Navegando por Autor "Medeiros, Marcos Vinícius Seabra de"
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TCC Narrativa(s) em jogo: a ciberpublicidade fílmica de The Last of Us Part II e suas implicações éticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Medeiros, Marcos Vinícius Seabra de; Carvalho, Breno da Silva; Lopes, John Willian; Oliveira, Raquel AssunçãoO processo de convergência dos meios de comunicação alterou a forma que se cria e se consome conteúdo na sociedade. Nesse cenário, o uso da ciberpublicidade tornase imprescindível na divulgação de produtos culturais globais que, além de engajar o público, ainda possibilitam a criação de uma relação de fidelidade entre audiência e marca. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão ética sobre a manipulação das narrativas transmídias usadas na ciberpublicidade de lançamento de The Last of Us II. A reflexão teórica para o trabalho aborda discussões sobre narrativas em jogos, transmídia, ciberpublicidade e ética a partir de autores, como Cândida Vilares Gancho, João Anzanello Carrascoza, Henry Jenkins, Gino Giacomini Filho entre outros. Metodologicamente, com base em Raquel Recuero e Robert Kozinets, foram analisados os filmes ciberpublicitários criados para a campanha de divulgação do jogo, lançado em 2020 pela produtora Naughty Dog e distribuído pela Sony Interactive Entertainment para o Playstation 4. Este debate público é urgente e imprescindível para o melhor entendimento das estratégias da ciberpublicidade. Ao final da análise constatou-se que alguns dos filmes ciberpublicitários distorcem a narrativa do jogo para a criação das peças. Desta forma, identifica-se um recurso antiético na construção das soluções comunicacionais, o que fragiliza a percepção sobre o discurso criado, comprometendo a relação de consumo com a marca e crença no conteúdo desenvolvido sobre o jogo a ser lançado.