Navegando por Autor "Medeiros, Ideíze de Barros"
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Artigo Construção participativa de uma política de saúde para Institutos Federais(Revista Ciência Plural, 2018) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino; Almeida, Gerliene Maria Silva Araújo de; Filgueira, Ana Cristina Gondim; Medeiros, Ideíze de Barros; Nascimento, Thiago Antonio Raulino do; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664Introdução: No Brasil, quando se mencionam serviços públicos de saúde nos remetemos aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS. Contudo, há instituições públicas, não integrantes do SUS, que disponibilizam serviços de saúde e, assim, fariam jus a uma política de saúde específica. Objetivo: Reportar a estruturação de uma política de saúde para a assistência estudantil do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) mediante construção de uma matriz de indicadores. Métodos: Estudo de avaliação cujo processo de criação da política foi: análise documental para definir missão e atribuições dos setores de saúde/IFRN; consulta a inquéritos nacionais (SB Brasil, Saúde na Escola, CENSO), relatório socioeconômico aluno/IFRN e análise dos recursos/IFRN (questionário Google forms®) para o diagnóstico situacional; Definição de diretrizes/objetivos/problemas-alvo; Construção de matriz de indicadores; validação da matriz por coordenadores/profissionais de saúde/IFRN via técnica conferência consenso; criação de instrumentos de monitoramento (programação anual de saúde, relatório de execução). Resultados: As diretrizes foram legitimadas, 01 objetivo foi excluído e 01 modificado. Quanto aos indicadores, houve redução de 42 para 37 tidos como pertinentes/válidos/oportunos. Conclusão: Para viabilização da política são necessárias estratégias para institucionalização da educação em saúde, da pesquisa científica, dos processos de avaliação/planejamento/monitoramento, normatização do funcionamento dos serviços e o desenvolvimento de ações intersetoriaisArtigo Missão e valores organizacionais da assistência à saúde dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Revista Ciência Plural, 2018) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino da; Filgueira, Ana Cristina Gondim; Araújo, Gerliene Maria Silva; Medeiros, Ideíze de Barros; Oliveira, Jullyana Marion Medeiros de; Medeiros, Sandra Maria Rodrigues; Nascimento, Thiago Antônio Raulino do; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664Introdução: Os valores de uma organização permitem predizer o seu funcionamento e o comportamento organizacional dos seus membros. As organizações se mantêm pelos seus produtos elaborados. No caso das organizações de saúde, o produto seria a atenção dispensada ao usuário. Assim, o tipo e qualidade da atenção ofertada estariam relacionados aos valores que orientam à instituição. Objetivo: Avaliar os valores organizacionais que orientam os processos de trabalho nos serviços de saúde dos diversos campi do IFRN no ano de 2014 a partir da percepção dos servidores da assistência estudantil, verificando se os valores organizacionais estão relacionados à perspectiva de trabalho em equipe, atenção pautada no cuidado e gestão participativa. Metodologia: Estudo seccional do tipo avaliação para gestão onde o Inventário de Valores Organizacionais (IVO), questionário constituído por 36 valores distribuídos em três dimensões bipolares: autonomia x conservadorismo, hierarquia x igualitarismo e domínio x harmonia, foi respondido por 41 servidores da assistência à saúde do IFRN, selecionados por conveniência, de um universo de 104 servidores. Foram realizadas as frequências absolutas e relativas e as medidas de tendência central das variáveis, bem como teste de diferença de média (t student pareado) entre as dimensões bipolares. Resultados: Dentre os valores organizacionais, o conservadorismo e a hierarquia são os mais relevantes vivenciados na vida organizacional do IFRN. O perfil axiológico do IFRN revela uma instituição mais centrada em si mesma do que na valorização dos seus membros. Conclusão: Ainda são necessários mecanismos para disseminar valores que promovam o alcance dos objetivos e metas pretendidos pela instituição e que esses sejam reconhecidos por todos que compõem a instituição