Navegando por Autor "Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula de"
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TCC As fanfictions e o seu potencial para aproximar os jovens da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Camilo, Caroline Marcelino; Amarilha, Marly; Sayonara Fernandes da Silva; Amarilha, Marly; Faria , Kívia Pereira de Medeiros; Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula deEste estudo tem por objetivo apresentar a fanfiction e seu potencial para aproximar os jovens da leitura. Apresenta o conceito de fanfictions, sua origem, suas categorias, discute seu potencial para a formação leitora entre jovens. Para a realização deste estudo de natureza quanti-qualitativo foram selecionados como sujeitos 11 leitores de fanfiction, na faixa etária de 18 a 29 anos, que são unidos também pela dança e que fazem parte do grupo Ex-4 de pop coreano e vivem em Natal-RN, Brasil. Realizou-se uma intervenção compreendendo uma sessão de leitura em voz alta de uma fanfiction de maneira a subsidiar a construção de dados. Foram usados como instrumentos de coleta de dados, um questionário composto de 6 perguntas fechadas e 3 abertas, que se relacionavam a informações pessoais e ao contato com as fanfictions e uma intervenção (sessão de leitura). Compõem os referenciais teóricos estudos de Amarilha (2010), Freire (1990), Alves (2014), Pereira (2012). Os resultados revelam que o contato dos jovens com as fanfictions favorecem o conhecimento sobre diversas áreas, a autorreflexão e aproximação a outros gêneros textuais e títulos, é fonte de inspiração para produção de obras artísticas. Concluímos que, mediante os resultados alcançados, as fanfictions têm aproximado os jovens da leitura e expandido as possibilidades de formação leitora de gêneros ficcionais.Tese Do mundo da literatura à formação do leitor: a contribuição da leitura de contos para se discutir o bullying na sala de aula(2020-02-27) Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula de; Amarilha, Marly; ; ; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Santos, Cassia de Fátima Matos dos; ; Segabinazi, Daniela Maria; ; Andrade, Fernando Cézar Bezerra de; ; Campos, Herculano Ricardo;Este estudo investiga o modo como a prática sistematizada da leitura de textos literários pode propiciar uma reflexão sobre o bullying entre escolares. Defende-se a tese de que a leitura de textos literários, mediada pelo processo de discussão, contribui para suscitar a reflexão de sujeitos aprendizes sobre esse tipo de violência. Ressalta-se, entretanto, que o trabalho com os textos literários para alcançar tal objetivo, não significa, de modo algum, uma abordagem pragmática ou meramente utilitária da literatura, uma vez que a polissemia intrínseca a essa arte possibilita ao leitor diversas interpretações. A pesquisa respalda-se, metodologicamente, na vertente qualitativa, caracterizando-se segundo o paradigma de uma pesquisa com intervenção. Como instrumentos metodológicos, adotou-se a observação participante, o diário de campo, a análise de documentos institucionais, a entrevista e a gravação (em áudio e em vídeo) das sessões de leitura. O locus de sua realização foi uma escola pública do Município de Natal – RN (BRASIL), em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, com 24 alunos de faixa etária entre 10 e 12 anos, dentre os quais 20 foram os sujeitos efetivamente participantes. Na intervenção pedagógica, realizaram-se 10 encontros, sendo 9 sessões de leitura de contos literários clássicos e contemporâneos e 1 aula de pré-ensino de vocabulário. As sessões foram estruturadas a partir da andaimagem (GRAVES; GRAVES, 1995). O corpus foi composto pelas sessões de leitura de literatura – em que se focalizaram, principalmente, os momentos de préleitura e as discussões de pós-leitura – e pelas entrevistas finais com os sujeitos participantes. Sua análise ancorou-se em princípios da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2010). Em termos do referencial teórico, contou com os saberes derivados dos estudos de Amarilha (2004; 2006; 2010); Bettelheim (2007); Compagnon (2009); Iser (1996); Yunes (1995, 2003; 2010); Zilberman (1989; 2003; 2015); Olweus (2006); Avilés (2002, 2005, 2006; 2011); Salmivalli (1999); Jares (2002, 2004, 2007, 2008); Debarbieux (2002), dentre outros. Os resultados da análise revelam que a mediação pedagógica, construída com base em questionamentos, foi de suma importância para que os sujeitos passassem a agir ativamente nas sessões de leitura e construíssem relações entre a violência na ficção e os casos de bullying vivenciados no ambiente escolar. Igualmente, ficou evidente a identificação dos sujeitos com as personagens e com as situações ficcionais narradas, o que propiciou o desabrochar de sentimentos, como a empatia, ao encararem a violência sofrida pelas personagens. E foi justamente essa empatia que os conduziu, por vezes, a um julgamento para além da ficção, fazendo-os examinar os posicionamentos dos próprios colegas, o que revela a potencialidade do texto literário em suscitar a reflexão fora de suas páginas. Esse encontro, mediado, do leitor com o texto promoveu, assim, uma reflexão sobre o mundo circundante, levando os sujeitos a construírem relações com a realidade. Também se constatou que conhecimentos sobre o bullying foram construídos e evidenciados, desde as características que lhe são inerentes até as formas de combatê-lo na vida real. A interface literatura-bullying mostrou-se nas respostas dos sujeitos, que expuseram as relações construídas entre a violência narrada nas histórias e o bullying. Constatou-se, por fim, que a literatura – por sua natureza humanizadora, formadora e emancipadora – contribui para que, por meio da discussão, se possa refletir e desenvolver novos olhares sobre a violência entre pares.Dissertação Literatura e educação: o bullying nos contos de fada, uma discussão possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-29) Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula de; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8; ; http://lattes.cnpq.br/6369918696279032; Figueiredo, Rita Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/9936186326375646; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634Este estudo investiga como a leitura de contos de fada pode se constituir um meio para a reflexão sobre o fenômeno bullying presente na vida de escolares. Sua relevância consiste em apresentar o trabalho com a Literatura como alternativa para favorecer o entendimento, de crianças e jovens, a respeito dessa prática de violência, a partir de momentos de discussão, mediados em sala de aula. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da abordagem qualitativa, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica, sendo vinculada à análise de conteúdo, no intuito de realizar inferências e construir interpretações a partir do estudo de contos que favoreça a discussão e a reflexão em torno do tema bullying. Para compor este trabalho foram selecionados os seguintes contos: A Gata Borralheira (1812) e Um-olhinho, Dois-olhinhos, Três-olhinhos (1812), dos irmãos Grimm; João-Trapalhão (1837), As Cegonhas (1838) e O Patinho Feio (1844), de Andersen, por possibilitarem uma interface, mais explícita, entre a Literatura e o bullying e por serem histórias inquietantes e desafiadoras, que proporcionam material fecundo para momentos de debate. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Eco (2003), Jouve (2002), Zilberman (2003, 2004), Lajolo (2001), Coelho (2008), Bettelheim (2007), Amarilha (2004), Held (1980), Beaudoin e Taylor (2006), Fante e Pedra (2008), Middelton-Moz e Zawadski (2007), Olweus (2006), Jares (2002, 2006), Beane (2010), La Taille (2006, 2009) e Piaget (1994). As análises mostraram que as características inerentes à Literatura permitem a realização de leituras em que o tema bullying possa ser discutido entre os alunos, de modo a contribuir na formação de crianças e jovens capazes de refletir sobre a violência entre pares. Essa alternativa é possível, especialmente pelo envolvimento promovido pela leitura de textos literários, de maneira a permitir que os alunos enxerguem, a partir da ficção, possibilidades de mudançaTCC Literatura fantástica e formação de leitor: o que revelam os estudos?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-15) Xavier, Gisele Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Dantas, Soraneide Soares; Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula deO trabalho tem como tema Literatura fantástica e formação de leitor. O interesse por esse tema surgiu a partir de leituras de narrativas fantásticas durante a infância e a adolescência. Essas leituras passaram a ser problematizadas durante a graduação em Pedagogia, mediante perguntas do tipo: Como os pesquisadores conceituam o fantástico? Quais as características desse tipo de literatura? Quais as suas contribuições para a formação do leitor? Compreende-se que na formação do leitor vários aspectos estão implicados, como o acesso dos leitores às obras e práticas regulares de leitura. Nessa direção, destaca-se a necessidade de o professor conhecer sobre os gêneros lidos, no caso em específico, as histórias fantásticas, de modo a influenciar positivamente a formação do aprendiz como leitor. Nesse sentido, indagamos: o que revelam os estudos sobre a literatura fantástica? O trabalho, portanto, constitui uma pesquisa de natureza bibliográfica (GIL, 2002) com objetivo de natureza exploratória: evidenciar os achados dos estudos sobre o fantástico, com vistas à formação do leitor dos anos iniciais do fundamental. Para compor o referencial teórico, destacam-se os estudos de FREIRE (1989) sobre leitura; as reflexões de ZILBERMAN (2003), COELHO (2000) e AMARILHA (2009) sobre literatura e prática pedagógica; as análises de YUNES e PONDÉ (1988) e as ideias de SMITH (1989) referentes aos conceitos de leitura e formação do leitor; as pesquisas de TODOROV (2008), HELD (1980), ROAS (2013) e CESERANI (2006) sobre literatura fantástica e, por fim; reflexões sobre a leitura no ensino fundamental (BRASIL,1997). Com base nesse referencial, são apresentados conceitos e a importância da leitura: por meio dela compreende-se o outro e o mundo, assim como, compreende-se o que ler através dos conhecimentos prévios do leitor. O aprendizado da leitura acontece através do contato com os livros e convivência e incentivo de leitores experientes. Também, são analisados os conceitos, as características e as contribuições do fantástico para a formação do leitor. Conclui-se que a literatura fantástica propicia contribuições importantes, como: intensifica a formação do leitor reflexivo, sobre si mesmo e o mundo em que o cerca; envolve o leitor de modo a provocar a sua imaginação e criatividade. Espera-se com isso, que o professor possa perceber as contribuições desse gênero literário e que possa trabalhá-lo na formação do leitor.TCC Planejamento das aulas de leitura de literatura: o que dizem e o que fazem os professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-03) Miranda, Beatriz Barreto de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas , Alessandra Cardozo de; Dantas, Soraneide Soares; Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula deA monografia “Planejamento das aulas de leitura de literatura: o que dizem e o que fazem os professores?” provém do projeto de pesquisa "O planejamento da aula de leitura de literatura e os processos mediadores: formar leitores, formando-se" (FREITAS/PROPESq, 2014). Tem como objetivo investigar o planejamento da aula de leitura de literatura sob a perspectiva do docente, articulando seus saberes e suas práticas ao planejar o encontro do aprendiz com o texto literário. O estudo sobre o tema planejamento justifica-se pelo importante papel desse processo na prática pedagógica, no sentido de propiciar a sistematização da ação docente, princípio estruturante da educação escolarizada. Investigar esse processo dando voz e assentimento as ideias e ações do professor constitui foco deste estudo, especificamente no eixo leitura de literatura. O trabalho está referenciado em estudos sobre planejamento, leitura de literatura e mediação. (AMARILHA, 2012, 2013; FONTANA, 2000; FREITAS, 2005; LIBÂNEO, 1994; SAMPAIO, 2005). Os dados analisados foram constituídos a partir da aplicação de questionário e observação participante do desempenho de dois professores cursitas do curso de Especialização Literatura na Escola, promovido pela UFRN. Os professores fazem parte da rede pública de ensino do RN, lecionando em turmas do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais. Os resultados revelam que os professores atribuem uma visão instrumental ao planejamento, sobretudo no início do Curso de Especialização. Porém, as discussões teóricas e a formação de repertório viabilizadas pelo Curso, favoreceram mudanças conceituais e práticas no modo de o professor entender e implementar o planejamento em suas aulas de leitura de literatura.