Navegando por Autor "Medeiros, Marcos Fernando Machado de"
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TCC A análise da aceitação e do uso do processo administrativo eletrônico no tribunal regional eleitoral do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Gurgel, Vanessa Maria de Paiva; Martins, Daniel de Araújo; Feitor , Carlos David Cequeira; Medeiros, Marcos Fernando Machado deEste trabalho tem como objetivo principal analisar o grau de aceitação e uso do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Para esse fim, a presente pesquisa revela-se de caráter descritivo e de abordagem qualitativa e quantitativa. Para atingir este objetivo, foi realizada uma breve revisão de literatura acerca de Sistemas de Informação Gerencial, e dos respectivos modelos teóricos desenvolvidos, são eles: Teoria da Ação Racional (TRA), Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), modelo esse que será utilizado como base para a realização deste trabalho, por ser o mais conhecido e utilizado no campo de sistemas de informação. A partir disso, foi elaborado um questionário, sendo este, o instrumento de pesquisa utilizado neste estudo, e com os resultados obtidos foram elaborados planos de sugestões de melhorias acerca da aceitação e uso de tecnologia. Aplicado o questionário, a partir de uma visita na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, obteve-se uma participação de 48 respondentes válidos, sendo todos usuários do Processo Administrativo Eletrônico. Uma vez efetuada a coleta de dados, foram adotadas técnicas estatísticas auxiliando na compreensão do que foi consultado. Como resultado do estudo, tornou-se possível aferir que os usuários apresentam-se satisfeitos com a ferramenta, assim como concordam que o sistema contribui em diversos setores de atuação para o desenvolvimento das atividades diárias realizadas no TRE/RN.TCC A influência de operações da polícia federal sobre indicadores do mercado financeiro brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cavalcanti, João Paulo Gil; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Othon, Marco Aurélio de Albuquerque; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO seguinte trabalho aborda algumas das maiores recentes operações da Polícia Federal contra a corrupção dos últimos tempos. São elas a Operação Lava Jato, a Operação Zelotes e a Operação Acrônimo. Após listar e descrever os fatos que ocorreram em tais operações, traça-se uma linha do tempo de alguns indicadores financeiros que tentam mostrar a situação do Brasil, para com isso tentar entender a relevância desse combate à corrupção com a situação econômica do país. Os indicadores utilizados foram o câmbio Dólar/Real, o Índice Bovespa além da Curva CDS que representa o Risco Brasil. Pode haver diversas variáveis que influenciem esses índices (não levadas em consideração) e não apenas os eventos de corrupção. Destaca-se também que, para futuras pesquisas, seria aconselhável comparar amostra antes da deflagração dessas operações e amostra após a deflagração, bem como levar em consideração outras variáveis econômico- financeiras, a fim de explicar melhor a variabilidade dos índices em questão.Dissertação Ações orientadas para gestão de processos de projeto para a implantação do BIM na DINFRA da Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Sousa Júnior, Washington Luiz de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4467436129811262; Freitas, Cleirton André Silva de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Nos últimos anos, foram editados vários normativos (decretos e leis) para que a Modelagem da Informação da Construção fossem disseminada em estruturas organizacionais do poder público. Essa modelagem é baseada na metodologia da Building Information Modelling (BIM), uma tecnologia de modelagem associada a processos, para produzir, comunicar e analisar modelos da construção. Diante de uma estrutura organizacional dependente uma gestão de processos eficiente para sua implantação, este trabalho objetiva propor um conjunto de ações orientadas para a gestão de processos de projeto voltados a implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).Como forma de atingir esse objetivo, visa-se diagnosticar a situação atual do gerenciamento dos processos, analisandoos à luz da metodologia BIM, definir os processos críticos do setor e prioritários para implantação do BIM, propondo ações orientadas de gestão e elaboração de processos, voltados a área de atuação da Dinfra. Assim, os aspectos organizacionais e de gerenciamento poderão ser definidos e validados, criando um arcabouço para que a modelagem BIM possa ser implantada, gerando interfaces de eficiência e eficácia nas atividades de gestão, projetos, execução de obras e serviços de engenharia, manutenção e gestão BIM da diretoria de infraestrutura da UFCA para além do cumprimento legal previsto pelos decretos governamentais, mas como estratégia de otimização dos processos organizacionais. Como resultado, foram exprimidos a situação gerencial de processo na Dinfra/UFCA, as ações para o gerenciamento de processos, artefatos de modelo de gestão de processo, um fluxo de processos para projetos de engenharia e documentos para tramite administrativos na UFCA.Dissertação Administração de materiais: proposta de melhorias no gerenciamento de estoque do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju(2018-02-16) Silva, Antônio Fabrício Soares Bispo Santos; Dias, Thiago Ferreira; ; ; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; Medeiros, Marcos Fernando Machado de;O presente projeto de intervenção visa contribuir com propostas de melhorias no gerenciamento de materiais de consumo, do setor de almoxarifado do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Neste sentido, a administração pública deve buscar integrar e coordenar o fluxo logístico de material para um melhor e efetivo alcance no gerenciamento dos recursos públicos aplicados em custeio, onde o enfoque esteja voltado para impactos importantes na eficiência e de controle de gastos, na tentativa de maximizar os recursos investidos, melhorando o desempenho organizacional e reduzindo custos. Para isso, as ações propostas aqui buscaram envolver o aprimoramento de atividades de recebimento, armazenamento e distribuição de materiais, além da utilização de ferramentas gerenciais para classificação e reposição de materiais, inexistentes então no setor. Para atingir os objetivos, foram realizadas coletas de dados, através de entrevista de roteiro semi-estruturada, pesquisa documental e um grupo focal, onde os dados foram analisados por meio da técnica analise de conteúdo, sendo possível então, diagnosticar os problemas internos do setor e suas causas, e com base na teoria e estudos anteriores fundamentados neste projeto, propor um novo modelo com ações de melhorias viáveis de implementação em seus procedimentos, em razão do seu contexto organizacional e suas reais necessidades. Assim, este estudo de caso de caráter diagnóstico, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada qualitativa e exploratória. Os resultados apontaram falhas nos procedimentos de receber (recepção, descarga, acolhimento e conferência), armazenar (estocagem e reposição) e distribuir (separação e expedição), onde as principais causas detectadas que produzem esses efeitos negativos nas atividades do setor de almoxarifado são provenientes da falta de espaço físico e estrutura, equipamentos, mão-de-obra e ferramentas de gestão. Pretende-se com o novo modelo proposto para o gerenciamento de materiais, viabilizar a implantação de métodos científicos no gerenciamento de estoque no setor, e mais ainda, ajustes nas atividades de recebimento, armazenamento e distribuição, para que garantam informações precisas e acuradas de estoque, como também proteção aos materiais e funcionários.TCC O administrador escolar como articulador da formação continuada dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Nunes, Luiza Anicimária de Menezes; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emília Costa; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO trabalho que se segue tem como objetivo geral conhecer como práticas do gestor escolar podem favorecer a formação dos professores. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cuja população é compreendida pela gestora de uma escola da rede municipal de ensino da região oeste do RN e a amostra é a não probabilística. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista on-line. Como procedimentos de coleta de dados, além da entrevista com a gestora, realizou-se a pesquisa documental, e assim, os dados obtidos revelam que o papel do gestor escolar é imprescindível para a qualificação profissional dos professores e obtenção dos melhores resultados possíveis no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, muitos são os desafios enfrentados pelo gestor escolar quanto aos recursos financeiros que precisam dispor para o favorecimento de formação continuada dos professores. Diante desse cenário, com a liderança que dispõe, ainda consegue estabelecer parcerias com profissionais especializados e realizar as devidas formações.TCC Adoção do kanban para a gestão dos riscos no processo pregão de uma instituição federal de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Oliveira, Thiago de; Medeiros Júnior, Josué Vitor; Medeiros Júnior, Josué Vitor; Gurgel, André Morais; Medeiros, Marcos Fernando Machado deA Governança Pública vem sendo propagada por mecanismos de controle que operam com força de lei em entidades e órgãos da administração pública direta e indireta, determinando seu modus operandi e apoiando o alcance dos seus objetivos alinhados com o interesse público. Um desses mecanismos caracteriza-se como a Gestão de Riscos. Muito embora o tema seja significativamente novo, há uma constante intensificação desse gerenciamento no setor público, de maneira que as instituições estão desenvolvendo modelos próprios e adequados à sua realidade para a mitigação dos riscos. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar a adoção e os resultados da técnica kanban para o controle e gerenciamento dos planos de ação de mitigação dos riscos de um processo do setor de licitações de uma Instituição Federal do Ensino Superior. Caracterizado como qualitativo, a abordagem utilizada no trabalho foi o estudo de caso, bem como a Pesquisa-ação para a implantação da gestão de riscos no setor. Para coleta de dados, adotou-se a estratégia da triangulação, com a utilização do workshop, observação participante e grupo focal. A presente pesquisa, do ponto de vista dos seus resultados, também é descritiva, sendo os dados analisados na ótica da Análise de Discurso e Análise de Conteúdo. Contudo, os resultados comprovam que a técnica kanban conseguiu tornar o controle e execução das ações eficiente, de maneira que 75% dessas ações foram realizadas, resultando na diminuição das ameaças, resolução de problemas, otimização e eficiência no processo, bem como no alcance dos objetivos do processo para a instituição, agregando valor ao macroprocesso de compras. Por fim, o Melhor Dimensionamento do Trabalho apresenta-se como um avanço na literatura sobre os benefícios que o kanban pode proporcionar quando bem implementado.TCC Análise comparativa dos ciclos de planejamento 2009-2011 e 2012-1016 implantados no Ministério Público do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Melo, Maria Gabrielly Francisco de; Dias, Thiago Ferreira; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Cunha, Abdon Silva Ribeiro daO novo cenário emergido na administração pública, após a reforma gerencial de 1995, imprimiu novo modelo de gestão nas instituições públicas. O foco, que antes era dirigido aos processos, volta-se para os resultados. Os anseios dos cidadãos passam a ser prioritários. Nessa toada, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte inciou seu processo de modernização e restruturação organizacional no ano de 2007, haja vista a sua competência e o seu importante papel perante à sociedade civil. À vista disso, incorporou uma gestão estratégica em seu âmbito, por meio da adoção de tecnologias gerenciais através do uso da ferramenta Planejamento Estratégico. Considerado um caso de sucesso, o processo estratégico desenvolvido em seu âmbito resultou em uma gama de lições. Todavia, em que pese que a implantação seja considerada eficiente, falhas no processo de execução e monitoramento prejudicaram a mensuração dos seus resultados. Em vista disso, o presente trabalho busca realizar uma análise comparativa entre os dois ciclos de planejamento 2009-2011 e 2012-2016, com vistas a identificar as principais lições aprendidas pelo órgão. Pôde-se extrair do caso estudado, que o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte é uma instituição de referência no Estado no âmbito da Gestão estratégica voltada para resultados.TCC Análise da aceitação e do uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Justiça Federal no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Leonardo Pereira da; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Ferreira, Antônio Carlos; Teixeira, Jeanne Christine MendesDiante de uma estrutura organizacional hierarquizada e burocrática, a administração pública vem evoluindo nos últimos anos, principalmente com a inserção das tecnologias nas soluções de problemas que causavam grandes gargalos no bom andamento das organizações. Esse trabalho procura descrever as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) utilizado na área administrativa da Justiça Federal no Rio Grande do Norte; aferir o grau de aceitação e uso do sistema no desenvolvimento de suas atividades dos servidores e verificar as implicações do grau de aceitação e uso percebidos para a gestão da organização. Para tanto, foi utilizado o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), Davis (1986). Além da pesquisa bibliográfica, foi utilizada a quantitativa e descritiva tendo como método de pesquisa o tipo survey on-line. Foram 81,54% respondentes do total de 65 questionários enviados. Alguns aspectos relevantes ficaram com a facilidade de uso percebida, onde 58,5% concordam totalmente que o SEI é fácil de usar; a utilidade percebida teve uma maior aceitação, onde 84,9% afirmaram que concordam totalmente que o SEI é útil para o trabalho. Houve uma pequena discordância quando perguntado se o SEI não exigia esforço mental, 13,2% afirmaram discordarem parcialmente. Diante dos dados, podemos afirmar que o sistema atende as necessidades da instituição e tem uma ótima aceitação pelos servidores, mas que ainda necessita de melhorias.TCC Análise da adoção do teletrabalho sob a ótica da inovação pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Lima, Fabiana Morais; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; https://lattes.cnpq.br/3227977214898937; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Macedo, Marconi Neves; https://orcid.org/0000-0002-8684-2983; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva de inovação no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a partir da visão dos servidores em teletrabalho. Com a pandemia de COVID-2019, houve a uma necessidade de rápida adaptação dos modelos de trabalho, no setor público o teletrabalho se mostrou uma solução para o momento, além disso a evolução de práticas de inovação pública tem se tornado necessária para se adaptar às necessidades da sociedade. Assim o trabalho tem a seguinte problemática: Como a adoção do teletrabalho é vista sob a ótica da inovação pública no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte? Para responder essa pergunta se faz necessário resgatar os conceitos de inovação no setor público, além das suas barreiras e facilitadores, como também a importância da cultura de inovação e análise da adoção do teletrabalho em setores públicos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com abordagem descritiva quantitativa, sendo uma pesquisa de natureza científica, na área das ciências sociais aplicadas, voltada para a gestão pública. Foi realizada no Ministério Público do Rio Grande do Norte no setor de Gestão de Pessoas, entre outubro e novembro de 2022, onde se analisou o conteúdo obtido por meio de entrevistas com várias pessoas ligadas ao teletrabalho e com levantamento documental. Ademais, é visto que o teletrabalho está bem consolidado na instituição com suas vantagens e desvantagens. É notado também, que o Ministério Público do Rio Grande do Norte tem se mostrado aberto a iniciativas inovadoras que fomentem a cultura de inovação e os servidores em teletrabalho do setor de gestão de pessoas, têm percepção das ações investidas na organização, o que fortalece novas ideias na organização.TCC Análise da eficiência do gasto público em educação dos municípios do Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos Junior, Gentil Lucio dos; Jesus, Andréa Cristina Santos de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Pereira, Marcelo Henrique NevesEste trabalho apresenta uma análise de eficiência do gasto público em educação nos municípios do Seridó do Rio Grande do Norte. Foram elencados com DMUs os 23 municípios seridoenses. O método utilizado para medição de eficiência foi a DEA CCR com orientação para produtos. As variáveis insumos foram representadas pelo gasto per capita com aluno no ensino fundamental (variável controlável) e pelo os índices de desenvolvimento humano municipal de cada município (variável não controlável). A variável produto foi representada como as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada DMU. Os dados coletados compreendem os anos entre 2008 a 2013. Os resultados encontrados apontam que apenas uma rede de ensino foi eficiente durante todo o período em análise, sendo um benchmark para os demais municípios ineficientes.Dissertação Análise da governança organizacional do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Oliveira, Jailma Fernandes da Silva; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; http://lattes.cnpq.br/5389203073663403; Mendonça, Cláudio Márcio Campos de; Dias, Thiago FerreiraO presente trabalho teve como objetivo geral analisar a governança organizacional do Instituto TécnicoCientífico de Perícia do Rio Grande do Norte. A tipologia da pesquisa classifica-se, quanto à natureza, como aplicada; do ponto de vista dos objetivos, exploratória e descritiva; com relação aos procedimentos técnicos, como bibliográfica e documental; e abordagem do problema classifica-se como qualitativa. A coleta de dados envolveu a realização de um Grupo Focal e levantamento documental. Para o tratamento e análise dos dados coletados foram adotadas as estratégias da análise de conteúdo de Bardin, estruturada em três categorias: liderança, estratégia e controle. Além disso, a pesquisa observou rigorosamente os princípios éticos estabelecidos pela Resolução n° 510/2016- Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, que determina diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se, a partir do levantamento bibliográfico, a adoção de instrumentos de liderança, estratégia e controle são essenciais para a boa governança organizacional. Além disso, verificou-se que, embora alguns instrumentos ainda não sejam adotados, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte passa por um processo de elaboração e implementação de diversos dispositivos que corroboram para uma boa governança conforme a literatura estudada. Contudo, afere-se a necessidade de maior envolvimento da alta gestão na implementação desses instrumentos, principalmente aqueles relacionados à monitoramento e avaliação da estratégia organizacional, assim como da gestão de ética.TCC Análise da qualidade do serviço da unidade de orientação empresarial no Sebrae Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cachina, Heloísa Beatriz de Azevedo; Araújo, Matilde Medeiros de; Dantas, Claudio Bezerra; Medeiros, Marcos Fernando Machado deA presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar o nível de satisfação quanto a qualidade do serviço oferecido pela Unidade de Orientação Empresarial, setor que faz parte do SEBRAE Natal. Com a globalização, as organizações estão em constante busca pela inovação e progresso, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Portanto, é importante que a empresa, apresente diferenciais, para atrair, satisfazer e fidelizar seus clientes, para que a organização possa alcançar o sucesso. Para que isto ocorra, é importante que a empresa tenha conhecimento aprofundado das necessidades dos seus clientes e suas exigências. O embasamento teórico, foi fundamentado em uma explanação sobre a gestão da qualidade, qualidade dos serviços e a Escala SERVQUAL. Sendo assim, foi feita uma pesquisa para identificar a expectativa e percepção dos clientes com relação ao atendimento do setor, abrangendo as dimensões: aspectos tangíveis, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Foram entrevistados 100 clientes da Unidade de Orientação Empresarial do SEBRAE Natal, no período de 16 a 24 de maio de 2017. Os resultados da análise dos dados mostraram que os clientes do SEBRAE Natal estão satisfeitos com os serviços prestados pela Unidade de Orientação Empresarial, pois a pesquisa obteve resultados positivos no que tange todas as cinco dimensões. Entretanto, apesar do resultado de satisfação, é fundamental que a organização saiba que para atender às necessidades de seus clientes, devem haver pesquisas periódicas, a fim de estar sempre segmentando e entendendo o que o seu cliente precisa, para que assim, a organização possa continuar a atender às expectativas seus consumidores.TCC Análise da qualidade dos serviços oferecidos em uma loja de automóveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Álvares, Allan Kardec Andrade; Fernandes, Leandro Trigueiro; Ferreira, Antônio Carlos; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do serviço percebida pelos clientes em uma concessionária de automóveis novos e seminovos, por meio da Escala SERVQUAL. A Allan veículos é tida como uma referência no mercado local de revenda de automóveis e há 29 anos vem oferecendo ao mercado automóveis e serviços de qualidade, a um preço justo. Pode-se ser classificada como exploratória descritiva. A pesquisa foi realizada com 64 clientes, utilizando um questionário de 22 itens, que eram avaliados em escala Likert de 5 pontos. Usando uma ferramenta de avaliação da qualidade, a Escala SERVQUAL, foi possível se mensurar em cinco dimensões a qualidade que é esperada pelo cliente quando ele entra na loja, e sua percepção sobre a avaliação que ele pode fazer sobre o serviço. O trabalho mediu as expectativas e percepções que os consumidores possuem sobre a qualidade do serviço oferecido e qual o GAP que é formado entre eles, mostrando quais os pontos que se apresentaram mais críticos a empresa e devem sofrer intervenção. A pesquisa mostrou que a empresa apresenta pontos críticos em duas dimensões, Tangibilidade e Confiabilidade. Do qual foi proposto através de um 5W2H um plano de ação, com medidas corretivas para aprimorar a qualidade oferecida nessas dimensões.No final do estudo, pode se observar as vantagens que a ferramenta traz à empresa, quais suas limitações e falhas e as sugestões de melhoria que podem ser adotadas na companhia para aperfeiçoar a qualidade do serviço.TCC Análise das políticas de segurança da informação em um órgão público federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santana, Cesar Henrique Souza de; Martins, Daniel de Araújo; Feitor, Carlos David Cequeira; Medeiros, Marcos Fernando Machado deNa atual sociedade da informação, a TI, ganhou verdadeiro protagonismo no ambiente corporativo. Com a difusão dos recursos computacionais e da internet nas empresas, tanto públicas como privadas, temas como a segurança da informação passaram a fazer parte da pauta atual dos negócios. O presente trabalho teve como propósito verificar as políticas de segurança da informação empregadas em uma instituição pública federal, utilizando-se como referência, as propostas determinadas pela ISO/IEC 17799:2005. Para tanto, este estudo empreendeu uma investigação de caráter descritivo. Foram executadas entrevistas semiestruturadas com dois servidores do setor de TI da organização examinada. Pautando-se nas informações coletadas, pôde-se identificar quais as práticas concernentes a segurança da informação estavam sendo praticadas na organização e se as mesmas estavam em consonância com a ISO. Além das entrevistas, foi feito um levantamento da bibliografia sobre o assunto. Por fim, verificou-se que o órgão objeto do estudo, atende grande parte dos requisitos determinados pela norma, apresentando como deficiência os domínios relacionados a pessoas e a gestão da continuidade do negócio. Em linhas gerais, a organização manifesta um bom potencial para que em um futuro próximo esteja de acordo com todas as diretrizes presentes na norma, corrigindo as atuais vulnerabilidades ressaltadas por esta pesquisa.TCC Análise das práticas de governança eletrônica nos portais governamentais das capitais nordestinas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Gomes, Maria Gabrielle Soares; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Costa, Maria Teresa PiresCom a expectativa de modernizar a Administração Pública, as Tecnologias de Informação e Comunicação foram implementadas nas organizações públicas. O governo eletrônico surge como uma forma de inovar e melhorar a prestação de serviços. Logo depois, é percebida a necessidade de incluir a sociedade na gestão dos processos públicos. Nesse sentido, a governança eletrônica desponta como um instrumento capaz de facilitar a interação entre Estado e sociedade. Sob esse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar as práticas de governança eletrônica implementadas pelos portais governamentais das capitais da região Nordeste. Para isso, realizou-se uma pesquisa que se caracteriza quanto aos objetivos como pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos como pesquisa netnográfica, e quanto à abordagem do problema como qualitativa-quantitativa. A amostra é intencional e é composta das nove capitais nordestinas do Brasil. Foi utilizado o índice de governança eletrônica elaborado por Mello (2009) e foram avaliadas práticas que são divididas nos subgrupos de: conteúdo, serviços, participação cidadã, privacidade e segurança e usabilidade e acessibilidade. Sendo assim, foram verificadas um total de 69 práticas para as nove capitais, o que resulta em um total de 621 práticas investigadas. Os resultados apontam que as práticas mais identificadas foram as de serviço, seguidas pelas de conteúdo, usabilidade e acessibilidade, participação cidadã e privacidade e segurança, nesta ordem. Além disso, dentre os municípios estudados, percebeu-se que Recife foi aquele que apresentou o maior Índice Geral dos Municípios Brasileiros, com 74,071% das práticas de governança eletrônica, em segundo lugar está Fortaleza com 67,632% e São Luís com 66,714%. No entanto, Maceió e Teresina são os obtiveram as menores pontuações, sendo respectivamente, 63,983% e 61,788%. Por fim, conclui-se que os sites pesquisados possuem características de governo eletrônico e precisam de mais atenção afim de melhorar os aspectos de governança eletrônica.Dissertação Análise de eficiência da política de assistência estudantil no processo de formação discente em uma universidade pública federal utilizando a análise envoltória de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Silva, Carlos Henrique Porfirio da; Dias, Thiago Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; http://lattes.cnpq.br/0288596027236349; Helal, Diogo Henrique; http://lattes.cnpq.br/5268265898312612; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209A administração pública com vistas a maximização do resultado deve primar pela alocação eficaz, eficiente e efetiva dos recursos públicos que estejam a sua disposição a fim de gerar entregas de valor público aos cidadãos. Dessa forma, gestores responsáveis pela implementação de políticas educacionais precisam estar atentos aos resultados de suas instituições frente a sociedade. A Taxa de Sucesso na Graduação, medida pela relação entre o número de matrículas e quantidade de alunos que concluíram a graduação, conjugado com o tempo gasto para conclusão do curso, serve como um dos parâmetros possíveis de se mensurar o quão próximo a instituição se encontra da eficiência na aplicação de recursos. Em contrapartida, em razão da Matriz OCC, quanto mais eficiente a IFES se apresentar mais recursos orçamentários o Ministério da Educação destina para na Lei Orçamentária Anual. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi aplicar a Análise Envoltória de Dados para delimitar o grau de eficiência na aplicação de recursos da política de assistência estudantil em cursos de graduação da UFCA, com o tratamento de banco de dados pelo software R. O qual obteve como resultado que a UFCA, apesar de demonstrar estar em evolução no desempenho, ainda não se mostrou eficiente na aplicação dos recursos disponíveis em comparação com os retornos esperados. Bem como, os cursos de Administração, História, Engenharia Civil e Medicina delimitaram a fronteira de eficiência no período pesquisado.TCC Análise do processo de mentoria na percepção dos estagiários da Cosern(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Diego Alexsander Oliveira da; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Oliveira, Patrícia Whebber Souza de; Ferreira, Antônio Carlos; Medeiros, Marcos Fernando Machado deEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de mentoria vivenciado pelos estagiários da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN, através do papel do mentor, das funções e dos benefícios da mentoria. Hoje, empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de pessoas, através de relacionamentos de confiança e aprendizagem, como a mentoria. Nesse contexto, a metodologia da pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo, no qual foram entrevistados 10 estagiários de nível superior da COSERN. E para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Em consonância com os objetivos, os principais resultados obtidos nesse estudo, identificaram os papéis de conselheiro, amigo e professor desempenhados pelos mentores da COSERN. Também foram identificadas as seguintes funções de mentoria: exposição-e-visibilidade, orientação, modelar e escuta e aconselhamento. Quanto os benefícios trazidos pela mentoria, foram identificados benefícios tanto para os estagiários quanto para os mentores e a organização.TCC Análise do processo de Participação Social do Plano Plurianual Participativo 2016-2019 do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Barreto, Wxlley Ragne de Lima; Dias, Thiago Ferreira; Dias, Thiago Ferreira; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Leão, Éder Lira de SouzaNa atualidade, a gestão pública requer uma nova relação entre Estado-Sociedade. Necessita incorporar ao seu planejamento as demandas da população, a partir da disponibilização de canais e espaços nos quais as representações sociais possam apresentar suas sugestões e que essas tenham a confirmação de que realmente suas propostas sejam adicionadas ao ciclo das políticas públicas. Essa nova afinidade conduz os entes federados a promoverem ações inovadoras nas formas de fazer políticas públicas que busquem ampliar a participação social e melhorar as condições de vida do cidadão. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar o processo de participação social do Plano Plurianual Participativo 2016-2019 do Estado do Rio Grande do Norte. Para dar sustentação ao trabalho, tomamos como base teórico-metodológica o modelo de participação através da “Escada da Participação Cidadã” elaborado por Sherry R. Arnstein (2002), que apresenta os tipos de participação e de “nãoparticipação”. A Metodologia adotada de natureza descritiva-exploratória do estudo é auxiliada pelo Estudo de Caso como estratégia de pesquisa trabalhada por Robert Yin (2001). Sendo assim, a abordagem metodológica utilizada no trabalho é a de métodos mistos abordada por Creswell (2010), que utilizada a Estratégia Exploratória, analisando dados qualitativos (roteiros de entrevista às categorias de atores) e quantitativos (análise percentual das listas de presença das oficinas temáticas, por categoria de representação), além da utilização de documentos fornecidos pelos órgãos oficiais. Assim, conclui-se que a participação social na elaboração do Plano Plurianual Participativo do Rio Grande do Norte se deu por meio de níveis de concessão de poder mínimo. Tal situação pode ser observada especialmente através da etapa Consulta, na qual os atores sociais ouvem e são ouvidos, mas com poder limitado e sem que a mudança do status quo seja garantida.TCC Análise do reflexo da política comercial sobre o capital de giro de uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Antonio Diogo Prudêncio; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Othon, Marco Aurélio de Albuquerque; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO capital de giro é a fonte de financiamento das operações de uma empresa. Está totalmente relacionado com os prazos operacionais, que juntos devem resultar no menor prazo possível, para que a empresa não apresente grande necessidade de recursos para financiamento do seu giro. Este processo compreende o ciclo operacional e o ciclo financeiro da empresa. Com isso, este trabalho tem como objetivo identificar de que forma a política comercial reflete no capital de giro da empresa. A metodologia é de estudo caso, onde as informações foram obtidas pelos documentos e entrevistas com os sócios-gerentes da empresa em análise. Buscou-se apresentar os reflexos da política comercial sobre o capital de giro, identificou-se que a política comercial de compras, devido ao acúmulo gerado nos estoques e prejuízos econômicos, devido as faltas de critério nas compras realizadas, gerou um aumento da necessidade de capital de giro. Já, a política comercial de crédito, devido a sua ampla forma de pagamento e longos prazos, além de opções e concessão de crédito maiores, oferecidos aos clientes, também gerou um aumento da necessidade de capital de giro. Por sua vez, a política comercial de estoques, por causa do elevado nível de estoque e do giro ineficiente, ocasionou um aumento da necessidade de capital de giro. E, a política comercial de vendas, pelo fato de oferecer os menores preços e grande incentivos as vendas, provoca um aumento da necessidade de capital de giro da empresa.Dissertação Uma análise dos instrumentos e mecanismos de gerenciamento de riscos e controles adotados pelos tribunais eleitorais do nordeste brasileiro, à luz do Modelo das Três Linhas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Araújo, Paulinéa Marise Lima de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; http://lattes.cnpq.br/2935110100893646; Araújo, Richard Medeiros de; Nascimento, Thiago CavalcanteA pesquisa delineada objetiva analisar a aderência dos instrumentos e mecanismos de gestão de riscos utilizados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Região Nordeste do país ao modelo das ‘Três Linhas’ do internacional Instituto dos Auditores Internos (The IIA), para suportar o processo decisório institucional. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa, com pesquisa documental e pesquisa bibliográfica como procedimentos técnicos, a partir da coleta de dados públicos disponíveis nos sítios eletrônicos das Instituições estudadas, sobretudo nos portais de transparência. Em relação ao objetivo do estudo, trata-se de uma pesquisa descritiva. Quanto ao método de abordagem, o estudo é dedutivo baseado em análise documental. Como resultados do confronto entre teoria científica e prática profissional, o estudo busca contribuir para o aprimoramento da administração pública, sobretudo no âmbito da Justiça Eleitoral, na medida em que evidenciou a situação do gerenciamento de riscos dos nove TREs nordestinos, com base em padrões e normativos, constatando-se que, em sua maioria, os Órgãos pesquisados demonstram gradativa evolução em gestão de riscos. Em relação às ‘Três Linhas’, pode-se afirmar que há uma busca pela efetiva implementação do modelo, sobretudo a partir da aprovação do Estatuto de Auditoria Interna (entre 2020 e 2021), ainda que tenha sido notado certa diversidade de compreensão sobre o papel da segunda linha, além de algumas fragilidades que podem ser superadas, servindo de base para impulsionar a evolução da gestão pública e a efetiva concretização das políticas públicas planejadas. Dessa forma, conclui-se que a utilização de instrumentos e mecanismos de gestão de riscos, sobretudo as Três Linhas, fundamentados em modelos e práticas internacionais, torna compreensível a relação e a comunicação que devem existir entre os diversos agentes públicos, frente aos riscos inerentes a objetivos.