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Navegando por Autor "Medeiros, Helder Pacheco de"

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    TCC
    A afetividade como processo de humanização na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Isis Diane de Medeiros; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    O presente trabalho intitulado A afetividade como processo de humaniza-ção na escola, teve como objetivo refletir a afetividade e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Levando em conta que pe-quenos gestos de afago são primordiais para se promover um ambiente acolhe-dor e afetuoso. A pesquisa foi realizada a partir da vivência em sala de aula com professores da educação infantil e seus alunos, pode-se compreender sobre o processo afetivo existente entre os docentes e discentes, processo este que e de fundamental importância no progresso didático e humano da criança, sendo ins-trumento de transformação de uma realidade que por vezes não oferta meios adequados ao indivíduo em seu desenvolvimento; os sentimentos humanos não podem ser negligenciados nas etapas de aprendizagem de uma criança. Para realização deste artigo foram utilizados como aporte teóricos os seguintes auto-res: Wallon (2001), Freire (1997), Arantes (2003), Almeida (1999) entre outros.
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    TCC
    A escola e a família: contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) LIMA, Márcia Rozeane Oliveira de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    O trabalho intitulado “Escola e família: contribuições no desenvolvimento e aprendizagem da criança tem como objetivo compreender como se dá esta relação no âmbito educacional e refletir sobre as responsabilidades que as famílias estão assumindo dentro do contexto família/escola. Foi possível observar na pesquisa realizada na Escola Municipal Professora Socorro Amaral, no município de Currais Novos/RN que a família é importante no processo de ensino e aprendizagem da criança. Esta pesquisa qualitativa, com estudo de campo, envolvendo observação do participante serviu de base para coleta e análise de dados, além da pesquisa bibliográfica com os autores que abordam esta temática como: Chalita (2001), Libâneo (2003), Cury(2003), entre outros que discutem sobre a família. Portanto, acredita-se que esta pesquisa servirá de subsídios para pais e educadores que almejam entender com mais profundidade sobre o tema em estudo.
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    TCC
    A importância do lúdico no desenvolvimento infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Simone Gomes Marques da; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    A brincadeira tem ganhado um vasto espaço no ambiente escolar e não escolar, tendo em vistas grandes e significativos avanços no desenvolvimento das habilidades e aprendizagem das crianças por meio das brincadeiras, canções e jogos. Diante dessa perspectiva a pesquisa tem como objetivo compartilhar, sob a perspectiva pedagógica, as relações viventes entre a ação lúdica e a criança. Este estudo traz alguns conceitos sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras, como acaloram na socialização das crianças. Deste modo, para concretizar este trabalho, fez-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisas baseadas nos seguintes autores: Simons (2007), Vigotski (2007), Piaget (2006),Wallon (2007), Antunes (2012) dentre outros teóricos. Consciente, então, da importância de cultivar, com a devida seriedade, as brincadeiras, canções e os jogos nas atividades educacionais das crianças, o profissional competente conseguirá criar situações que motivem aprendizagens mais atraentes utilizando recursos lúdicos no processo de ensino aprendizagem, não como exclusivos, mas como estratégia para o desenvolvimento das crianças. Neste contexto, as leituras serão acerca da importância do ato de brincar, de maneira consciente e sabendo que muito ainda há para se descobrir sobre o assunto. Palavras-chave: Educação infantil. Lúdico. Aprendizagem. Brincadeiras.
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    TCC
    Analises sobre os aspectos do insucesso escolar: um estudo de caso em uma escola pública no município de Campo Redondo/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-01-08) Lima, Rayssa Lorenna; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antonia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva Muniz
    O insucesso escolar tem sido um desafio a ser enfrentado pela educação convencional. Onde esse fenômeno é entendido como o fomentador do mau êxito, evasão e repetência, a aprovação sem a aquisição do conhecimento especifico de cada ciclo de aprendizagem. O presente Artigo tem como foco diagnosticar os fatores cooperantes para o insucesso escolar, em uma instituição no município de Campo Redondo/ RN no período de 2017, sendo uma problemática que aflige e desperta atenção de várias escolas no nosso país. Não pretendendo alcançar todas as definições do problema, que abrange uma infinidade de aspectos, mas, desejando compartilhar reflexões sobre o assunto para poder contribuir de alguma forma aos que participam do processo educativo. Onde foi subsidiado por algumas obras , entre elas: Patto (1999), Benavente, (1976), Fernández (1990), Freire (1996), Rangel (1994), Libâneo (1998), Fonseca (1999), Silva; Menezes, (2001), Dessen; Polonia (2007), Bechker (1972), Oliveira (1999), Charlot ( 2000) Saviani (1991), Barros; Lehfeld, (1990), Duarte (2009) e Chalita ( 2001). A análise realizou-se com auxilio de questionários, no qual foram substanciais para ajudar a esclarecer a realidade da escola pesquisada e forneceram elementos relevantes para o alcance de melhor solução no espaço e dos sujeitos pesquisados. No tocante aos resultados obtidos, pode-se perceber que os professores, coordenador e gestora apresentam um conceito bem formulado sobre uma educação de qualidade, e a culpabilidade sociocultural. Ao final verificou-se que os objetivos foram atendidos, com o levantamento de dados suficientemente analisados permitindo chegar a elaboração de uma resposta ao problema. Oportunizando ainda novos estudos para a identificação de medidas que possam efetivamente contribuir para o combate ao insucesso escolar.
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    Dissertação
    Aplicação do método Minnesota Innovation Survey - MIS em hospitais da rede EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
    (2017-03-23) Medeiros, Helder Pacheco de; Hekis, Helio Roberto; ; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Firmino Filho, José Macedo; ; Cabral, Marco Antonio Leandro;
    Pensar hoje em inovação é trazer para o campo das organizações a notoriedade, não somente encontrada na literatura como também nas práticas de gestão, de um viés estratégico bastante recomendado e decisório para os atuais gestores das Instituições de produtos e serviços em nosso país. Aliado a isso, o alto grau de competitividade presente no mercado, contribuindo de forma significativa diante da complexidade no contexto da tomada de decisões. Atualmente, os gestores necessitam manter um ciclo de renovação contínuo sobre seus processos, produtos e/ou serviços, sendo importante também conhecer os fatores condicionantes e determinantes para novas alternativas que incentivem a inovação dentro das organizações. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ambiente organizacional da Rede EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Ela é considerada uma das maiores empresas públicas de caráter privado, focada na gestão dos Hospitais Universitários do Brasil. A pesquisa buscou abranger o conjunto de Hospitais Universitários ligados à Rede EBSERH (totalizando 50 Hospitais – 39 Contratados, 10 Sem Contrato e 1 Empresa Pública) situados nas principais regiões do Brasil. Foi buscado verificar quais importantes características propiciavam o desenvolvimento de inovações. Foram coletados, no entanto, dados de 17 Hospitais conveniados (44%) em todas as regiões do Brasil. Como metodologia utilizada, este trabalho assumiu uma abordagem descritiva, com métodos qualitativos e quantitativos, apoiando-se em um planejamento de pesquisa dirigido à pesquisa bibliográfica e a estudos de casos. Para tanto, foi utilizado um questionário produzido pela metodologia Minnesota Innovation Survey – MIS, desenvolvida pelo Minnesota Innovation Research Program – MIRP da University of Minnesota nos Estados Unidos, sendo aplicada aos principais gestores dos Hospitais ligados à EBSERH. Como resultados, os dados estatísticos apontam aspectos tais como satisfação, liderança, apoio, obtenção de recursos, engajamento e planejamento e execução da inovação, os fatores com melhor desempenho para a inovação baseado no teste paramétrico de Kruskal Wallis, para um nível de significância de 1%.
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    TCC
    As consequências da indisciplina escolar na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, José Ferreira; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    Este artigo se propõe a levantar um diagnóstico atual sobre a problemática da indisciplina escolar, dialogando com diversas concepções teóricas, possíveis causas e formas de manifestação, porém o objeto principal deste estudo é entender quais as consequências e principalmente, os fatores que a indisciplina escolar gera na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental I. Para responder a este questionamento foi desenvolvida uma pesquisa baseada na revisão bibliográfica de teóricos como Gil(2002), Aquino(2016), Parrat(2016), De La Tayle(2016) e à aplicação de um questionário sobre o tema indisciplina com os professores que atuam no ensino fundamental I da Escola Municipal Professora Terezinha de Lourdes Galvão, situada na cidade de Acari-RN.Os dados levantados são apresentados através de gráficos que expressam em números a opinião e percepção dos docentes a respeito desta temática existente no ambiente escolar. As informações analisadas apontam que na visão de 91% dos entrevistados, a indisciplina em suas mais variadas formas é fator presente na escola e faz parte do dia a dia da sala de aula, sendo sua causa atribuída principalmente a questões familiares. O estudo mostra também que as consequências geradas pela indisciplina escolar implicam de forma negativa na aprendizagem destes alunos, isto é motivo de preocupação e gera a necessidade de se encontrar uma forma mais eficiente de lidar com este tão delicado problema. Ao apontar este direcionamento, o presente artigo apresenta sua contribuição para a comunidade acadêmica e educacional de modo geral, pois apresenta um panorama atualizado sobre um problema real e presente em nossa sociedade.
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    TCC
    As Dificuldades para o desenvolvimento das potencialidades cognitivas na educação especial : uma releitura bibliográfica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-20) Lima, Noelma Soares de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    A educação especial atualmente compreende a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) dentro do ensino regular, KAUFRONI & PAN (2001) e SILVA (2011) abordam em seus trabalhos alguns fatores que influenciem no processo de ensino desses alunos, o presente trabalhos constitui-se de uma revisão bibliográfica com intuito de elencar os principais fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais NEE. Através de revisão de artigos e textos publicados, foi possível identificar que a falta de projetos pedagógicos de inclusão, a dificuldade de compreensão da diversidade de NEE, o despreparo dos professores, a falta de estrutura das escolas e a falta de investimento governamental, são fatores que dificultam o processo de inclusão e desenvolvimento da aprendizagem cognitiva em crianças especiais. Destaca-se ainda que, a construção deste trabalho foi de grande contribuição para o desenvolvimento da formação pedagógica e como mais um material de acesso aos interessados na temática.
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    TCC
    As tecnologias digitais influenciam o desenvolvimento cognitivo em crianças de 04 a 08 anos: Mito ou realidade?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lima, Ana Karoline Pedro de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de
    A presente pesquisa traz como temática uma discussão relevante no cenário educacional, tendo como ponto chave a tecnologia, a qual ora é tratada como vilã pelos educadores, ora tratada como nova possibilidade dentro das práticas pedagógicas. A reflexão acerca das novas tecnologias como ferramenta pedagógica, a qual possibilita aos professores um processo de formação continua, além de articular a construção de uma nova metodologia de ensino, onde as mídias tecnológicas podem e devem ser tratadas como recursos didáticos eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Questões importantes como o professor percebe essas novas tecnologias na sua prática docente e como as famílias lidam com essas mídias digitais dentro de casa, serão questões tocadas dentro desta pesquisa. Neste artigo ainda serão abordadas as questões ligadas ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, e como as novas tecnologias podem influenciar este desenvolvimento. A metodologia utilizada para embasar esta pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, onde foram contemplando os eixos norteadores para o desenvolvimento deste artigo. É necessário um rompimento com essa aversão as novas tecnologias, muitas vezes presentes nas práticas de nossos educadores, transformando o que é desafio em possibilidade de transformar práticas tradicionais em práticas inovadoras.
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    TCC
    Boletim Eletrônico de Atendimento de Urgências (e-BAU)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Medeiros, Helder Pacheco de; Soares, Angela Maria de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9312458190693413; http://lattes.cnpq.br/8450030167240008; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Rangel, Matheus Rodrigues
    Pensar hoje na produção de conhecimento em saúde, seja ele científico ou por meio de instrumentos computacionais é uma prerrogativa importante para a formação de práticas assistenciais e do cuidado, com foco na gestão estratégica para as instituições prestadoras de serviços de média complexidade. A criação de alternativas para a melhoria da coleta de dados, possibilitando a geração de informações seguras e confiáveis em saúde possibilita um ciclo contínuo de renovação de processos, segurança do paciente, agilidade no atendimento e apoio às ações de saúde com qualidade. Este trabalho tem como objetivo uma proposta de desenvolvimento de um Sistema de Informação Eletrônico, denominado e-BAU (Boletim Eletrônico de Atendimento de Urgências) para provimento seguro de um conjunto de informações relevantes sobre o percurso de atendimento dos pacientes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Natal/RN, o qual deverá contemplar as diversas etapas de atendimento do pacientes na Unidade permitindo a ampliação e produção de informações importantes para a qualidade da oferta de serviços, uma vez que atualmente os dados coletados são realizados de forma manual. Como metodologia utilizada, este trabalho assumiu uma abordagem de natureza aplicada, com vistas a propor mudanças no contexto do modo de operação da captação de dados, baseados no preenchimento manual do Boletim de Atendimento de Urgência, amparada por conhecimentos técnicos-científicos basilares para se definir os instrumentos a serem utilizados para a viabilidade do projeto, advindas da literatura. Como resultados esperados, o boletim foi apresentado como um conjunto de funcionalidades computacionais importantes para o mapeamento dos pacientes em atendimento, segurança da informação, apoio aos profissionais pela alta disponibilidade de dados e para aperfeiçoamento e inovação nos processos de trabalho, no qual espera-se que todas essas funcionalidades possam auxiliar no armazenamento dos dados do paciente contribuindo com os atendimentos diários.
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    TCC
    Classes multisseriadas na Educação Infantil: controvérsias e perspectivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-30) Viana, Maria Aliana Sena; Medeiros, Hélder Pacheco de; http://lattes.cnpq.br/7276445057059197; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Macedo, Lenuska Sousa de
    As classes multisseriadas são muito comuns em escola do campo como forma de organizar as turmas a fim de atender o acesso garantido por lei a todos os alunos. No entanto, estas têm sido frequentemente tema de discussão entre professores e outros profissionais da educação por gerarem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem por conta da diversidade de níveis. O objetivo geral deste trabalho é analisar propostas do MEC trabalhadas em salas de aula multisseriadas envolvendo o contexto da educação infantil. Foram encontrados cinco estudos realizados em diferentes regiões do Brasil, nos quais os resultados relacionados à metodologia do programa Escola Ativa analisada no contexto de escolas do campo. Os resultados desses estudos mencionam perspectivas positivas e negativas, assim como controvérsias acerca da proposta. A principal controvérsia é aplicada a partir da compreensão de que a Escola Ativa tem metodologia aplicável às escolas, mas precisa de recursos didático-pedagógicos para poder funcionar de forma adequada, uma vez que as escolas do campo, devido à história de falta de investimento não contam com esses recursos.
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    TCC
    Dificuldades e superação na Educação Infantil: um relato de vivências na Creche Ednólia Câmara de Melo em Nova Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Cavalcante, Josimayre Figueredo Araújo; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva Muniz
    O presente artigo enfatiza as etapas vivenciadas na disciplina Estágio Supervisionado II - na Educação Infantil realizado por: Josimayre Figueredo Araújo Cavalcante, aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, semestre 2016.1. Concretizado na Creche Ednólia Câmara de Melo, no município de Nova Cruz RN, na turma do nível V, sob a regência da professora: Maria do Socorro de Lima Oliveira em 2015.1. Essa etapa acadêmica foi a aproximação inicial da prática profissional que a estagiária busca na educação infantil, a observação e estudo do cotidiano infantil no fazer docente e discente em suas realidades educacionais mediante o objetivo de conhecer e vivenciar a realidade do ambiente escolar; desafios, possibilidades, anseios e superação na experiência do estágio II – educação infantil que até pouco tempo se pensava arcaicamente não precisar de investimento, formações e capacitações para sua praxe; fê-la repensar. O ensino e aprendizagem nesse segmento educacional e sua realização teve como aportes teóricos a vivencia desta experiência, e todo aparato bibliográfico que serão citados na bibliografia. Estagiar é sempre uma tarefa desafiadora, pois requer dos educandos, além do domínio das habilidades pedagógicas, o compromisso com os valores éticos. Essa experiência de estágio proporcionou perceber que um professor que almeja ajudar a formar cidadãos solidários e cooperativos deve cultivar a preocupação com a dimensão ética traduzindo além do concreto o cotidiano da instituição, cumprir bem sua formação acadêmica contextualizando a prática docente com os conhecimentos teóricos estudados no curso de Pedagogia na Educação a Distância. O objetivo foi aprofundar a importância da formação profissional que se declara carente de material didático e metodológico como jogos, brincadeiras e dinâmicas. Esse trabalho proporcionou à concretude da escolha profissional do pedagogo, deixando explícita a importância do olhar acadêmico sobre a educação infantil que estimula e cobra das instancias governamentais um suporte maior aos profissionais desta modalidade. Foi um grande momento de troca de saberes para a futura pedagoga proporcionando-lhe crescimento profissional, e permitindo-lhe reconhecer a importância do saber acadêmico adentrando na escola e suas salas de aula, contribuindo com esse universo de aprendizado no qual a respectiva experiência foi, mas uma fonte para enriquecer este universo educacional.
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    TCC
    Indisciplina na educação infantil: uma questão social ou da educação?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-06) Galvão, Eliana Kely Silva; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltar Silva Muniz
    A indisciplina é um assunto bastante debatido no âmbito escolar, tendo em vista que interfere no aprendizado e no desenvolvimento da criança ou mesmo do jovem. As causas estão relacionadas a diversos aspectos e devem ser criteriosamente analisadas para que não haja julgamentos precipitados e ideias estereotipadas. Sob essa visão, propõe-se um estudo acerca do tema “Indisciplina na Educação Infantil: Uma questão social ou da educação?”, o qual surgiu da necessidade de compreensão do questionamento inserido nessa temática e que tem como objetivo compreender a relação que existe entre o processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil com a indisciplina. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica, com o intuito de aprofundar melhor conceitos e opiniões, a partir de ideias de teóricos e estudiosos da área. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com professores da Educação Infantil do município de Lagoa Nova/RN, com a finalidade de compreender o modo como os professores desse nível de ensino percebem a problemática da indisciplina, de forma que possibilite a comparação com os dados levantados na revisão teórica. Apresenta-se, também, uma breve análise dos dados e dos resultados obtidos, de modo a suprir a exigência do objetivo proposto. Este estudo proporcionou a consolidação dos dados e o alcance dos objetivos propostos, pois a revisão teórica favoreceu um aprendizado mais aprofundado sobre o tema e os dados coletados por meio da entrevista foram de grande importância para a compreensão de ideias, conceitos e referências acerca do tema abordado, uma vez que oportunizou a reflexão do papel da instituição infantil, da família e do professor perante a temática discutida. A metodologia adotada se pauta na pesquisa de caráter investigativo, com resultados apresentados de forma qualitativa, com finalidades voltadas para a consolidação dos objetivos propostos. Serão destacados teóricos e estudiosos como Vergés (2003), Piaget (1976), Wallon (1975) e Tiba (1996), dentre outros, que trarão contribuições relevantes a este estudo. Portanto, o presente trabalho é de grande relevância tanto para a reflexão quanto para a formação profissional no âmbito da Educação brasileira.
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    Artigo
    Minnesota innovation survey at the Brazilian Hospital services company
    (European Journal of Scientific Research, 2018) Medeiros, Helder Pacheco de; Cabral, Eric Lucas dos Santos; Castro, Wilkson Ricardo Silva; Pedrosa, Felipe Martins; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros; Gurgel, Júlia Lorena Marques; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Rêgo, Amália Cinthia Meneses; Araújo Filho, Irami
    Promoting innovation is bringing to the field of organizations (public or private) a strategic bias recommended for decision-making. Knowing their determinants factors is one of the essential tasks that managers face due to the high level of complexity involved. The purpose of this study was to present, through the Minnesota Innovation Survey (MIS) method developed by the Minnesota Innovation Research Program (MIRP) of the University of Minnesota in the United States. The characteristics favorable to the innovation environment in University Hospitals agreed to the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH), considered one of the largest public company of public character in health services in Brazil. Seventeen hospitals (43.59%) from a total of 39 branches were surveyed in all regions of the country, through a structured electronic questionnaire containing 83 questions related to the 29 dimensions directed to the development of health innovations. With this, it was sought to determine the main variables related to change in this context. As a result, the characterization of eleven dimensions favorable to innovation in these hospital organizations was verified, with a strong correlation between them, determinants for an innovative environment in public health policies. In terms of contributions, the research developed an essential method for management, control and innovation of health care service providers, which can be used in a wide range of contexts, highlighting the main factors favorable to organizational environments focused on innovative processes, creating a theoretical basis pleasant practice for new research to be carried out using the methodology used
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    TCC
    O elevado percentual de repetência no ensino fundamental: Quais os caminhos de superação?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria da Conceição Rodrigues de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva Muniz
    A nossa realidade educacional vem passando por inúmeras transformações, de acordo com a realidade da qual fazemos parte. Dentro do contexto em que hoje nos deparamos, é algo que merece de nossa parte como educadores um olhar crítico e reflexivo, buscando caminhos que nos remeta a um fazer pedagógico que tenha entusiasmo e dinamismo. Temos consciência de que providencias precisam ser tomadas para minimizar o desmotivante quadro de repetências provenientes das dificuldades de aprendizagem acentuadas com uma persistência que perpassa por anos a fio. Nesse sentido este trabalho tem por objetivo, refletir a respeito de algumas causas a que é atribuída esta realidade, bem como contribuir com encaminhamentos que direcione a ação docente como uma prática em prol de um aprendizado que seja prazeroso e libertador. Que tal aprendizado seja algo que leve o aprendiz a compreender o mundo do qual faz parte. Nessa perspectiva se organiza este trabalho em tópicos os quais se pretende discutir de maneira crítica e reflexiva questões relevantes ao alto índice de reprovação que ainda há em nossas escolas lançando mãos de estudos, documentos e bibliografias referentes ao assunto que venha embasar ricamente a discussão em torno do tema proposto, ampliando o conhecimento que se tem a sobre ele e transformando o ponto de vista de onde ou como o problema surgiu, voltando o olhar de maneira mais consciente da importância de um trabalho coletivo em busca de uma realidade educacional com mais qualidade, profissionalismo, respeito, conscientização e responsabilidade.
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    TCC
    O processo de estímulo ao interesse pela matemática no 1° e 2° ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Geisy Sousa; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva Muniz
    Os anos iniciais de escolarização são fundamentais para a formação da criança e desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Assim, o presente artigo tem por finalidade discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem e apresentar estratégias pedagógicas que sejam capazes de estimular o interesse da criança pelo conhecimento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta uma breve síntese da historia da matemática e sua relação intrínseca ao desenvolvimento da sociedade, destacando a trajetória de sua inserção no currículo escolar brasileiro. Evidencia a teoria da aprendizagem elaborada por Piaget enfatizando a formação do conhecimento lógico-matemático, além de expor caminhos facilitadores, como o uso de materiais concretos e atividades lúdicas, para se construir um aprendizado dinâmico e mais significativo.
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    TCC
    Os desafios do gestor escolar nos dias atuais: um recorte sobre os enfrentamentos e perspectiva dos diretores de escolas municipais em Nova Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Severino Amaro da; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltinar Silva Muniz
    Neste trabalho, serão apresentadas algumas abordagens da gestão escolar, onde se retrate e distinga, de maneira consciente, sobre a vocação ou profissão e seus verdadeiros enfrentamentos e desafios da gestão educacional, tomando como base informacional entrevistas e de pesquisas, com a preocupação de saber um pouco mais sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico), Regimento Interno e de Inclusão das escolas municipais como elementos norteadores para o Gestor. Nesse sentido, o presente relato trará como resultados experiências de Gestores em Unidades Municipais de Educação do município de Nova Cruz/RN, abordando suas principais vivências no cotidiano da Gestão Escolar.
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    TCC
    Os desafios encontrados na alfabetização e letramento no processo de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Iranilma Lopes de; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Helder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Macêdo, Andressa Lenuska Souza de
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados na aprendizagem de crianças e adolescentes no processo de alfabetização e letramento tendo como sujeitos da pesquisa o Centro de Educação Infantil Eulina Pinto e a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto no município de Viçosa/RN. Na pesquisa buscou-se observar como se dá o processo de ensino aprendizagem destes alunos, assim como quais métodos o professor utiliza para alcançar a tão desejada fase silábico-alfabética, observou-se também quais os maiores desafios encontrados hoje para se alcançar a alfabetização e letramento das crianças. O estudo mostra a importância que a formação continuada tem para subsidiar o processo de alfabetização e letramento das crianças, como exemplo traz o programa Pacto, que diante das respostas obtidas através dos questionários se faz como inovador e eficaz no desenvolvimento da prática pedagógica dos envolvidos. Neste artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tecendo um diálogo em autores da área, assim como a pesquisa de campo, na qual foi feito um questionário com professores da Educação Infantil e das séries iniciais das referidas escolas onde se desenvolveu a pesquisa. Através da pesquisa, conclui-se que a alfabetização e letramento têm conceitos distintos, mas que devem andar lado a lado, assim como também são variadas as dificuldades encontradas para que estas duas práticas se efetivem e que com a formação e conhecimentos por parte do professor alfabetizador, muitas delas podem ser devidamente superadas. Constamos ainda que os professores entrevistadas utilizam das práticas de alfabetização e letramento e concordam que a formação continuada é indispensável para a melhoria e a mudança de sua prática pedagógica
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