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Navegando por Autor "Medeiros, Rosicleide Rúbia Pereira"

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    Dissertação
    Construção e validação de um material educativo para o autocuidado materno no pós parto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-17) Medeiros, Rosicleide Rúbia Pereira; Braga, Liliane Pereira; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/4148606348521169; Jacob, Lia Maristela da Silva
    A utilização de material educativo, objetivo e simplificado, possibilita um melhor entendimento e acolhimento das consultas com as puérperas, facilita a compreensão e objetiva ampliar o conhecimento das mesmas. Através de materiais educativos, o autocuidado pode ser incentivado, por isso, é relevante para a saúde da mulher e do bebê. Tem-se por objetivo principal: Elaborar e validar um material educativo para orientar o autocuidado materno no período pós-parto. E como objetivo específicos: Sistematizar os níveis de evidência científica sobre a importância da realização dos cuidados maternos no pós-parto; Contribuir para divulgação de conhecimento e orientações sobre os cuidados maternos no pós-parto, a partir da elaboração deste material educativo e Propor a implementação do material educativo a respeito dos cuidados maternos no pós-parto no Hospital em estudo. A pesquisa ocorreu em três momentos, o primeiro referente a uma revisão integrativa da literatura, que reuniu de 9 publicações sobre o tema, usando o período de 2016 a 2021, das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO); Sistema Online de Busca; Análise de Literatura Médica (MEDLINE/PUBMED); Web Of Science e Google acadêmico. Em seguida, construiu-se a cartilha, no qual foram estabelecidas cinco fases, em sequência: 1. Avaliação situacional, 2. Levantamento bibliográfico, 3. Seleção e fichamento do material pesquisado, 4. Elaboração textual e 5. Construção das ilustrações. E por fim, a validação da cartilha, com coleta de dados em janeiro de 2023, e que ocorreu em mais três fases: 1. Seleção aos juízes, 2. Seleção do público-alvo, 3. Validação da cartilha a partir do Índice de Validade do Conteúdo (IVC). A cartilha obteve as notas de 7,6 pelos juízes e de 8,4 pelas puérperas quanto a validação, tornando o material válido para o uso. Os resultados da revisão integrativa foram organizados em três tópicos: 1- Características das publicações científicas; 2- Achados metodológicos e nível de evidência e 3 - O autocuidado materno no período de pós-parto à luz de materiais educativos. Com base nisto, evidenciou-se os achados científicos, tendo como resultado final, o produto tecnológico da cartilha educativa, o qual no seu primeiro momento de implementação já trouxe resultados referentes ao autocuidado e educação em saúde das puérperas, e principalmente, o processo de validação aprovado. Foi possível concluir que os materiais educativos são relevantes para o autocuidado de puérperas, e que a construção e validação da cartilha proporcionou melhoria para os cuidados da saúde materno-infantil.
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    postGraduateThesis.type.badge
    Guia sobre uso da técnica finger-feeding (sonda-dedo) em recém-nascidos a termo e saudáveis com disfunções orais atípicas e condutas em aleitamento materno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-04) Souza, Larissa Raquel Rêgo de; Medeiros, Rosicleide Rúbia Pereira; Marcelly Santos Cossi; Costa, Marinna Maria de Andrade; Dutra, Gláucya Raquel Souza de Fonseca
    Parte da população de bebês com função orgânica, psíquica e oral favorável à amamentação podem apresentar dificuldades iniciais para mamar e/ou desordens no padrão de sucção e refletir no desenvolvimento motor oral. Por conseguinte, técnicas usadas em casos de disfunção oral no bebê devem ser consideradas um recurso favorável ao manejo do aleitamento materno. Desta maneira, o estudo objetivou elaborar um guia para estabelecer e sistematizar os procedimentos para uso da técnica finger-feeding (sonda-dedo) em bebês com disfunção oral sem comprometimento neurológico, saudáveis e a termo. Caracteriza-se como um estudo do tipo metodológico, qualitativo, exploratório de caráter descritivo. Para a elaboração do guia foi realizado levantamento bibliográfico de artigos indexados nas bases de dados Public Medline (PubMed), na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e principais literaturas referentes à temática do aleitamento materno acerca da técnica de estimulação oral em recém-nascidos, assim como os aspectos que contribuem para uso do recurso em bebês saudáveis e a termo. A produção deste material foi dividida em quatro fases. Na primeira etapa foi realizado o delineamento do tema, estudo; e levantamento bibliográfico. Na segunda etapa elaborou-se uma oficina sobre o método alternativo de complementação de recém-nascidos a termo e saudáveis pelo uso da técnica sonda-dedo, ministrada aos profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes multiprofissionais em Saúde Materno Infantil EMCM/UFRN do setor da maternidade. A terceira etapa consistiu na produção do guia sobre uso da técnica sonda-dedo (finger-feeding) em recém-nascidos a termo e saudáveis com disfunções orais atípicas e condutas em aleitamento materno. A quarta etapa finalizou com a produção do Procedimento Operacional Padrão (POP), ferramenta construída para nortear a execução do processo desde a prescrição, determinação do profissional responsável pela execução, materiais necessários até a montagem e uso da sonda. A utilização do Guia ajudará a nortear condutas profissionais na tomada de decisões protocoladas e com evidência científica em aleitamento materno. Do mesmo modo, o material também vislumbra articulação com a gestão da instituição para a qual a proposta foi produzida e, traçar estratégia para sua implementação na instituição.
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