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Navegando por Autor "Medeiros, Rildeci"

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    TCC
    Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Marques, Bruna Karen da Silva; Medeiros, Rildeci; Carvalho, Luciana Moreira; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros de
    Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional.
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    Dissertação
    Aquisição e disponibilização de livros na Biblioteca Universitária da UFRN: indagações e análises a partir da teoria utilitarista
    (2017-11-23) Nascimento, Martha Aparecida Silva do; Klein, Joel Thiago; https://orcid.org/0000-0003-2665-9113; http://lattes.cnpq.br/6509960442502778; http://lattes.cnpq.br/7221319642785276; Nahra, Cinara Maria Leite; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; Medeiros, Rildeci
    A presente pesquisa tem como tema o Desenvolvimento de Coleções, com foco no processo de aquisição de livros por compra na Biblioteca Central da UFRN e apresenta em seu conteúdo uma valoração a partir da abordagem filosófica utilitarista. Investiga como deveria ser o processo de aquisição de livros por compra, assim como sua disponibilização na biblioteca universitária da UFRN, a partir da perspectiva consequencialista do Utilitarismo. Nesse sentido, a mesma se enquadra no âmbito da ética aplicada. Sob o prisma da abordagem do problema, a pesquisa é mista (quali-quanti), pois preocupa-se em recolher informações a partir de ambas as perspectivas. A pesquisa teve dois direcionamentos principais: o primeiro voltado ao processo de aquisição de livros por compra na biblioteca e os aspectos pontuais que foram verificados neste âmbito, e o segundo direcionamento volta-se ao acervo de Filosofia, onde utilizou-se uma lista de 05 (cinco) títulos, e estes foram usados como bibliografias padrão, que foi cotejada com os acervos de bibliotecas universitárias nacionais e internacionais, sendo a biblioteca universitária da UFSC e UFMG em nível nacional, e a nível internacional foram selecionadas 02 (duas) bibliotecas americanas, sendo Cambridge e Columbia, e 01 (uma) inglesa, sendo então a biblioteca da Universidade de Oxford. Estas bibliotecas foram escolhidas de forma aleatória, mas utilizando como critério o seu padrão de excelência no Brasil e no mundo respectivamente. Quanto aos procedimentos técnicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, pesquisa documental, e pesquisa de campo com questionários direcionados aos atuantes no processo de aquisição de livros por compra na BCZM/UFRN. Os dados coletados na pesquisa foram acrescidos com informações obtidas através de relatórios gerenciais e estatísticos da BCZM. A análise crítico-normativa dos resultados está embasada na perspectiva consequencialista do Utilitarismo, na qual destaca-se a maximização do benefício do acesso a informação para o maior número de pessoas, proporcionado pelo processo de aquisição, e apresenta reflexões e sugestões acerca das indagações oriundas do processo investigado.
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    TCC
    Atuação do bibliotecário no ambiente da biblioteca virtual: o caso da Biblioteca Virtual do Natal
    (Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2009) Medeiros, Joyanne de Souza; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Biblioteca escolar: espaço vivo e dinâmico
    (Biblioteconomia, 2003-07-24) Cavalcanti, Jackeline dos Santos P. S. M; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Biblioteca para Portadores de Deficiências Visuais : aspectos organizacionais
    (Biblioteconomia, 2003) Costa, Samantha Moura; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Educação ambiental: possibilidades de inserção do bibliotecário neste
    (Biblioteconomia, 2008) Sousa, Tiago Lincka de; Medeiros, Rildeci
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    Artigo
    Educação continuada como parte da formação do profissional bibliotecário: uma ação estruturante
    (2006) Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Garantia literária: revisão de literatura - organização e representação da informação
    (Biblioteconomia, 2014-12-04) Lima, Rayssa Layane Lopes de; Medeiros, Rildeci
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    Artigo
    Hemeroteca digital temática: socialização da informação em cinema
    (SNBU, 2008-11) Medeiros, Rildeci; Melo, Erica S. F.; Nascimento, Maria do Socorro
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    TCC
    Hemeroteca sobre saques e invasões: do impresso ao digital
    (Biblioteconomia, 2005-12-07) Oliveira, Juliana Buse de; Medeiros, Rildeci
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    Artigo
    Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: ações no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007-10) Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Indexação de fotografia na Biblioteca Central Zila Mamede: um fragmento da sua coleção
    (Biblioteconomia, 2006) Lima, Ênio Barbosa de; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Info-inclusão-cidadão: uma revisão de literatura focada nesse trinômio e no bibliotecário, desafios e práticas sociais
    (Biblioteconomia, 2008-12) Marques, Edineide da Silva; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Metadado e indexação: o caso da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Medeiros, Rildeci; Medeiros, Rildeci; Carvalho, Renata Passos Filgueira; Carvalho, Luciana Moreira de
    Analisa o processo de utilização dos metadados e indexação, de teses e dissertações, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), como parte da Biblioteca Digital deTeses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Isto se deu em função de serem instrumentos relevantes para o processo de recuperação informacional, por parte do usuário final. Nessa perspectiva, a problemática que desencadeou o desenvolvimento desse estudo, reportou-se ao tratamento e organização dos documentos catalogados em Repositórios Digitais (RDs), em especial, nessa biblioteca. O objetivo geral dessa pesquisa foi demonstrar a relevância da indexação e utilização dos metadados, com vistas a garantir uma melhor recuperação das informações disponibilizadas pelos RDs. Os específicos foram os seguintes: analisar os metadados como ferramenta de organização e padronização informacional; identificar se os descritores do corpus documental do PPGO, utilizados pelos autores, ao serem catalogados na BDTD viabilizam o acesso ao material correspondente; comparar os descritores catalogados na BDTD, com os recomendados pelo tesauro da área de saúde, ou seja, o DeCS. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com análise descritiva para o processo de representação dos assuntos das teses e dissertações desse programa de pósgraduação, tanto no que concerne aos descritores utilizados como termos escolhidos pelo autor, quanto pelos sugeridos pelo vocabulário DeCS. Dentre os seus resultados destacam-se a importância da indexação feita pelo próprio autor com um índice de 57% de satisfação, uma vez que este não faz uso de linguagem documentária para atribuição dos termos. Portanto, os metadados são ferramentas essenciais para padronização e qualificação do ato de indexar e de catalogar
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    TCC
    O processo de indexação e sua relação com a linguistíca: uma revisão de literatura
    (Biblioteconomia, 2009) Martins, Silvestre Gomes; Medeiros, Rildeci
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    Tese
    Resumo de dissertações e teses: a estrutura composicional à luz da Análise Textual dos Discursos
    (2015-06-25) Medeiros, Rildeci; Neto, Joao Gomes Da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/3180430351323798; Rodrigues, Maria Das Gracas Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Azevedo, Josilete Alves Moreira De; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Gaydeczka, Beatriz; ; http://lattes.cnpq.br/8706775402138523; Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa Da; ; http://lattes.cnpq.br/4710381196001278
    Esta tese propõe a descrição, a interpretação e a análise da estrutura composicional de resumos de dissertações e teses, tanto no que se refere aos mecanismos linguísticos que evidenciam zonas textuais de diferentes sequências tipológicas como no que concerne ao plano de texto. Com efeito, o problema de pesquisa configurou-se a partir da noção de estrutura composicional (sequências e planos de textos), como um dos níveis ou planos da análise textual, conforme construtos teóricos empreendidos por Jean-Michel Adam (2011a). O objetivo principal de estudo foi reconhecer como se dá a estrutura composicional do resumo de dissertações e teses tendo em vista unidades textuais e a organização global dessa categoria de texto. A hipótese de trabalho é a de que determinadas categorias informacionais da composição textual do resumo são necessárias para o processo de representação do texto original e sua produção de sentido. Para tanto, este estudo tem como base teórica e metodológica a Linguística Textual (LT) e, sobretudo, a Análise Textual dos Discursos (ATD), uma vez que buscamos compreender a estrutura organizacional do resumo tanto do ponto de vista linguístico quanto textual. Tal estrutura envolve a planificação textual do resumo, no seu propósito comunicativo, ou seja, o de divulgação científica, na sua forma textual típica. Assim, do ponto de vista do referencial teórico e metodológico, o desenvolvimento deste estudo teve como base os pressupostos teóricos e descritivosda ATD (ADAM, 2011a, 2012; PASSEGGI et al., 2010) e, ainda, da LT (BEAUGRANDE; DRESSLER, (2012 [1981]); COSERIU; LAMAS (2010); MARCUSCHI, 2009 [1983]; FÁVERO; KOCH, 1994;KOCH, 2006; BENTES, 2004; BENTES; LEITE, 2010), situando-o no campo dos estudos do texto. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo empírico, de ordem documental e de base qualitativa, com abordagem descritiva e interpretativista. Numa perspectiva empírica, buscamos compreender o problema pertinente à composição textual do resumo escrito, visando elucidá-lo à luz de aportes teóricos e metodológicos das teorias mencionadas. O corpus de análise foi composto de sete resumos destinados à uma coleta sistemática de dados. Esses textos,produzidos no período de 2004 a 2011,foram selecionados de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, na versão eletrônica, de cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir do estado da arte, tornou-se evidente a flutuação terminológica do conceito de resumo. Os resultados encontrados revelam que os resumos do corpus de análise, em geral, apresentam uma heterogeneidade tipológica. Entretanto, o plano de texto é fixo. Por fim, os conhecimentos novos advindos desta pesquisa contribuíram tanto para a compreensão da estrutura composicional de resumos como para sua produção.
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    TCC
    Web semântica: o estado da arte
    (Biblioteconomia, 2006-11) Cunha, Jacqueline de Araújo; Medeiros, Rildeci
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    TCC
    Webometria: um estudo de caso de sítios de pós-graduação em Engenharia da Produção no Brasil
    (Biblioteconomia, 2008-12) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Medeiros, Rildeci
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