Navegando por Autor "Medeiros, Mário Lourenço de"
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Dissertação A escrita do artigo de opinião: trabalhando a coesão textual no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-23) Silva Neta, Elisa Francisca da; Medeiros, Mário Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/4626044294823822; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Matos, Denilson Pereira deO desenvolvimento da competência linguística, por parte de discentes, apresenta-se, a um só tempo, como uma aspiração, uma meta a ser buscada, bem assim, como um desafio para professores e professoras de Língua Portuguesa. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 educandos com faixa etária entre 13 e 15 anos, na perspectiva de ampliar a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes desses discentes. O objetivo geral deste trabalho é mediar um processo de construção de artigos de opinião acerca de um problema social enfrentado por educandos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, numa cidade do interior norte-rio-grandense. De maneiras específicas, busca-se possibilitar que os discentes tornem-se capazes de identificar a necessidade da coesão textual no gênero artigo de opinião, bem como perceberem a importância da coesão textual na produção escrita; executar uma sequência didática (SD) capaz de ajudar os educandos na escrita e também no reconhecimento dos níveis de formalidade dos textos e apresentar os resultados de uma proposta de intervenção relacionada à coesão textual utilizando-se do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, nos termos propostos por Tripp (2005). A intervenção configurou-se por meio da aplicação de uma Sequência Didática, nos moldes estabelecidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a construção do artigo de opinião foram utilizados os textos Geração do celular, Silva (2017); e Polêmica sobre a carrocinha na cidade de São João do Sabugi - RN, de Wanderlyn W. A. Fernandes. Os resultados obtidos na Fase I, demonstraram que a maioria dos alunos (79%) não compreendeu, inicialmente, os textos apresentados, por entenderem que faltava verbos (57%), preposições (29%) e conectivos (14%). Na produção do artigo de opinião (Fase II), houve uma participação de 10 alunos que entregaram o produto final e expressaram suas opiniões acerca de suas produções. Foi possível observar a evolução e progresso dos alunos após as aulas explicativas desenvolvimento da sequência didática organizada em 4 módulos (Fase I), apresentação, inicial, recebimento de textos, comparação com textos trabalhados e a produção textual; Na Fase II, produção do artigo de opinião, foram utilizados os módulos semelhantes à Fase I. Podemos atestar que a presente intervenção obteve resultados bastante significativos demonstrando que estes alunos são capazes de construir textos coerentes e coesos materializados na produção de artigos de opinião.Tese Ideais formativos de homem da emissora de Educação Rural de Caicó (Rio Grande do Norte, 1963-1978)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-28) Medeiros, Mário Lourenço de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Paiva, Vanilda Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/2175362065247859; Freitas, Marcos Cézar de; ; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; ; http://lattes.cnpq.br/9158237614613763; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Sob a égide do terceiro bispo diocesano de Caicó, Dom Manuel Tavares de Araújo, foi fundada a Emissora de Educação Rural dessa cidade, em 10 de maio do ano de 1963 com o ideal de ser uma cidadela educativa, preferencialmente para jovens e adultos, homens e mulheres rurais da então região do Seridó norte-rio-grandense. No ano do seu 400 aniversário (2003), iniciamos a investigação dessa rádio elegendo como objeto de estudo a sua programação educativa e formativa, na abrangência dos quinze primeiros anos de sua existência (1963-1978), período que compreende a inauguração oficial da Rádio e o término do episcopado de seu fundador como bispo de Caicó. Elucidar e explicitar os ideais formativos de Homem almejados por essa Emissora educativa católica, subjacentes à sua programação radiofônica, bem assim, a idealização por ela atingida, constituiu-se o objetivo desse trabalho de doutorado. Considerou-se pertinente averiguar as diretrizes que historicamente perpassaram a Doutrina Social da Igreja Católica direcionando seu aggiornamento, notadamente no que concerne ao emprego dos meios modernos de comunicação a distância com fins de evangelizar e educar. Para entender os ideais da Rádio educativa investigada, delimitamos a pesquisa na temática Igreja Católica, meios de comunicação social e educação de base. Em face do objeto de estudo e objetivo a alcançar recorreu-se, metodologicamente, à noção de ação cultural presente em Certeau (1995), e ao entendimento de formação educativa respaldado precipuamente nos pensadores modernos que a discutem. Tais referenciais nos permitiram analisar em um espectro mais amplo a programação levada ao ar pelas ondas sonoras dessa Rádio educativa católica, bem como os próprios atos de idealizações culturais que a norte aram em seus fundamentos. A tese aqui defendida é a de que essa Rádio, ao proclamar-se como uma Emissora de Educação Rural destinada prioritariamente aos campesinos sertanejos, sem negligenciar seus fins confessados, os transbordou em sua globalidade. Identificou-se uma articulada aproximação de seus módulos programáticos com as diretrizes emanadas do Magistério Católico sobre o uso dos meios de comunicação social. Ao conceber, estabelecer e executar uma grade programática eclética e diversificada, a Rádio Rural de Caicó transcendeu a uma estrita formação humano-cristã a requerer o desenvolvimento das dimensões humanas, espiritual e corporal, conjuntamente. Com tal programação, dirigia-se ela aos seridoenses como homens e mulheres reais inseridos na ambiência sertaneja com efetivos problemas estruturais e existenciais de toda espécie, incluindo a fome, a sede, a organização sindical, o cooperativismo, o trabalho moderno coletivo e a ausência de educação escolar universalizante. Suas transmissões radiofônicas, pautadas nas exigências de uma comunicação ampliada, aberta, dialógica e responsável, ao abranger módulos dedicados: a emissões religiosas e catequéticas, ao entretenimento, ao radiojornalismo, à cultura sertaneja de raiz, e à educação escolar de base pela modalidade da Escola e das aulas radiofônicas, subsumiam-se a ideais que almejavam a formação de um Homem sertanejo multifacetado e pluridimensional; de homens e mulheres que, sem abjurar o catolicismo, entendessem, dialogassem e convivessem com as exigências gerais de uma sociedade em progressiva mutação, cujas demandas econômicas, sociais, culturais e educacionais se faziam sentir no sertão potiguar do Seridó, igual maneira do mundo internacionalizadoDissertação Impactos de práticas de letramento escolar na escrita de alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA(2015-09-16) Fernandes, Francisca Aldenora Moreno; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Medeiros, Mário Lourenço de; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;Após a década de 80, as questões em torno do Letramento têm sido amplamente discutidas no Brasil, provocando inúmeras reflexões em torno do processo da leitura e da escrita nas diversas situações. A escola, por sua vez, na qualidade de agência de letramento, tem sido desafiada a rever conceitos e ações voltadas para o processo de ensino da língua materna, de modo que o aluno perceba a função social da língua e participe das situações comunicativas de maneira satisfatória. Visando a contribuir para o aprimoramento do letramento do aluno, este trabalho objetiva analisar as implicações de práticas de letramento escolar na escrita de alunos jovens e adultos do Ensino Fundamental, a partir da utilização de sequência didática para o ensino do gênero crônica. A intervenção tem como público alvo uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Educação de Jovens e Adultos, localizada na área urbana do município de Currais Novos/RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, (BOGDAN e BIKLEN,1994); (GRESSLER,2003), que se fundamenta nas orientações da abordagem de dados qualitativos, (MOREIRA e CALEFFE, 2006) e (STAKE, 2011). Em termos teóricos, a pesquisa proposta tem como embasamentos aportes dos Estudos de Letramento (KLEIMAN 1995; 1999; OLIVEIRA, 2011; ROJO, 2009), subsídios da Teoria dos Gêneros (BRONCKART, 2003; 2006; MARCUSCHI, 2008) bem como suporte dos estudos que versam sobre a sequência didática e a formação docente (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2013; FREIRE, 2006; PASSARELLI, 2012). A pesquisa evidenciou maior participação e autonomia dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, e a compreensão de que a atividade escritora contempla estágios que requerem esforço, cujas práticas recorrentes tornam o sujeito mais proficiente em seus usos. Percebeu-se ainda que os alunos sentiram-se mais encorajados a usar a escrita para expressar e defender seus próprios interesses.Dissertação J'Accuse!: análise de representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy(2018-01-29) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; ; Aquino, Lucélio Dantas de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Medeiros, Mário Lourenço de;J’Accuse...! análise das Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy é uma dissertação que apresenta uma análise das Representações textual-discursivas de dois sujeitos do texto J’Accuse...!. Tem-se por objetivo geral analisar a construção das Representações textual-discursivas (Rtd) – entendidas como construções linguísticas de participantes em eventos. Especialmente, verifica-se o valor argumentativo dessas representações ao selecionar aspectos que direcionam a interpretação do texto. Justifica-se essa análise pela relevância histórica desse texto. Trata-se, ainda, de um texto importante para a perspectiva teórica adotada – a Análise Textual dos Discursos – na medida em que é utilizado em Adam (2011) para ilustrar as categorias da Análise de Discurso e da Análise textual. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e interpretativista. Os procedimentos técnicos se fazem por documentação indireta. A análise efetuada situa-se no campo da Linguística do Texto na conceituação elaborada por Marcuschi (2008, 2012). Para a análise textual, são utilizadas duas referências principais, além de Marcuschi: A análise textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2012), e a Lógica Natural (GRIZE, 1990, 1993, 1996, 1998). Como apoio metodológico quanto a esses referenciais, há conjunto de trabalhos acadêmicos construídos no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL). Eles permitem delimitar e utilizar as categorias semânticas que embasam a análise efetuada: Referenciação, Predicação, Localização e Modificação. Há duas questões de pesquisa: 1) como é dada a construção das Rtd em J’Accuse...!? 2) qual o papel das Rtd de Dreyfus e de Esterhazy na construção da orientação argumentativa em “J’Accuse...!”? Tem-se os objetivos específicos de: identificar os enunciados que remetem às Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy, analisar esses enunciados com base nas categorias semânticas, interpretar o valor argumentativo das Representações textual-discursivas. Para a quantificação, construíram-se três quadros. O primeiro contendo os dados quantitativos das categorias de análise da Rtd construídas para Dreyfus, o segundo com as categorias de análise para Esterhazy. Os quadros expõem suas quantidades apresentando números parciais. O terceiro quadro apresenta os totais das categorias de análise. verifica-se que ambos os casos, a referenciação nominal supera a pronominal. Conclui-se esta dissertação satisfazendo às questões de pesquisa e pelo atingimento dos objetivos. Crê-se que o detalhamento quanto á modificação seja válido e que seja considerado por outros pesquisadores e, também, o fato de o determinante “um/uma” diante de nome próprio indicar um tipo.Dissertação O gênero propaganda como ferramenta de compreensão na sala de aula: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-24) Cavalcante, Patrícia Cristina; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350; http://lattes.cnpq.br/8123237022499369; Medeiros, Mário Lourenço de; Melo, Nadia Maria Silveira Costa deO ensino baseado em textos possibilita o desenvolvimento de competências linguísticas, capacitando os alunos a dominarem diferentes gêneros discursivos na sociedade através de atividades de compreensão e interpretação textual. A fim de desenvolver uma proposta de aprendizagem direcionada à leitura de propagandas em uma turma de Ensino Fundamental anos finais, este trabalho objetiva identificar como o gênero propaganda é compreendido por alunos do sétimo ano, de modo a contribuir para o estudo e a abordagem de ensino desse gênero. Assim, com base no conceito de gênero discursivo proposto por Bronckart (2006), ou seja, práticas sociais que possuem características linguísticas e comunicativas distintas moldadas pela interação social, pelas convenções comunicativas e os propósitos comunicativos de uma comunidade, produziu-se e desenvolveu-se, por meio do método de pesquisa-ação, uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schnewly, 2004) para delinear o ensino do gênero propaganda com alunos do ensino fundamental – anos finais -, tendo como foco as práticas de compreensão e interpretação de textos. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível, por meio de uma proposta pedagógica bem planejada, aproximar os estudantes do universo dos textos multimodais. Ao mesmo tempo em que os alunos aprenderam a reconhecer a importância da combinação entre imagens, palavras e sons para criar mensagens persuasivas, também perceberam a necessidade de refinar essa integração em suas criações. Além disso, as atividades realizadas não só contribuíram para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as propagandas, permitindo que os estudantes questionem e analisem as técnicas utilizadas nas mensagens das propagandas, mas também culminaram na elaboração de uma cartilha de orientação para docentes. Esse material reúne as estratégias e reflexões construídas durante a pesquisa, oferecendo sugestões para o ensino desse gênero em sala de aula. Em suma, a dissertação evidencia um avanço significativo tanto para os alunos quanto para os educadores, ao demonstrar que a união entre teoria e prática pode transformar a maneira como a linguagem e a comunicação são ensinadas e aprendidas.Artigo Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB - Movimento de Educação de Base (1961/1966)(Revista Educação em Questão, 2006) Medeiros, Mário Lourenço deApós uma longa espera de vinte e dois anos professores, pesquisadores e o público interessado em conhecer ou aprofundar o conhecimento do Movimento de Educação de Base (MEB), da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), considerado um dos mais importantes movimentos brasileiro de educação popular da década de 1960, são brindados com a publicação e poderão, enfim, desfrutar da Tese de doutoramento de Osmar Fávero apresentada em 1984 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São PauloDissertação "Quem sou eu?": uma (re)construção do sujeito por meio da narrativa autobiográfica - proposta didática com um olhar nas interações em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-10) Dantas, Cloacir Gomes; Medeiros, Mário Lourenço de; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; ; http://lattes.cnpq.br/1793734831453543; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Gomes, João Bosco Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/7975659088185082Como é do nosso conhecimento, a sala de aula afirma-se como um ambiente de contínua construção de aprendizagens e experiências, porém, para os alunos, além disso, funciona como um lugar, também, para estar em razão do convívio com os amigos. No entanto, nem sempre esses elementos se completam, assim, tão harmoniosamente, pois estamos cientes de que existem bastantes dificuldades, tanto no ato de aprender quanto nas relações interpessoais entre eles. Partindo disso, entendemos que cabe à escola buscar meios para contemplar tais questões de modo que estes se sintam inseridos tanto no que diz respeito a essa aprendizagem como também sendo capazes de interagir consigo mesmos e com os outros, de forma participativa, no sentido de conviver bem socialmente. Assim, encontramo-nos diante de uma situação semelhante com uma turma de 9º ano onde parte dos alunos apresentava certas limitações quanto à maneira de relacionarem-se bem, acarretando, assim, problemas na aprendizagem. Por outro lado, essa dificuldade na forma de interagir afetivamente com o outro, também, se agravava pela dificuldade que alguns alunos apresentavam de falar de si mesmos e de demonstrar seus sentimentos e emoções dificultando ainda mais esse convívio no ambiente escolar. Diante disso, vimo-nos na obrigação de agir de forma imediata e precisa para provocar mudanças nesse quadro. Daí que surgiu a ideia da aplicação de uma ação interventiva a qual começou tomar forma a partir de um projeto pedagógico que havíamos desenvolvido em outras turmas em anos anteriores, desta vez, adaptado para a situação vivenciada pela turma. O projeto, moldado na pesquisa qualitativa e caracterizado a partir da abordagem da pesquisa-ação tomou forma e, elegemos como objetivo maior buscar possíveis alternativas no sentido de desenvolver a competência comunicativa dos alunos, razão pela qual investimos em exercitar a oralidade (fala e escuta) no intuito de promover, pelo uso da linguagem, esse envolvimento interpessoal facilitando, dessa forma, a participação destes tanto na sala de aula quanto na vida social. Para o cumprimento deste objetivo, propusemo-nos a elaborar um caderno didático cujo suporte materializou-se através da narrativa autobiográfica (moldado na produção escrita) e trabalhado ao longo deuma sequência didática estruturada em três etapas distintas que dialogavam entre si. Para tanto, fundamentamos nosso estudo a partir da concepção sócio-histórica e dialógica proposta por Bakhtin em consonância com o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart bem como recorremos a outros estudiosos como Dolz e Schneuwly, Marcuschi entre outros. O desenvolvimento de todas as etapas do projeto não só surtiu efeito imediato diante do que nos propúnhamos como também rendeu-nos momentos muito gratificantes reforçando, para nós, que o ambiente de sala de aula vai muito além do fato de ministrarmos conteúdos. E que o trabalho com a oralidade, com vistas na interação afetiva desses alunos, resultou num projeto, por assim dizer, apaixonante.Dissertação A variação linguística em sala de aula: mote para uma superação do preconceito linguístico(2019-02-15) Lima, Francisca Erik Larisse Nogueira; Medeiros, Mário Lourenço de; ; ; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; Bernardino, Rosângela Alves dos Santos;Um dos principais objetivos do ensino de língua materna é ampliar as competências linguísticas e comunicativas dos discentes capacitando-os para o uso da língua em diferentes contextos. Partindo de um viés etnográfico, essa pesquisa toma como aporte contribuições da sociolinguística e tem por objeto de estudo a variação linguística e o preconceito linguístico em sala de aula. Tem por objetivo geral, por meio de um processo didático interventivo, propiciar aos alunos uma compreensão da existência de variedades linguísticas da língua considerada padrão. A partir desse objetivo propusemos uma intervenção numa sala de aula de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, localizada em Fortaleza-CE, cujo intuito foi esclarecer aos alunos que a língua portuguesa não se resume apenas a uma modalidade e, menos ainda, às regras da gramática prescritiva. O preconceito linguístico, a variação linguística e a noção de “erro” presentes em Bagno (1999, 2007 e 2013) e em Bortoni-Ricardo (2005) se constituem como contribuições teóricas dos estudos sociolinguísticos que ancoram nossa pesquisa. Buscamos responder à seguinte questão: como superar o preconceito linguístico em sala de aula? Entendemos que tal superação contribui para uma melhor convivência com esse fenômeno linguístico nas relações em sociedade. Para tanto propusemos atividades que abordaram o conceito de língua, a história da língua portuguesa, bem como a existência de variedades linguísticas. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa-ação de Vasconcelos (2006), de cunho qualitativo utilizando-se da estratégia pedagógica da sequência didática, nos termos propostos por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004). Como resultado da pesquisa pudemos observar que a maioria dos alunos, nela envolvidos, ao final das etapas propostas pela sequência didática, passaram a melhor compreender os diferentes tipos e causas de variações linguísticas se constituindo tal entendimento como um fator necessário não apenas à compreensão, como também à superação do preconceito linguístico percebendo que diferentes contextos de uso permitem e até estimulam a materialização de diferentes variantes linguísticas.