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Navegando por Autor "Medeiros, Paulo José de"

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    Dissertação
    Análise de parâmetros da função reprodutiva masculina após perda ponderal induzida pela cirurgia bariátrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-20) Dantas Junior, José Hipólito; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/5650624220417253; Carvalho Junior, Arlindo Monteiro de; ; http://lattes.cnpq.br/0384316594455386; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554
    Introdução: A obesidade e suas formas extremas como a forma mórbida, vem assumindo preocupação nos sistemas de saúde pública e é atualmente considerado um dos mais importantes agravos de saúde no mundo desenvolvido. Acarreta repercussões em várias partes do corpo, com potencial para interferir negativamente também na função reprodutiva, recentemente sendo mais estudado na população masculina. Objetivo: avaliar parâmetros hormonais e seminais da função reprodutiva em um grupo de homens obesos mórbidos, antes e após 6 meses da perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica. Métodos: Inicialmente, de uma amostra de 36 pacientes com idade entre 18 e 40 anos e índice de massa corporal (IMC) ≥40 Kg/m2, apenas 1 caso foi excluído por ser portador de hiperprolactinoma e outros 24 pacientes não completaram todo o protocolo de avaliação laboratorial solicitada. Um total de apenas 11 pacientes completou o protocolo. Todos foram previamente avaliados por uma equipe multidisciplinar. O grupo selecionado foi submetido a avaliação seminal e dosagens hormonais de testosterona total(TT), FSH e LH. Os parâmetros foram reavaliados após 6 meses de realização da cirurgia pela técnica de Y-em-Roux, para análise dos efeitos da perda de peso sobre os parâmetros da função reprodutiva. Resultados: No grupo selecionado ao estudo, os exames pré-operatórios mostraram um grupo heterogêneo de resultados. Após seis meses do tratamento cirúrgico, a perda ponderal foi significativa no grupo analisado, com redução do IMC de mediana 46 Kg/m2para mediana de 36 Kg/m2(p=0,03). Em relação ao perfil hormonal, houve elevação significativa do nível sérico de TT com mediana de 187ng/ml no período pré-operatório para 457 ng/ml (p=0,02) no período pós-operatório. Entre os períodos pré e pós-operatório, não foram observadas alterações significantes do FSH (2,70 mIU/ml para 3,31 mIU/ml, p=0,79), LH (4,82 mIU/ml para 3,00mIU/ml, p=0,39), concentração espermática (38milhões/ml para 31milhões/ml, p=0,88) e motilidade A+B (50% para 50%, p=0,89).Conclusão: A redução ponderal decorrente da cirurgia em obesos mórbidos parece levar a uma elevação dos níveis de testosterona total, sem alterações nas demais provas de avaliação reprodutiva. Estudos adicionais com casuística maior e múltiplos parâmetros são necessários para esclarecimento definitivo do impacto da obesidade e da perda de peso induzida pela cirurgia sobre a função reprodutiva masculina
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    Dissertação
    Assistência segura: processo formativo e avaliação cognitiva de estudantes de medicina em um hospital universitário
    (2018-12-27) Aragão, Maria Gorette Lourenço da Silva; Medeiros, Paulo José de; Freitas, Marise Reis de; ; ; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto;
    A assistência segura à saúde converteu-se em um indicador de qualidade e destinase à prevenção dos eventos adversos, tais como: quedas, erros na administração de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros cirúrgicos, infecções hospitalares, manuseio inadequado de dispositivos e equipamentos médicohospitalares. O ensino desta temática nos cursos de graduação é estimulado pelo guia curricular da Organização Mundial de Saúde e pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, apesar de ainda ser incipiente nos currículos dos cursos médicos. No Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é oferecida como disciplina optativa, mas com pouca participação dos estudantes. A dissertação teve como objetivo analisar o impacto na prática hospitalar de graduandos de medicina em um Hospital Universitário, após intervenção de ensino sobre assistência segura. Estudo quase experimental, longitudinal, com abordagem quantitativa. A população foi composta por discentes do curso médico da UFRN, durante estágio curricular obrigatório, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no período de janeiro a junho de 2017. Um questionário estruturado com perguntas fechadas, utilizando a escala de Likert, foi aplicado aos estudantes no início e no final do estágio para avaliar seu conhecimento acerca de assistência segura. Também realizaram uma prescrição médica para um caso clínico predeterminado no início e no final do estágio, que foi avaliada através de indicadores de prescrição segura. Os alunos participaram de um curso ministrado por docentes e membros do Núcleo de Segurança do Paciente do HUOL. Participaram 94 estudantes, que iniciavam o internato no momento da intervenção. Quanto ao questionário inicial, notamos um conhecimento deficiente sobre segurança do paciente, onde somente 15% ou menos dos alunos estudaram políticas públicas ou afirmavam conhecer o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Após o curso, correu melhora significativa na resposta de vários itens. Na atividade da prescrição médica, ocorreu melhora na conformidade dos itens de prescrição médica, comparativamente entre os momentos das avaliações (antes e depois) nos alunos de medicina. O conhecimento sobre segurança do paciente é frágil nos estudantes do internato de medicina da UFRN e ocorreu melhora significativa com a participação no curso introdutório sobre segurança do paciente.
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    Dissertação
    Atendimento inicial ao queimado: proposta de um curso inovador para o aluno de medicina
    (2019-01-24) Cunha, Kleber Nobre da; Medeiros, Paulo José de; ; ; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; ; Freitas, Marise Reis de; ; Silva, Mayara Mytzi de Aquino;
    As queimaduras constituem um dos mais frequentes agravos à saúde nos serviços de urgência e emergência, e o atendimento inicial correto é decisivo na redução da morbidade e da mortalidade dos pacientes queimados. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ministra anualmente o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado sob a forma de módulos, que capacita médicos e demais profissionais de saúde a realizar o atendimento inicial ao paciente vítima de queimaduras. No curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a inserção do tema queimaduras é ainda insuficiente, e ocorre como uma aula teórica durante o sétimo período (Disciplina de Medicina de Urgência) e atividades práticas durante os plantões do Internato em Urgência e Emergência (12º. Período). A proposta do autor é desenvolver uma atividade voltada para o ensino do atendimento inicial ao queimado, nos moldes do CNNAQ, empregando metodologias ativas, que seja ofertada como um terceiro momento de inserção do tema durante a graduação em Medicina. A atividade, baseada na metodologia da pesquisa-ação, e desenhada no formato de um minicurso de um dia de duração, foi dividida em quatro módulos, enfocando: 1) a avaliação inicial e o manejo das vias aéreas, 2) o cálculo da superfície corporal queimada e da hidratação, 3) o planejamento terapêutico e os cuidados com a ferida e 4) os critérios para referência ao centro de tratamento de queimados. Foram empregadas somente metodologias ativas de ensino-aprendizado, como resolução em grupo de situações-problema, “role playing” e elaboração de fluxogramas. Trinta e sete alunos do Internato em Clínica Cirúrgica (10º. Período) participaram dos módulos e responderam a um questionário avaliativo pré e pósatividade, onde foi observado o impacto causado na percepção dos discentes em relação ao tema queimaduras. É apresentada a estruturação do curso em todos os seus módulos padronizados, o que permite a sua reprodução e aplicação em diferentes cenários. O autor conclui que a proposta de modificação curricular é factível, de custo e complexidade baixos, e bem avaliada pelos alunos, de modo que propõe sua adoção como atividade permanente durante a programação curricular do Internato em Clínica Cirúrgica. Adicionalmente, levanta a possibilidade de levar a atividade a outras instituições de ensino de graduação, na forma de minicurso nos moldes do que já é feito no CNNAQ para profissionais graduados, já que se trata de uma metodologia facilmente reprodutível e que pode ser inclusive adotada em outras disciplinas.
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    Artigo
    Avaliação baseada em procedimentos (PBA) em uma residência de urologia: experiência inicial
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2021) Medeiros, Paulo José de; Medeiros, Daniel Câmara Alves de; Diniz, Rosiane Viana Zuza
    Introdução: Mudanças na sociedade e nas práticas da medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e de avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de apresentar a elaboração e implantação de protocolos de PBA em um programa de residência médica de urologia. Método: Trata-se de estudo prospectivo, do tipo pesquisa-ação, realizado de julho de 2019 a julho de 2020, envolvendo dez preceptores e seis residentes de urologia. Utilizou-se a metodologia de consenso de grupo para a elaboração dos protocolos, além de capacitação dos participantes para avaliação por competência. Elaboraram-se seis protocolos de PBA, correspondentes aos procedimentos prevalentes na formação do residente/ano. Em seguida, esses protocolos foram implantados. Além da análise descritiva dos dados, utilizou-se o coeficiente de Spearman (rR) para análise inferencial de correlação entre tempo de treinamento e o desempenho do residente avaliado pelo PBA. Resultado: A elaboração de dois instrumentos de PBA para cada um dos três anos de formação permitiu a avaliação de todos os residentes. Foram realizados 31 encontros avaliativos, com média de cinco avaliações por residente. Houve correlação positiva entre o maior tempo de treinamento e melhor desempenho do residente na prostatectomia radical laparoscópica, na nefrolitotripsia percutânea, na nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos (rR = 0,97, 0,55, 0,42 e 0,31, espectivamente). Relatamos a primeira utilização do PBA em residência de urologia no Brasil. A metodologia de consenso de grupo associada a um processo de capacitação mostrou-se como opção para elaboração desse tipo de instrumento. A correlação positiva entre melhora do desempenho no PBA e o tempo de treinamento corrobora estudos que resultaram em consolidação da validade e confiabilidade da ferramenta. Conclusão: A elaboração de protocolos de PBA por consenso de grupo é factível e resultou na primeira utilização dessa ferramenta em residência de urologia no Brasil. O PBA pode representar uma estratégia de avaliação de ensino cirúrgico mais moderno e adequado ao treinamento em cenários reais.
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    Dissertação
    Avaliação da Interactive Spaced Education como ferramenta de ensino no contexto da Doença Renal Crônica
    (2019-09-03) Quirino, Kessia Larissa de Medeiros; Medeiros, Paulo José de; ; ; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; Pereira, Mauricio Galvão;
    Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC), atualmente, atinge proporções epidêmicas no mundo e, apesar do esforço empenhado para o ensino da abordagem apropriada desta doença, estudos têm identificado lacunas no conhecimento da DRC, surgindo a necessidade de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Avaliar a ferramenta Interactive Spaced Education (ISE) para o aprendizado de estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º anos, em um curso extracurricular sobre DRC, objetivamente e sob a perspectiva do aluno. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano inscritos no curso de extensão sobre DRC, com duração de 6 semanas, ofertado para duas turmas no segundo semestre letivo, por meio de aula expositiva e ferramenta online ISE. O programa ISE foi composto por 3 ciclos, com 20 itens cada, os quais se repetiam em todos os ciclos. Foram calculados a taxa de participação da ISE nas duas turmas, extrato de desempenho progressivo entre os alunos que concluíram > 75% dos itens da ISE, além da avaliação da ferramenta pelos alunos através de questionário com score de Likert e questões abertas sobre opinião e sugestões. Resultados e discussão: 47 alunos participaram do curso nas duas turmas. Demonstrou-se, através do teste de Friedman, que houve efeito da utilização da ferramenta ISE sobre a melhoria no desempenho dos estudantes e, por meio da correção de Bonferroni, evidenciou-se que foi significativa a diferença entre o primeiro e o terceiro ciclo. Os alunos julgaram a estratégia útil para reforço de aspectos-chave e prática profissional, além de demonstrarem interesse em participar de outras atividades com o uso da referida ferramenta. Também, identificaram no curso as vantagens dos efeitos de teste e espaçamento da ISE. Conclusão: A ISE mostrouse eficaz ao melhorar o desempenho discente e apresentou boa aceitabilidade entre os alunos que completaram o programa.
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    Dissertação
    Avaliação e treinamento em ambiente simulado de estudantes de medicina da UFRN sobre a técnica de intubação orotraqueal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Medeiros Júnior, Ricardo Cezar Cardozo de; Diniz Júnior, José; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; https://orcid.org/0000-0002-2327-945X; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; http://lattes.cnpq.br/2864246535065136; Lima, Lana Lacerda de; Medeiros, Paulo José de
    INTRODUÇÃO: A intubação orotraqueal (IOT) caracteriza-se por um procedimento invasivo, privativo do profissional médico, no qual uma cânula é introduzida na traqueia com o objetivo principal de garantir uma via aérea definitiva. Com o surgimento da pandemia do COVID-19, a preocupação com o adequado domínio da técnica, principalmente pelos médicos recém-formados, tornou-se mais evidente. O procedimento apresenta inúmeros riscos e complicações inerentes, que resultam em altas taxas morbidade e mortalidade. A principal forma de reduzir os riscos associados ao procedimento é por meio de treinamento adequado e contínuo dos profissionais médicos, aperfeiçoando a parte técnica/prática e preparando para a identificação e tratamento precoce de potenciais complicações. Uma ferramenta importante de ensino para o desenvolvimento de técnicas como essa são os treinamentos em ambientes simulados, por meio de estações práticas, com listas de verificação e feedback. OBJETIVOS: Avaliar e comparar os conhecimentos teóricopráticos dos estudantes do internato do curso Medicina da UFRN acerca de IOT antes e após o treinamento em ambiente simulado, além de propor um treinamento estruturado em IOT para os estudantes no início do internato em Cirurgia e elaboração de um guia de aula. MÉTODOS: Estudantes do décimo período do curso de medicina da UFRN foram avaliados sobre a técnica de IOT antes e após a realização de um treinamento simulado, com estação prática e lista de verificação. Houve ainda a aplicação de um questionário, nas fases pré e pós, sobre o conteúdo ministrado, a importância do tema e a confiança dos alunos para a realização de IOT. No fim, cada aluno recebeu o feedback individual e os dados foram analisados e comparados, com análise estatística. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o treinamento, observou-se uma melhora substancial no desempenho dos alunos. No pré-teste, 30,4% dos alunos foram classificados com desempenho insatisfatório na técnica de IOT, contra apenas 1,4% no pós-teste. Para o resultado considerado acima do esperado, este percentual saltou de 26,1% para 88,4%. Além disso, infere-se que houve uma mudança significativa nas respostas do pré e pós-testes em relação ao sucesso na realização da IOT entre os alunos. No pré-teste, 68,2% dos alunos tiveram sucesso, e 31,8% não tiveram. No pós-teste, 89,9% dos alunos obtiveram sucesso na técnica, enquanto apenas 10,1% não conseguiram, com essa mudança sendo estatisticamente significativa (p-valor de 0,0013). Observou-se também um aumento na confiança dos alunos para realizar o procedimento após o período de prática e capacitação. CONCLUSÕES: A instrução prática simulada na técnica de intubação orotraqueal (IOT) revela-se fundamental para a formação dos internos de medicina. A utilização de abordagens metodológicas e simuladores resultou em um aumento notável na competência e autoconfiança dos alunos após a intervenção. Esta forma de abordagem, com a integração de simuladores, está ganhando crescente aceitação na área de ensino médico. Porém, ainda existe uma carência de estudos mais robustos, principalmente em nível nacional, que consigam demonstrar a real vantagem desta técnica.
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    Tese
    Avaliação eletromiográfica dos músculos do assoalho pélvico na síndrome dos ovários policísticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-22) Micussi, Maria Thereza Albuquerque Barbosa Cabral; Maranhão, Técia Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7869140767244263; ; http://lattes.cnpq.br/2360845979410206; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; http://lattes.cnpq.br/3436756337251449; Chein, Maria Bethânia da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6140088004101694; Meyer, Patrícia Froes; ; http://lattes.cnpq.br/6643166445073786; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554
    Na musculatura esquelética podem ser encontrados receptores de andrógenos e estrógenos e acredita-se que a variação dos níveis sanguíneos desses hormônios influencie a capacidade de gerar força e resistência em grupos musculares, como na musculatura do assoalho pélvico (MAP). Dentre as técnicas para avaliação da MAP destaca-se a eletromiografia de superfície (EMGs) que consiste em uma técnica de captação da atividade elétrica muscular, promovida pelo recrutamento das unidades motoras. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade elétrica da MAP em portadoras da síndrome dos ovários policísticos (SOP) através da EMGs. O estudo realizado foi do tipo descritivo de corte transversal. Foram recrutadas 42 pacientes com diagnóstico de SOP (grupo SOP) e 13 mulheres ovulatórias normais no menacme (grupo controle). O grupo SOP foi subdividido de acordo com o índice de massa corporal: normal, sobrepeso e obesidade e o grupo controle foi subdividido respeitando as fases do ciclo menstrual: fase folicular (7º dia), fase ovulatória (14º dia) e fase lútea (21º dia). Todas as participantes foram avaliadas clinica e laboratorialmente, submetendo-se também às dosagens hormonais e, principalmente à avaliação eletromiográfica do tônus e da contração voluntária máxima (CVM) da MAP. A análise estatística foi feita através de análise descritiva, do teste Exato de Fisher, Mann-Whitney, Kruskall-Wallis, o pós-teste de Dunn e a correlação de Spearman. A confiabilidade dos resultados foi testada pelo índice de Kappa. Os resultados analisados mostraram que houve diferença estatística do tônus muscular do grupo de SOP obesas e controle (p <0,0001), SOP com sobrepeso e controle (p <0,001) e, SOP com peso normal e controle (p <0,05). Também houve diferença significativa na CVM entre as mulheres obesas e sobrepesos com SOP e controle (p <0,0001 e p <0,001, respectivamente). Em relação a presença da resistência à insulina (RI), houve diferença estatística do tônus muscular e CVM das pacientes obesas com e sem RI, diagnosticada pela relação glicemia/insulinemia (p=0,005; p=0,0007), HOMA-IR (p=0,04; p=0,0007) e QUICKI (p=0,04; p=0,0007). Diante dos dados encontrados, foi possível concluir que as mulheres com SOP apresentam valores eletromiográficos superiores a mulheres no menacme. Além disso, a atividade elétrica é menor naquelas pacientes com SOP e diagnóstico de RI. Os métodos e resultados deste trabalho e de outros desenvolvidos ao longo do curso do doutorado foram provenientes do aprendizado em uma pós-graduação muldisciplinar que permitiu a religação dos saberes
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    Dissertação
    Avaliação formativa no internato de medicina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Lidianny Michelle da; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/7115052754366826; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; Aleluia, Ieda Maria Barbosa
    Introdução: A avaliação formativa é um processo ativo na formação do profissional, na medida em que envolve a apropriação do conhecimento, atribuindo significado. Objetivo: Compreender o processo de avaliação formativa no internato do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário para os docentes e outro para os discentes, no período de junho a dezembro de 2021 com questões abertas e fechadas sobre o uso da avaliação formativa. Resultados: Uma narrativa digital contendo um checklist sobre avaliação formativa foi desenhada, como produto do mestrado, para orientar o corpo docente e discente sobre o uso desta. Participaram da pesquisa 27 docentes e 79 discentes. Docentes e discentes têm percepções diferentes sobre a realização da avaliação formativa, objetivos, métodos e instrumentos utilizados. Os docentes têm uma percepção mais positiva que seus alunos, 51,9% deles atribuem pontuação muito (8-10) para o uso de avaliação formativa, enquanto o muito é atribuído para 41,7% dos discentes do 5º ano e 35,5% dos discentes do 6º ano. Da mesma forma em relação a definir os objetivos de aprendizagem, onde 70,4% dos docentes atribuíram muito, enquanto apenas 25% e 16,1% respectivamente do 5º e 6º ano reconhecem que são apresentados a estes. Docentes e discentes também têm percepções diferentes em relação ao feedback e uso de TICs na avaliação formativa, pois enquanto 70,4% atribuíram muito para realização do feedback, apenas 27,1% e 16,1% dos internos do 5º e 6º respectivamente, pontuaram muito para o feedback. Já o uso de TICs foi percebido como razoável (3-7) por 44,4% dos docentes e muito pela maioria dos discentes. Discussão de casos foi o método mais reconhecido por ambos. Conclusão: O conhecimento sobre o caminho desenvolvido da avaliação formativa no internato de medicina possibilita aprimorar o processo e construir novos projetos. Docentes e discentes identificaram oportunidades de melhoria, a qual demanda desenvolvimento docente.
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    Artigo
    Blue November Campaign as an annual male self-care strategy for healthy aging
    (Taylor & Francis Group, 2019) Medeiros, Paulo José de; Espósito, Regina Carmen; Dantas Junior, José Hipólito; Oliveira, Antônio Gouveia; Moreira, Sueli Aparecida; Sales, Valéria Soraya de Farias
    Men ignore self-care, displaying low frequency in health services. Aging increases the prevalence of LUTS and BPE, impacting the quality of life. The objective is to understand how the advancement of age can be determinant for men’s health in Natal, Brazil. Then, 503 men aged between 43 and 83 attended the Blue November Campaign of 2015. All subjects were submitted to anamnesis, clinical and laboratorial evaluation including measuring their blood pressure, waist circumference, glucose, total cholesterol, HDL-C, LDL-C, triglycerides and BMI was calculated. In addition, IPSS, PSA, IIEF-5 and DRE data were collected. The mean IPSS presented an increase with age, 43–59 years (6.28 ± 6.02) and 70–80 years or more (8.65 ± 5.80). PSA dosages increase with aging (adult group 1.63 ± 2.70), being more accentuated in the older group (4.66 ± 5.70), while the mean IIFE-5 showed a decrease with aging in 43–59 years (21.79 ± 4.67) and an important decrease at 70–80 years or more (16.24 ± 6.71). The number of DRE > 30 g showed significant growth in the older group. All presented statistical significance (p < .05) and were associated with aging. The Blue November Campaign creates an annual self-care opportunity for aging men as their health is gradually affected.
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    Dissertação
    Características dos programas de residência médica em cardiologia do estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-18) Nascimento, Cesimar Severiano do; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/4941714056024892; Warth, Maria do Patrocínio Tenório Nunes; ; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; ; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741; Trindade, Thiago Gomes Da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814
    O presente estudo teve como objetivo analisar os Programas de Residências Médica (PRM) em Cardiologia do Estado do Rio Grande do Norte, identificando quais os programas credenciados para funcionamento no Estado. Trata-se de estudo transversal, descritivo, incluindo a análise documental dos processos de credenciamento dos programas (PCP) de residência médica em cardiologia vigentes no Estado do Rio Grande do Norte (RN) no ano de 2014 e a análise da percepção do residente sobre a sua formação como especialista em cardiologia. Além da análise documental dos PCPs, foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas, do tipo Likert, e abertas a todos os residentes e egressos dos PRM analisados. Foram identificados dois PRM em Cardiologia no Estado do RN, sendo um programa sediado em instituição pública e outro em instituição privada. A análise documental mostrou uma maior quantidade de preceptores com um maior titularidade na instituição pública em relação a privada, assim como uma maior produção acadêmica, como publicações em revistas indexadas, publicação de livros, capítulos de livros e participação em congressos. A instituição privada apresenta uma melhor infraestrutura de urgências, com pronto socorro e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica. Percebe-se que os residentes têm consciência de como deve funcionar uma boa residência, assim como as fortalezas e fragilidades das residências que participam. A maioria dos residentes do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) destaca como fortalezas a organização, participação e qualidade dos preceptores, atividades práticas e discussões científicas, grande quantidade de pacientes e as visitas e discussões com preceptores nas enfermarias. Citam como maiores fragilidades a falta de serviços de urgência próprio, bem como UTI especializada. No Hospital do Coração de Natal (HCor), observa-se como ponto fraco a programação teórica e poucas práticas ambulatoriais. Como vantagens, citam os preceptores, agilidade na realização dos exames, um bom número de pacientes graves e de procedimentos. Observa-se, nas duas residências, uma certa dificuldade de aceitação em itens importantes e obrigatórios de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residências Médicas (CNRM), como: a bioestatística, bioética, ética médica, epidemiologia e metodologia da pesquisa. Além disso, os residentes reconhecem que ambos os hospitais têm uma boa infraestrutura e suporte tecnológico, em especial aos métodos de imagens. A avaliação dos PRMCs possibilitou identificar as fortalezas de cada programa e os aspectos a serem aprimorados nos mesmo. Permitiu também a observação de dificuldades na aceitação de algumas normativas contidas na resolução da CNRM pelo residente, como a participação em atividades como a bioestatística, epidemiologia e metodologia da pesquisa, bem como a necessidades de melhoria da formação técnica específica, como na urgência e emergência. Desta forma, nossos resultados possibilitarão elaborar estratégias para aprimoramento continuado dos PRMC do estado. Ademais, possibilitou a elaboração do manual do residente em cardiologia, contendo, inclusive, o detalhamento do sistema de avaliação do residente, que poderá servir de modelo para outros programas de residência médica.
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    Dissertação
    Ciclo de melhoria para uma correta identificação do paciente em dois hospitais oncológicos
    (2016-08-04) Gomes Neto Júnior, José; Medeiros, Paulo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; ; http://lattes.cnpq.br/3947897079758962; Meneses, Rejane Millions Viana; ; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Gama, Zenewton André da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562
    A identificação do paciente é uma recomendação internacional e nacional para segurança do paciente e, apesar de ser uma medida simples, de baixo custo e altamente eficiente, está parcialmente implantada nos serviços de saúde, com poucas experiências relatadas quanto a sua efetiva aplicação. Melhorar o processo de identificação do paciente em dois hospitais de referência em oncologia. Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental, do tipo antes e depois, sem grupo controle. O ciclo de melhoria transcorreu em duas instituições de referência para atendimento oncológico, com avaliação de sete critérios da qualidade, inerentes à identificação do paciente. Estes foram analisados quanto à sua validade de face e conteúdo e a confiabilidade pelo índice Kappa. A amostragem foi sistemática, com avaliação retrospectiva e observação direta. Após primeira avaliação foi elaborado o diagrama de afinidades, ordenando e sistematizando a intervenção para melhoria da qualidade. O cumprimento das ações foi calculado através da estimativa pontual e com o intervalo de confiança de 95%. Para comparação e análise da efetividade do ciclo de melhoria foram estimadas a melhoria absoluta e relativa e a significação estatística pelo teste de valor Z unilateral (p ≤ 0,05). A significação estatística foi comprovada em quatro dos sete critérios de qualidade. A melhoria absoluta foi alcançada nos critérios de identificação do leito, solicitação de hemocomponentes, solicitação de exames laboratoriais e identificação das peças de anatomopatológico. O critério identificação dos exames de imagem obteve 2% de melhoria absoluta, a identificação do prontuário apresentou evolução negativa (-9,0%) e a identificação por pulseira não mostrou resultado positivo. Quanto à melhoria relativa, os critérios com resultados mais significativos concentraram-se na identificação do leito, solicitação de hemocomponentes, solicitação de exames laboratoriais e identificação dos exames de imagem. A intervenção de melhoria mostrou-se efetiva e contribuiu para redefinição das atividades de identificação do paciente, com envolvimento dos profissionais de saúde, dos pacientes, dos acompanhantes e da alta administração. A estratégia de melhoria da qualidade e a intervenção podem ser replicadas para a promoção de uma identificação correta e para segurança dos pacientes internados.
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    Comunicação de más notícias na formação médica: aprimoramento desta habilidade a partir de um protocolo adaptado para casos de demência
    (2018-05-25) Peixoto, Vanessa Giffoni de Medeiros Nunes Pinheiro; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; ; Pereira, Mauricio Galvão; ; Medeiros, Paulo José de; ; Braga Neto, Pedro; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;
    CONTEXTO: As demências são doenças incapacitantes, incuráveis e estigmatizantes, ocasionando impacto devastador à identidade pessoal do paciente e seus cuidadores. Constitui-se um dos diagnósticos mais temidos na atualidade. Existem muitos entraves para a adequada comunicação deste diagnóstico ao paciente, entre os quais o medo de reações psicológicas, a incerteza do médico quanto ao diagnóstico e a objeção dos familiares, além de escassos treinamentos em habilidades de comunicação nos cursos de graduação. É crucial a implementação de estratégias que formem no estudante de Medicina as múltiplas habilidades para uma apropriada relação entre o médico, o indivíduo com demência e seus familiares, inclusive na comunicação do diagnóstico. O protocolo SPIKES é uma ferramenta didática para comunicar más notícias e tem sido utilizada em várias situações clínicas. Entretanto, o comprometimento cognitivo inerente às síndromes demenciais requer adaptações neste modelo, que foram realizadas após revisão da literatura. OBJETIVO: Desenvolver uma atividade educacional para aprimorar as habilidades de comunicação do estudante de Medicina, a partir de um protocolo de comunicação de más notícias adaptado a demências. METODOLOGIA: Estudo intervencionista, seccional, randomizado, realizado com os estudantes do 3º. ano do curso de Medicina da Universidade federal do Rio Grande do Norte, nos semestres 2016.2 e 2017.1. Um total de 86 alunos participaram, sendo divididos em GI (34 alunos treinaram o protocolo antes das aulas sobre demências), GII (36 alunos treinados após o referencial teórico) e GIII (16 alunos não submetidos ao treinamento). Os alunos dos grupos GI e GII foram submetidos, além do treinamento, a duas OSCEs (Objective Structured Clinical Examination). Os alunos do GIII realizaram apenas a 2a. OSCE. RESULTADOS: A participação no treinamento resultou em melhor desempenho na 2a. OSCE nos grupos GI e GII, quando comparados ao GIII (GI:7,56±1,22, GII: 7,47±1,09, GIII: 6,42±1,68, p<0,001). Os alunos do GI mostraram melhor desempenho nesta avaliação em comparação aos alunos do GII (p<0,001). Os grupos GI e GII apresentaram ganho de desempenho ao longo das duas avaliações (GI OSCE1: 6,38±1,34, GI OSCE2: 7,56±1,22, p<0,001; GII OSCE1: 5,31± 1,36, GII OSCE2: 7,47± 1,09, p<0,001). Os resultados mostram ganho de habilidade de comunicação nos estudantes que participaram do treinamento, que foi independente da exposição prévia aos conteúdos teóricos sobre as síndromes demenciais. Houve crescente desempenho na OSCE à medida que os alunos repetiram a prática da simulação. O treinamento foi bem aceito pelos estudantes de Medicina e a maioria deles (98%) concorda que é importante para a futura prática profissional participar de um treinamento sobre a comunicação do diagnóstico de demência. CONCLUSÃO: As adaptações sugeridas ao protocolo SPIKES parecem seguir as diretrizes atuais sobre a comunicação do diagnóstico de demências, mantendo sua abordagem didática. O treinamento em comunicação de más notícias adaptado à indivíduos com demência promoveu melhoria na habilidade de comunicação dos estudantes do quinto período do curso de Medicina foi bem aceito pelos mesmos. O modelo de treinamento, assim como o protocolo adaptado, podem representar estratégias replicáveis em outros componentes curriculares como forma de aprimoramento da habilidade de comunicação dos cursos da saúde.
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    Criação e validação de face e conteúdo de simulador realístico para treinamento de cistostomia suprapúbica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-11) Anselmo, Christophe Bezerra; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; http://lattes.cnpq.br/6917827353963690; Araújo, Luiz Henrique de Andrade; Oliveira, Ariano José Freitas de
    A realização da cistostomia suprapúbica deve ser uma competência do urologista e cirurgião geral. O treinamento desta competência por meio da simulação surge como alternativa segura, livre de riscos para pacientes e médicos residentes. Propomos a criação de um simulador realístico para o treinamento de cistostomia suprapúbica e sua validação de face e conteúdo por urologistas. Essa validação foi realizada através da realização do procedimento por especialistas e aplicação de questionário semi-estruturado. Vinte e um urologistas avaliaram o simulador, com idade média de 41,2 anos. O realismo anatômico teve nota média de 4,24 (nota máxima 5) e a utilidade como ferramenta de ensino obteve média de 4,76 (nota máxima 5). O simulador é comparável aos outros modelos publicados na literatura, com a vantagem de ser realístico. O simulador desenvolvido poderá ser incorporado aos currículos da formação de médicos residentes, sobretudo em cirurgia geral e urologia.
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    Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Silva, Rafael Alves da; Diniz, Rosiane Viana Zuza; https://orcid.org/0000-0002-3883-2780; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; Andrade, Cléber de Mesquita; Vilar, Maria José Pereira; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; Menezes, Marta Silva; Medeiros, Paulo José de
    Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico.
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    Desenvolvimento de aplicativo de smartphone como ferramenta de auxílio à elaboração de uma prescrição segura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-23) Santos, Araceli Maria de Lima; Freitas, Marise Reis de; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; http://lattes.cnpq.br/8346878103941712; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; Coelho, Izabel Cristina Meister Martins; http://lattes.cnpq.br/3345550365989089
    O uso seguro de medicamentos é a terceira meta global proposta pela Organização Mundial de Saúde. Eventos adversos medicamentosos ocorrem por erros de prescrição, dispensação ou administração de medicamentos. A elaboração da prescrição é a tarefa mais comum da prática médica, no entanto, preparar um médico em formação para fazê-lo é um grande desafio. Nesse sentido, desenvolver uma ferramenta de m-learning, como aplicativo de smartphone, pretende auxiliar nesse processo, por aumentar disponibilidade e facilidade de acesso, servindo como ferramenta de busca para uma aprendizagem ativa. Os objetivos da pesquisa foram desenvolver e disponibilizar um aplicativo de smartphone com informações sobre medicamentos para auxiliar os residentes médicos na elaboração de uma prescrição segura em uma instituição de ensino, para que sirva como ferramenta de estudo auto-dirigido, com informações confiáveis. Métodos: Realizou-se uma pesquisa-ação desenvolvida em 4 etapas: fase 01 - exploratória, na qual se observou a necessidade de uma nova estratégia de intervenção para melhorar a segurança na prescrição médica; fase 02 - planejamento, com a pactuação, junto às equipes do Núcleo da Segurança do Paciente do hospital e da Farmácia Hospitalar, sobre o conteúdo do aplicativo; fase 03 - desenvolvimento do conteúdo com a catalogação dos fármacos utilizando-se as plataformas UpToDate®, Micromedex® Drug Info e as bulas disponíveis no site da ANVISA; e o desenvolvimento do aplicativo; fase 04 – uso e avaliação piloto da ferramenta, através de questionário estruturado on-line. Resultados: Um aplicativo de smartphone gratuito foi desenvolvido para uso institucional, com informações básicas relativas a 72 fármacos de alta vigilância padronizados neste hospital de ensino, além de um e-book com as mesmas informações. Uma avaliação piloto foi realizada para obtenção da opinião dos potenciais usuários sobre a utilidade da ferramenta após terem acesso à ela por cerca de 15 dias. Dos 73 convidados para avaliar a ferramenta, 35% (26) concluíram todas as etapas da pesquisa, destes 84% (16) consideraram o aplicativo útil, 53% (10) ficaram muito satisfeitos com a ferramenta, 89% (17) a consideraram útil como ferramenta de aprendizagem e 100% concordaram que a instituição deveria ampliar a ferramenta contemplando todos os medicamentos padronizados. Conclusão: A ferramenta foi bem aceita entre os potenciais usuários, e poderá ser útil para facilitar o acesso à informação segura durante a elaboração da prescrição médica, pretendendo contribuir para a redução das inadequações nas mesmas.
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    Desenvolvimento de competência para o uso da ultrassonografia como guia para realização de acesso venoso central na residência médica
    (2019-09-24) Almeida, Cícero Tibério Landim de; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;
    Introdução: O acesso venoso central é um procedimento invasivo realizado comumente em pacientes graves internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vários estudos demonstram que a utilização do ultrassom (US) como guia no acesso venoso central aumenta a taxa de sucesso, reduz o número de complicações e melhora a segurança do paciente. Nas últimas décadas, observa-se um número crescente de estudos apontados para a necessidade da formação por competências no âmbito da residência médica. Objetivo: Elaborar um modelo de treinamento com métodos ativos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competência para utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções de veia jugular interna. Método: Estudo tipo pesquisa-ação, de caráter exploratório, prospectivo, envolvendo 43 participantes, sendo 31 residentes médicos, nove preceptores do programa de terapia intensiva e três do programa de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes. Foram realizados quatro cursos teórico-práticos utilizando um modelo de peito de frango resfriado para punção central guiada por ultrassom. Todos realizaram teste pré e pós-treinamento, avaliação de desempenho pelo Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) nos domínios: domínio 1: Conhecimento prévio; domínio 4: habilidade técnica e domínio 10: Conjunto (habilidade geral) e avaliação do curso. Além da análise descritiva dos dados foi utilizado o teste do coeficiente alfa de Cronbach para avaliação da confiabilidade das respostas entre os participantes. Para comparação de desempenho entre residentes e preceptores utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis e o teste de Mann-Whitney para comparação entre gêneros. Resultados: Os modelos de avaliação aplicados apresentaram boa consistência e confiabilidade, tanto na avaliação da atividade (α=0,894) quanto no DOPS (α=0,719), sendo a consistência e confiabilidade quase perfeita e substancial, respectivamente. O modelo de treinamento prático foi considerado adequado por 100% dos participantes. A avaliação com DOPS mostrou desempenho predominante no estrato satisfatório dos participantes, sendo 63%, 76% e 84% para conhecimento, habilidade técnica e habilidade geral, respectivamente. Conclusão: O modelo de treinamento utilizando o peito de frango é exequível, bem aceito e permitiu desenvolver a competência na utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções. A utilização do DOPS mostrouse confiável e relevante como ferramenta de avaliação que confira autenticidade profissional.
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    Desenvolvimento de competências em ecocardiografia do médico residente em cardiologia
    (2019-05-30) Fonseca, George Paulo Cobe; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; Andrade, Cléber de Mesquita; ; Medeiros, Paulo José de;
    As Residências Médicas representam o padrão ouro para a formação de especialistas, sendo realizadas através de treinamentos supervisionados por preceptores experts, no próprio ambiente de trabalho, muitas vezes sem um planejamento curricular e sem uma formação educacional adequadas. Mudanças curriculares na educação médica vêm sendo discutidas nas últimas décadas, visando uma formação mais humanista e resolutiva, com modelos avaliativos e certificações mais consistentes. Os currículos orientados por competência têm sido observados em programas de treinamento de diversas áreas da saúde, já sendo uma realidade bem estabelecida na educação médica nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, não há um consenso em relação a metodologia de treinamento em ecocardiografia para o residente médico de Cardiologia, nem as competências mínimas necessárias, tampouco um sistema avaliativo que conceda uma característica formativa. Este projeto teve como finalidade utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem para aperfeiçoar o desenvolvimento de competências em ecocardiografia do residente médico em cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, que envolveu os residentes da cardiologia do HUOL, residentes provenientes de outras instituições nacionais e os preceptores de ecocardiografia do HUOL, sendo desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Revisão da literatura 2) Desenvolvimento de um instrumento avaliativo (DOPS - Direct Observed Procedural Skills), capacitação dos preceptores e aplicação do instrumento 3) Construção coletiva da matriz de competências em ecocardiografia para o residente de cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificada para obtenção do consenso entre os especialistas. A descrição dos domínios a serem avaliadas pelo DOPS foram desenvolvidas coletivamente pelos especialistas e o instrumento foi aplicado a 10 residentes de cardiologia durante o projeto, sendo 07 residentes do HUOL e 03 de outras instituições nacionais. Os encontros avaliativos, registrados através do DOPS, permitiram uma análise descritiva de vários aspectos técnicos e educacionais, fortalecendo a relação preceptor-residente. O consenso da Matriz de competências em ecocardiografia foi alcançado já na primeira rodada da estratégia Delphi modificada, com uma elevada taxa de concordância, com mais de 50% entre todas as competências e domínios apresentados, sendo o painel de especialistas constituído por 05 participantes (83,3%) dos selecionados inicialmente. A incorporação de ferramentas e estratégias ativas de ensinoaprendizagem permitiu a uniformização e padronização do treinamento em ecocardiografia do HUOL e aperfeiçoamento na aquisição de competências determinadas.
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    Desenvolvimento de ferramenta educacional digital para apoiar o ensino do exame urodin mico nos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-07) Silva, Rodolfo Alves da; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; http://lattes.cnpq.br/5226898948946907; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira; Bella, Zsuzsanna Ilona Katalin de Jarmy Di
    Introdução. O exame urodinâmico é uma ferramenta diagnóstica que avalia as funções de armazenamento e esvaziamento da bexiga. O exame é complexo, apresenta indicações precisas e exige interpretação e análise crítica dos seus resultados. O conhecimento em urodinâmica e das disfunções do trato urinário inferior está entre as competências almejadas para os médicos residentes de ginecologia e obstetrícia, todavia, não existe padronização do ensino desta temática em muitos serviços de residência médica. A educação mediada por tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de capacitação qualificada para profissionais de saúde com impacto na melhoria dos serviços ofertados. Nos programas de residência médica, essa estratégia educacional oferece oportunidades para reforçar os conceitos aprendidos e explorar outros não contemplados no período de formação. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta educacional digital para ensino do exame urodinâmico dentro dos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia. Métodos: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, em que se utilizou o Design Instrucional Contextualizado para nortear o processo de construção do conteúdo educacional digital. Resultados: Entre março de 2023 e fevereiro de 2024, desenvolveu-se um módulo educacional em urodinâmica, aberto e gratuito, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). O módulo apresenta carga horária total de 30 horas e tem como público-alvo médicos residentes de ginecologia e obstetrícia. Os recursos educacionais utilizados de acordo com o design instrucional proposto constituíram-se de vídeos, gráficos, imagens, casos clínicos ilustrativos, textos complementares, questionários direcionados e glossários. Conclusões: A ferramenta mostra-se prática, de fácil acesso, oportuna ao aprendizado, com possibilidade de ampliar o ensino sobre urodinâmica nos programas de residência médica e promover a educação continuada nas profissões de saúde.
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    Desenvolvimento de uma ferramenta digital para auxílio na educação de profissionais da saúde sobre a determinação de morte encefálica
    (2018-12-13) Correia, Carlos Eduardo Rocha; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; ; Medeiros, Paulo José de; ; Braga Neto, Pedro; ; Diniz, Rosiane Viana Zuza;
    Com o avanço tecnológico da Medicina, pacientes passaram a ser mantidos através de ventilação mecânica e drogas vasoativas apesar da lesão completa e irreversível do encéfalo. O diagnóstico preciso da Morte Encefálica (ME) reduz custos, abrevia o sofrimento da família, aumenta a disponibilidade de leitos em terapia intensiva e a oferta de órgãos para transplante. Diretrizes foram criadas para uniformizar os parâmetros diagnósticos, mas o conhecimento dos estudante de medicina e profissionais médicos tem se mostrado insuficiente. Com objetivo de fornecer uma ferramenta de ensino pra auxiliar na capacitação de profissionais da saúde, foi desenvolvido um aplicativo para computadores e dispositivos móveis com as orientações necessárias para determinação de ME, utilizando imagens, vídeos e conteúdo interativo. Foram utilizados software para criação e animação de modelos 3D (MakeHuman e Blender) e uma plataforma de criação de jogos digitais (Unity). Versões para os diversos sistemas operacionais (iOS, Android, macOS, Windows e Linux) serão disponibilizadas em repositórios na internet e lojas de aplicativos móveis.
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    Desenvolvimento e validação de indicadores de boas práticas de segurança do paciente: Projeto ISEP-Brasil
    (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, 2016-09-19) Batista, Almária Mariz; Gama, Zenewton André da Silva; Saturno-Hernández, Pedro Jesus; Freitas, Marise Reis de; Ribeiro, Denise Nieuwenhoff Cardoso; Medeiros, Paulo José de; Barreto, Analúcia Filgueira Gouveia; Lira, Benize Fernandes; Medeiros, Carlos Alexandre de Souza; Vasconcelos, Cilane Cristina Costa da Silva; Silva, Edna Marta Mendes da; Faria, Eduardo Dantas Baptista de; Dantas, Jane Francinete; Neto Júnior, José Gomes; Medeiros, Luana Cristina Lins de; Sicolo, Miguel Angel; Fonseca, Patrícia de Cássia Bezerra; Costa, Rosângela Maria Morais da; Monte, Francisca Sueli; Melo Neto, Veríssimo de
    Um monitoramento eficaz da segurança do paciente precisa focar a implantação de práticas baseadas em evidências que evitem danos desnecessários ligados à assistência à saúde. O objetivo do Projeto ISEP-Brasil foi desenvolver e validar indicadores de boas práticas de segurança do paciente para o contexto brasileiro. Tomou por base a tradução e adaptação dos indicadores validados no Projeto ISEP-Espanha, além do documento Safe Practices for Better Healthcare do National Quality Forum dos Estados Unidos, que possui 34 recomendações de boas práticas. Realizou-se validação por um painel de 25 especialistas e análise da confiabilidade e viabilidade em um estudo-piloto realizado em três hospitais com diferentes tipos de gestão (estadual, federal e privada). Aprovaram-se 75 indicadores de boas práticas (39 de estrutura; 36 de processo) para 31 das 34 recomendações. Os indicadores foram considerados válidos, confiáveis e úteis para o monitoramento da segurança do paciente em hospitais brasileiros
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