Navegando por Autor "Medeiros, Leonardo de Oliveira"
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Dissertação Abordagem da ergonomia para avaliação do treinamento simulado das equipes de resposta à emergência em lançamentos de veículos aeroespaciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Medeiros, Leonardo de Oliveira; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/1681976518630175; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/8486882484125774A presente dissertação de mestrado diz respeito a uma pesquisa que tem como objetivo analisar os treinamentos simulados das equipes de resposta à emergência e propor recomendações para o atual sistema de treinamento, visando a melhoria das competências coletivas e resiliência dessas equipes, ao enfrentarem possíveis situações de crise, desencadeadas por possíveis ocorrências de acidentes, durante as operações de lançamento de veículos aeroespaciais no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim/RN. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, de campo e um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para tanto, adotou-se a abordagem da Ergonomia, aplicando o método situado da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, que combina métodos observacionais e interacionais. A relevância desta pesquisa se caracteriza pela contribuição social em minimizar os danos humanos e materiais decorrentes de possíveis acidentes nestas operações, pela contribuição científica da AET para análise de treinamento simulado de emergência em operações de lançamento de veículos aeroespaciais - que são complexas e envolve risco de acidente -, e, consequentemente, pela contribuição científica ao atual processo de retomada do Programa Espacial Brasileiro. Os resultados da pesquisa apontam problemas de diversas naturezas no atual sistema de treinamento simulado, que comprometem a segurança das operações. Estes problemas estão agrupados em 4 categorias: tecnológica, organizacional, de formação da equipe e da atividade em si, no tocante, mais especificamente, às comunicações e cooperação (entre os membros da equipe e destes com os demais setores envolvidos na operação de lançamento) e à coordenação das ações. Propõe-se: a) um novo modelo de treinamento, a partir da criação e aplicação de cenários baseados em anormalidades postuladas, que sejam capazes de simular situações reais de crise, com o intuito de treinar e melhorar as competências das equipes de resposta à emergência, especialmente, em termos de comunicação, coordenação e cooperação; b) uma reestruturação e reorganização do atual sistema de treinamento, baseado na criação formal de um corpo gestor, na clara divisão de responsabilidades, na padronização de processos, na produção de indicadores de gestão, no monitoramento contínuo, no feedback dos treinandos a respeito da qualidade dos treinamentos e na capacitação contínua e frequente das equipes de emergência.