Navegando por Autor "Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de"
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TCC Conhecer para preservar: uma análise diagnóstica das condições de preservação e conservação dos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-18) Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Neta, Antônia Freitas; Marques, Tércia Maria Souza de MouraEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal identificar as condições de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Central Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para obter respostas a cerca das questões de preservação e conservação da referida unidade, foram utilizados como recursos metodológicos entrevistas e coletas de dados de temperatura, umidade e luminosidade, além do convívio nas dependências da referida biblioteca para se inteirar das práticas diárias dos diversos setores no seu fazer diário, sendo, portanto, um estudo de caso. Assim, no decorrer desta pesquisa, verificou-se que existe uma consciência sobre a necessidade da preservação e conservação do acervo. Contudo, devido à falta de uma política e de um manual de preservação e conservação, as práticas neste sentido ainda requerem um considerável avanço, assim como também é necessária a presença de um profissional com conhecimento na área para que sejam tomadas as devidas providências no tocante à elaboração das políticas e confecção de manual para estabelecer medidas padronizadas em todos os setores da biblioteca. E, para além desta questão, são necessárias também algumas intervenções no prédio central e no prédio anexo, para a resolução de problemas estruturais dessas edificações. Foram apresentadas propostas de intervenção para que se possa reverter o quadro atual das condições ambientais dos locais que abrigam as diversas coleções da BCZM.TCC O ingênuo potiguar: a pintura Naïf no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-09) Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques de; Andrade, Erasmo Costa; Pinheiro, Evanir de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal a produção da pintura Naïf, no Rio Grande do Norte. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, que gerou a discussão do conceito de arte naïf, sua historiografia, seus principais expoentes no mundo e no Brasil. Como a arte naïf tem uma forte ligação com a cultura popular, fizemos uma pequena descrição das nossas heranças culturais desde a Grécia, berço da civilização ocidental até o século XIX, momento em que se começa a discutir na Alemanha o que viria a ser a cultura popular, até chegarmos à compreensão da cultura popular brasileira. Após consulta em catálogos de exposições e do Inventário das Artes Visuais do Rio Grande do Norte, conseguimos levantar um total de 48 pintores naïfs no estado. Destes, selecionamos 9 (residentes em Natal) para a realização de entrevistas semi- estruturadas que foram estudadas segundo conceitos propostos por Roger Chartier. Em seguida, as obras dos mesmos artistas foram analisadas, segundo os conceitos de apropriação e representação de Erwin Panofsky. Nestas entrevistas pudemos constatar que suas obras e seus discursos são um reflexo do mundo e da cultura nos quais estes artistas estão inseridos. Por fim, este trabalho verifica que, embora ainda não inserida nos estudos da academia e desconhecida por uma parcela da população do Estado, a produção naïf do Rio Grande do Norte é intensa e profícua.