Navegando por Autor "Medeiros, Isaac Mateus da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leis da Termodinâmica com uso de placas Peltier(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Medeiros, Isaac Mateus da Silva; Feitosa, Carlos Chesman de AraújoNão é incomum que as disciplinas da área de ciências naturais sejam vistas por muitos alunos como disciplinas extremamente complexas, principalmente a Física. Atividades experimentais relacionadas à Física são cada vez mais necessárias para o processo de aprendizagem do aluno. No entanto, essas práticas não são adotadas na maioria das escolas do Brasil, seja por falta de laboratório de ensino ou por (ausência de) vontade da escola ou do professor. Nesta pesquisa, foi investigada uma experiência em sala de aula usando experimentos portáteis para abordar as leis da termodinâmica, usando placas de Peltier. O estudo foi desenvolvido em uma escola particular da cidade de Natal-RN, com alunos da 3ª série do ensino médio. As etapas da sequência didática foram desenvolvidas tanto em aula presencial quanto no formato remoto. Nesse ínterim, os objetivos incluíram a elaboração de uma sequência didática - como ferramenta pedagógica - para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, que abordará conceitos físicos relacionados à termodinâmica, utilizando a experimentação e o uso de Placas Peltier, adotando como referencial teórico o teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. De caráter qualitativo e descritivo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, observação e um material previamente elaborado, denominado “guia do aluno”. Os resultados dos questionários mostram que a maioria dos alunos tem muitas dificuldades em conceitos básicos para compreender o conteúdo de termodinâmica. Todas as questões discutidas e apresentadas em sala de aula foram registradas no guia do aluno. Por fim, reiteramos a necessidade de desenvolver atividades experimentais nas aulas de Física, a fim de estimular o aluno a participar ativamente das aulas. O desenvolvimento das aulas e a conclusão da sequência fazem com que o professor veja que o uso de experimentos portáteis é adequado para o trabalho na modalidade presencial e a distância.Dissertação A utilização de experimentos portáteis para aplicação de uma sequência didática sobre energia eólica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-24) Medeiros, Isaac Mateus da Silva; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; Bevilaqua, Leandro Ibiapina; http://lattes.cnpq.br/0234889879119571; Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoNeste trabalho, apresentamos experimentos portáteis com o intuito de abordar os conceitos de indução eletromagnética e energia eólica. O estudo foi desenvolvido no Colégio e Curso ZeroHum, com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são portáteis e de fácil manuseio e transporte. Nesse ínterim, os objetivos incluíram a elaboração de uma sequência didática - como ferramenta pedagógica - para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, que abordará conceitos físicos relacionados a indução eletromagnética, dentre outros conceitos físicos, adotando como referencial teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o e o método ISLE “Investigative Science Learning Environment”. De caráter qualitativo e descritivo, os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário, observação e um material previamente elaborado, denominado “guia do aluno”. Os objetivos incluíam elaborar uma sequência didática para se trabalhar a temática energia eólica e discutir os conceitos físicos que estão inseridos nessa temática. A proposta foi pensada para que os alunos aprendessem os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos.