Navegando por Autor "Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira"
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TCC Implementação de manuais de condutas clínicas na atenção básica do interior potiguar: relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Farias, Thomaz de Araujo; Amorim, Érico Gurgel; https://orcid.org/0000-0003-3473-2077; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7114882867316989; Duarte, Fernando Hiago da Silva; http://lattes.cnpq.br/8688377121199493No contexto da Saúde no Brasil e no mundo, existe uma necessidade crescente de ferramentas práticas e eficazes para auxiliar os profissionais da área na sua rotina de atualização e prática diária. Essa demanda surge frente à massiva quantidade de produções científicas que surgem dia após dia, tornando humanamente impossível absorver todo o conhecimento produzido. Ao condensar as informações em um único manual de forma simplificada, é possível alinhar fluxos, evitar incongruências no cuidado aos usuários e facilitar o acesso à informação por diversas classes de trabalhadores. Assim, com a intenção de suprir parte dessa demanda de instrumentalização dos serviços de atenção primária, esse trabalho traz como objetivo a produção de um relato de experiência acerca da criação e implementação de manuais de condutas clínicas na Unidade Básica de Saúde Prefeito José Vilani de Melo Lula (Currais Novos – RN). Os materiais produzidos durante a Residência de Medicina de Família e Comunidade foram direcionados ao manejo da hipertensão arterial sistêmica e rotinas de pré-natal, utilizando uma linguagem acessível para todos os trabalhadores do serviço. Buscou-se relatar desde o processo de construção dos manuais, apresentação à equipe, dificuldades e potencialidades desse tipo de intervenção sobre tal cenário. Em um primeiro momento, a implementação desses manuais resultou em melhorias significativas no alinhamento de trabalho da equipe, fomentando uma padronização dos cuidados, bem como proporcionou a criação de um espaço de discussão coletiva dentro da UBS. Desafios estiveram presentes durante o processo, como a dificuldade de organização a agenda da equipe para os encontros e a dificuldade de produção dos manuais físicos. Contudo houve uma ótima receptividade dos servidores acerca da intervenção, abrindo margem para expansão dessas ferramentas para outros temas, possibilidade de abrangência para mais unidades de saúde e ampliação da participação de outros setores no processo.Livro Manual de orientações gerais para atuação de estudantes e de Residentes da atenção básica durante a pandemia de COVID-19(Ed. dos Autores; Editora e Gráfica Ideal, 2021) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Matos Segundo, Jair; Brandão, Miriam de AndradeO presente documento tem o intuito de divulgar as ações propostas a serem efetivadas durante o período de duração da pandemia de COVID-19, a fim de fornecer orientações que guiarão a proteção individual e coletiva dos estudantes e dos residentes de instituições de saúde no Brasil.Produto Educacional Plano de ensino da disciplina de estágio em medicina rural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Medeiros, Maria Clara Batista de OliveiraPlano de ensino apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPGETIM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como produto de Dissertação de Mestrado “Proposta de Criação de Estágio em Medicina de Família e Comunidade de uma Instituição Federal de Ensino do Interior do Rio Grande do Norte”.Dissertação Proposta de criação de estágio em medicina rural no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de uma instituição federal de ensino do interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Medeiros, Maria Clara Batista de Oliveira; Braga, Liliane Pereira; Santos, Marcelo dos; 29029763809; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/7114882867316989; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7524673192165525; Trindade, Thiago Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814Introdução: A formação do residente de Medicina de Família e Comunidade tem que estar voltada para o manejo da realidade vivenciada na Atenção Primaria à Saúde (APS). Neste contexto, a vivência com a medicina rural torna-se algo primordial na formação do futuro médico de família, haja vista a necessidade de ofertar um serviço adequado para as populações destas áreas e de acordo com os contextos gerais vivenciados por elas. Objetivo: Propor a criação de estágio em medicina rural no programa de residência em Medicina de Família e Comunidade de uma instituição federal de ensino do interior do Rio Grande do Norte. Metodologia: Projeto construído em duas etapas: 1) uma revisão integrativa e; 2) elaboração de um produto. Após a realização da primeira etapa, elencaram-se 04 artigos apenas, considerando a temática envolvida. Para fornecer mais subsídios para construção da proposta, utilizou-se da literatura cinzenta e a consulta a experts que tenham tido vivência com a temática. A partir de então, ocorreu à elaboração do projeto pedagógico do estágio em medicina rural. Resultados: o estágio em medicina rural se enquadrará na modalidade de teórico-prático, tendo duração de 30 dias e sendo de caráter obrigatório, com carga horária de 160 horas. As atividades práticas serão desempenhadas na Equipe de Saúde da Família na qual o residente estará alocado. As atividades teóricas seguirão o cronograma definido pela coordenação do programa de residência. Conclusão: Os estágios externos são fundamentais na formação de residentes, em especial, o estágio de medicina rural, considerando principalmente o contexto de cidades do interior do estado do Rio Grande do Norte, formadas por uma parcela importante de população rural. Tal feito irá melhorar a qualidade do serviço de saúde prestado à população, que por vezes é desassistida neste sentido, e habilitar residentes para prestar tal serviço.