alunos com Deficiência Intelectual que frequentam este dispositivo.
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