Navegando por Autor "Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de"
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Dissertação Caminhos que estruturam cidades: redes técnicas de transporte sobre trilhos e a conformação intra-urbana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-16) Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780468Z4; ; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Maia, Doralice Sátyro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700360U6; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7A estrada de ferro, a partir de 1870, se torna uma reivindicação recorrente nos discursos da imprensa e das elites políticas, devido ao isolamento geográfico de Natal. A implantação das duas vias férreas que atendiam a capital a Estrada de Ferro de Natal a Nova Cruz, posteriormente encampada pela Great Western Railway Company, e a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte tiveram implicações em seu ambiente urbano. Enquanto que as estruturas ferroviárias se consolidavam no âmbito da cidade, outros mecanismos de transporte eram instalados durante a primeira década do século XX, como as linhas de bonde, que também se deslocavam por trilhos. Levando em conta essas questões, pode-se perguntar: como as ferrovias e os bondes suas demandas, caminhos e edificações influenciaram na organização interna de Natal? Trabalhamos com a hipótese geral de que a influência das redes técnicas compostas pelos bondes e pelas estradas de ferro sobre o espaço intraurbano de Natal se deu de forma diversificada, ora consolidando aspectos sócioespaciais de algumas áreas, ora promovendo a ocupação de outras. O impacto sobre o território da cidade também se dá de maneira diversificada entre os edifícios/complexos ferroviários e os caminhos. A diferente escala existente entre o trem e o bonde velocidade, tamanho, nível de ruído, fluxo, entre outros também ocasiona reflexos distintos no ambiente urbano. O objetivo principal deste trabalho é o de compreender o papel das redes técnicas de circulação na estruturação do espaço intra-urbano, de forma a contribuir à historiografia urbana que trata do assunto. O universo de estudo abrangido é a cidade de Natal. Já o recorte temporal adotado, entre 1881 e 1937, marca temporalmente a trajetória das vias férreas e dos bondes no Rio Grande do Norte: em 1881 é inaugurado o primeiro trecho de vias férreas no estado de Natal a São José de Mipibu , bem como, o complexo ferroviário na Praça da República futura Augusto Severo , o ano de 1937 corresponde ao período eminente do declínio dos bondes como sistema de transporte público em Natal. Nesse período, década de 1930, as ferrovias e os bondes, apesar de estruturas consolidadas, passavam a enfrentar de maneira mais intensa a concorrência oferecida pelos veículos automotores. O referencial teórico adotado se baseia, sobretudo, nos conceitos e análises de autores como Flávio Villaça e Roberto Lobato Corrêa referências para as concepções de estrutura urbana , localização , acessibilidade , entre outras e Gabriel Dupuy base para o entendimento da questão das redes técnicas urbanas . Essas referências revelam o conflito entre as realidades que compõem o universo urbano interesses e valores , o que é um fator determinante na estruturação do espaço intra-urbano. As fontes utilizadas foram de duas naturezas distintas: primárias, tanto periódicos de época, como mensagens e relatórios oficiais de governo; e secundárias, referentes à revisão bibliográfica realizada sobre os autores que tratam do tema em estudo. Também são utilizadas pelo estudo várias fontes iconográficas, presentes no Grupo de Estudo História da Cidade e do Urbanismo (HCUrb/DARQ) e levantadas a partir das pesquisas de campo realizadasTese A cidade interligada: legislação urbanística, sistema viário, transportes urbanos e a posse da terra em Natal (1892-1930)(2017-07-18) Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; Ferreira, Angela Lúcia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9858859733008515; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672; Maia, Doralice Sátyro; https://orcid.org/0000-0001-7705-3424; http://lattes.cnpq.br/8492332411207246; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Viana, Helder do Nascimento; https://orcid.org/0000-0003-3578-870X; http://lattes.cnpq.br/7276445057059197; López, Pedro Alberto Novo; http://lattes.cnpq.br/5887336393657221Durante as primeiras décadas do século XX, Natal vivenciou um crescimento significativo. Ampliava seu traçado – e, portanto, sua oferta de terra urbana – a partir da criação de novos bairros, elaboração de planos de intervenção, abertura de novos logradouros e redefinição dos limites urbanos. Consolidavam-se também, concomitantemente, diversas redes técnicas, entre essas a do transporte público, como as linhas de bonde e as ferrovias. Esse processo de modernização revelou os crescentes interesses de diferentes articuladores sobre a produção da cidade e definição da legislação urbanística durante a República Velha (1889-1930). Esses indivíduos, ou grupos de indivíduos, atuaram, por meio do aforamento/enfiteuse de glebas urbanas, como detentores do domínio útil de grandes frações de terra na capital potiguar. Nesse contexto, surge o questionamento: de que maneira o processo de consolidação da posse da terra se relaciona com a definição do traçado dos logradouros públicos e dos sistemas de transporte em Natal? Parte-se da hipótese de que a materialização de padrões de concentração fundiária na cidade, intrinsecamente vinculados à distribuição de infraestrutura, aconteceu por meio da ação de agentes sociais originários, sobretudo, dos âmbitos político e comercial-mercantil, que apresentavam interseções significativas de seus interesses, o que intervinha diretamente no processo de definição da legislação urbanística – em especial no tocante ao instrumento do aforamento de terras urbanas. O principal objetivo desta análise é compreender o papel da conformação dos padrões físico-espaciais da emergente estrutura fundiária de Natal na constituição da malha viária e das redes técnicas de circulação. Destarte, busca-se contribuir não apenas em uma perspectiva histórica, mas também ao entendimento da cidade da contemporaneidade, mapeando as formas de estruturação urbana favorecidas pelo processo histórico e suas continuidades. Buscou-se também aprofundar o estudo das engrenagens e estratégias utilizadas pelos diversos agentes. Utilizou-se como fontes de dados primários as Cartas de Aforamento do Município de Natal (1904-1930), Atos, Decretos e Mensagens do Governo da Província e do Estado, Relatórios e Resoluções da Intendência Municipal do Natal e o Almanak Laemmert, além da cartografia da época. Os resultados da pesquisa permitiram a construção de uma periodização que evidencia definições no traçado viário como elementos determinantes da primeira disposição de padrões de concentração fundiária. Posteriormente, esses padrões atraíram investimentos em infraestrutura de transportes e pavimentação. Consequentemente, essa atração estabeleceu valorações diferenciadas nas distintas frações urbanas, que, por sua vez, passaram a captar novos investimentos. Dessa forma, essa relação dialética e cíclica vai ao longo do tempo definindo e redefinindo valores hierarquizados de acesso à terra no contexto intraurbano.Dissertação Da lei nasce a urbes: a atuação da Câmara Municipal na organização do espaço urbano acariense (1833-1889)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Silva, Cícero José de Araújo; Teixeira, Rubenilson Brazão; https://orcid.org/0000-0001-8472-9197; http://lattes.cnpq.br/8646138560231908; http://lattes.cnpq.br/5303343607808389; Dantas, George Alexandre Ferreira; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo deO processo de ocupação e formação dos primeiros núcleos urbanos no Seridó potiguar foi um fenômeno complexo, influenciado por uma variedade de fatores históricos, religiosos, sociais e geográficos. O surgimento de povoações e vilas ocorreu em torno de atividades econômicas como a pecuária e a agricultura. No processo de consolidação urbana, a Câmara Municipal teve um papel considerável, especialmente durante o século XIX, exercendo uma função importante na organização e controle do espaço urbano. A cidade de Acari, localizada no Seridó potiguar, ilustra de forma emblemática os padrões e processos discutidos anteriormente. Seu desenvolvimento também está ligado às dinâmicas de poder local e às estratégias adotadas pela Câmara Municipal na organização espacial e na regulamentação da vida urbana ao longo do século XIX. Este trabalho tem como objetivo compreender como o poder municipal de Acari organizou e controlou o espaço urbano da cidade durante o período imperial (1822-1889). Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem histórica, utilizando o método de estudo de caso para investigar o papel da Câmara Municipal de Acari na gestão urbana durante o período imperial. A coleta de dados se deu por meio da pesquisa documental em arquivos físicos e digitais, com ênfase em fontes primárias como atas de reuniões da Câmara Municipal, leis, posturas, regulamentos e outros documentos pertinentes ao tema. A análise das fontes documentais foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo, buscando identificar e interpretar os discursos e práticas relacionados ao espaço urbano. Os resultados da pesquisa demonstram que a Câmara Municipal de Acari desempenhou um papel importante na organização do espaço urbano da cidade durante o período imperial. Através da análise das atas de reuniões da Câmara, foi possível observar que os vereadores discutiam e deliberavam sobre diversos aspectos relacionados à vida urbana, como a abertura de ruas, a construção de praças e edifícios públicos, a regulamentação do comércio e da indústria e a manutenção da ordem pública.Dissertação Fluxos em transformação: as disputas pelos caminhos dos ônibus nas redes de circulação de Natal/RN (décadas de 1950 e 1960)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-15) Azevedo, Diego Barreto; Ferreira, Ângela Lucia de Araújo; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; ; ; Gangoiti, José María Beascoechea; ; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; ; Teixeira, Rubenilson Brazão;A cidade de Natal/RN esteve inserida no contexto de intensificação das políticas nacionais de transportes a partir de meados do Século XX que priorizaram os veículos motorizados para a circulação no território. Na primeira metade do século, a cidade cresceu em conjunto com as redes férreas, o que conformou determinadas relações de poder de agentes urbanos tradicionais sobre eixos de circulação e centros priorizados. Já em meados do século, os ônibus se consolidaram como principal modal de transporte coletivo para circulação de pessoas na cidade. Tratava-se de uma nova forma de circulação mais flexível para modificar itinerários, origens e destinos. Diante da possibilidade tecnológica de transformação de fluxos, já havia, portanto, uma cidade com organização espacial, política e social instituída. Por esta razão, se questiona: Como a organização da cidade, principalmente, em seus aspectos espaciais e políticos, influenciou na expansão e conformação das redes de ônibus entre 1950 e 1960? Ao considerar que, a exemplo de outros centros, as linhas de ônibus se expandiram para espaços consolidados econômica e politicamente e que, deste modo, os fluxos da cidade são fruto da ordem social e econômica que a compõe, infere-se que os trajetos e conexões dos transportes coletivos motorizados em Natal materializaram a concentração de fluxos em centros de predominância comercial e de serviço anteriormente estabelecidos. Além disso, a implementação de um modal mais flexível e com presença de mais promotores de sua criação e manutenção, fez emergir novos grupos sociais e articulações políticas pela transformação destas redes. No contexto de desenvolvimento das redes técnicas, das mudanças e disputas pelo espaço e articulações políticas a partir da inserção do ônibus como transporte coletivo na cidade de Natal, se busca compreender o papel da estrutura socioespacial da cidade na implementação e desenvolvimento de novos sistemas de transportes coletivos. Para tal se fez uso de fontes de jornais e documentos legislativos, analisando as articulações de atores e agentes urbanos sobre a conformação das redes de circulação, para identificar os argumentos e discursos políticos que influenciaram nestas atuações, no aspecto espacial e na materialização da própria rede no espaço. Neste processo, o Estado aparece como articulador, mediador de tensões sociais e elaborador dos itinerários de transporte ao mesmo tempo que agentes privados tencionaram a disputa destas redes e estas disputas consolidaram determinados espaços na cidade.Dissertação Inventário urbano de Mossoró e o estado de conservação do patrimônio edificado na cidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-25) Silva, Joatan Jonas dos Santos; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; http://lattes.cnpq.br/4144291955719517; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; Dantas, George Alexandre FerreiraA sociedade, para conhecer seu passado, deve ter a compreensão dos patrimônios que o cercam, pois ele conserva a sua história. As investigações sobre as áreas históricas devem levar em conta a perspectiva dos habitantes, pois esses lugares são essenciais para a formação da memória e afirmação da identidade dos indivíduos e dos grupos, assim como, suas representações sociais e simbólicas que cada espaço consegue conferir. Nesse sentido, a arquitetura é uma das principais manifestações para a análise e entendimento da história das cidades e dos patrimônios, principalmente quando se utiliza de inventariados como meio de validar e reconhecer os bens patrimoniais. A partir dessa premissa, a pesquisa objetivou elaborar inventário das edificações entendidas como patrimônio cultural da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de modo a contribuir como instrumento de referência no fomento de iniciativas conservacionistas e preservacionista, revelando seus valores estéticos e histórico. Para tanto, adotou-se como base teórica e metodológica um estudo de caráter descritivo, desenvolvido pela técnica de memória oral, subsidiada por observações sistemáticas, em uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos tiveram como pretensão se basear em pesquisa bibliográfica e de campo (vistoria e avaliação técnica), além de realizar o inventariado de bens patrimoniais da cidade. Desse modo, foi possível inventariar dez patrimônios arquitetônicos da área do bairro Centro da cidade. Essa experiência de inventariar possibilitou a descrição dos patrimônios, revelando o estado de preservação e resgatando a memória urbana, incentivando a preservação e fornecendo subsídios que podem auxiliar substancialmente para as políticas públicas e para os planos de ações nas áreas de preservação patrimonial no município, ou seja, a criação de estratégias para promoção e reabilitação do espaço urbano através da valorização de seu patrimônio arquitetônico. As contribuições dessa trajetória inventarial possibilitou concatenar a história das edificações mossoroenses que marcaram, de modo contundente, o surgimento da cidade. Inventariar as dez arquiteturas é ao mesmo tempo evocar lembranças que instauram uma ligação entre passado e presente, consolidando relações identitárias de pertencimento de uma comunidade.TCC Reuso de bem patrimonial para espaço autônomo de arte contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Sousa, Louise Cavignac Soares de; Nascimento, José Clewton do; Cavalcanti, Emanuel Ramos; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo deDiante do processo da valoração tardia do patrimônio industrial e ferroviário e do estabelecimento da Área de Interesse Social 2 (Rocas), observa-se um processo de requalificação do conjunto edificado da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, notadamente a partir da inserção de dois importantes equipamentos institucionais (DNOCS e IFRN). Em paralelo, observa-se na cidade iniciativas de reapropriação do patrimônio por meio da arte, além de uma tendência a inserir a comunidade processos participativos na criação artística. Sendo assim, o objetivo deste Trabalho Final de Graduação é desenvolver o anteprojeto de reuso para um espaço autônomo de arte contemporânea nas antigas Oficinas de Marcenaria da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, com base na discussão teórica sobre intervenção em bens de valor patrimonial. O projeto busca estabelecer articulações com equipamentos do bairro e com as iniciativas de recuperação do espaço através da arte, visando voltar-se para a realidade da cena artística potiguar e favorecer o uso pela população do bairro das Rocas, em uma proposta de espaço flexível e adequado para múltiplas formas de expressão da arte contemporânea.Dissertação Reuso do patrimônio ferroviário: uma proposta de uso misto para as antigas oficinas da estrada de ferro central do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-25) Barbosa, Diana Paula Soares; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; ; http://lattes.cnpq.br/7541591502495872; Cavalcanti, Emanuel Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/6805137553894905; Cavalcante, Eunadia Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; ; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672A prática do restauro de bens imóveis, ainda representa um desafio contemporâneo pois, em algumas situações, ainda é tratado de forma isolada, relacionando-se puramente ao objeto físico. Entretanto as posturas atuais das intervenções patrimoniais refletem os conceitos de conservação integrada e da preservação da integridade e autenticidade do edifício. No caso das edificações representantes da arquitetura ferroviária estes conceitos possuem ampla aplicabilidade, pois tratamos da conservação de estruturas físicas de grande representatividade histórica e social, que necessitam ser identificadas e valorizadas no projeto de restauro. Acrescenta-se à discussão as questões que circundam a gestão de bens protegidos e as implicações que refletem na sua preservação. Este trabalho consiste em um projeto arquitetônico para um edifício de uso misto destinado a espaços residenciais, comerciais e culturais com ênfase na preservação do patrimônio cultural, em particular, do patrimônio cultural ferroviário. Foi desenvolvido com o objetivo de propor uma intervenção com vistas ao reuso de uma edificação valorada e incluída na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, localizada em uma área central de interesse social do município de Natal/RN, mas que se encontra em estado de subutilização, considerando as funções sociais da propriedade e do patrimônio edificado. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a exposição dos dilemas e definição das metas de projeto. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas e orientações acadêmicas, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Tendo em vista seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para promoção e reabilitação do espaço urbano através da valorização de seu patrimônio arquitetônico. Como resultado dos estudos (e simulações) realizados, chegou-se a uma proposta de intervenção que visa o reconhecimento do valor artístico da arquitetura industrial ferroviária, mas que admite a integração social como um importante fator agregador de valor cultural.TCC Trilhos de ferro e memória viva: parque linear na orla ferroviária de Pacatuba/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Carmo, Lorenzo de Oliveira Medeiros do; Cavalcanti, Emanuel Ramos; http://lattes.cnpq.br/6805137553894905; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1171820374307734; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672O trabalho propõe a criação de um parque linear ao longo da antiga Estrada de Ferro de Baturité, no trecho da sede urbana do município de Pacatuba/CE. A estrutura compreende três grandes eixos temáticos, que são: Cidade/Indústria; Espaços Públicos; e Patrimônio Ferroviário. Inicialmente, apresentado o contexto histórico da industrialização e crescimento urbano e sua relação com as ferrovias, partindo de um cenário global, para uma aproximação local passando pelo seu planejamento até o posterior declínio que culminou no seu desmonte. Logo, a problemática central gira em torno da subutilização desses espaços residuais das antigas infraestruturas ferroviárias agora ociosas, bem como a desvalorização e perda da memória ferroviária. Portanto compreender a relevância do tema pressupõe abordar o eixo relacionado aos espaços públicos, entender como estes funcionam, a importância que estes espaços desempenham na estrutura urbana e social discutindo a relação desses com o entorno e usuários. Assim como é imprescindível discutir a preservação do patrimônio arquitetônico vinculado ao processo de industrialização, com ênfase na memória ferroviária, visando definir o patrimônio ferroviário, identificar e discutir a proteção legal existente e posicionar o patrimônio ferroviário nas cidades, em especial no Brasil hoje e se estes estão sendo preservados ou não. Dessa forma, expostos os eixos, o objetivo geral consiste em requalificar essa área, resgatando sua função histórica e oferecendo espaços públicos de qualidade para a comunidade, reconhecendo o potencial da faixa ferroviária para conectar áreas urbanas e visando promover dinâmicas sociais, resgatando a memória ferroviária e criando novos usos para a cidade.TCC Um artífice mineiro pelo país: formação, trajetória e produção do arquiteto Herculano Ramos em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Luna, Débora Youchoubel Pereira de Araújo; Nascimento, José Clewton do; Nascimento, José Clewton do; Nobre, Paulo José Lisboa; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo deA presença de um rei no país ocasionou uma série de medidas econômicas, políticas e sociais que serviram para despertar o Brasil para uma sociedade mais civilizada, conforme os parâmetros europeus. Com a chegada da missão francesa em 1816, D. João VI cria um instituto teórico-prático de aprendizagem artística e técnico-profissional vendo a oportunidade de habilitar os brasileiros a “todas as manifestações artísticas e, principalmente, as recentes técnicas e decorrentes aperfeiçoamentos de mão-de-obra”. É fundada então, no Rio de Janeiro, a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA). É dentro deste contexto que o trabalho visa subsidiar a análise de um personagem muito citado conquanto pouco estudado na historiografia urbana de Natal: o arquiteto Herculano Ramos. Mais ainda, praticamente “desconhecido” na historiografia da arquitetura acadêmica e eclética no Brasil da segunda metade do século XIX e das primeiras décadas do XX. Nascido em Minas Gerais, cursou a antiga AIBA do Rio de Janeiro de 1869-1876, complementou seus estudos de construção civil na Europa e fez parte de diversas comissões pelo Brasil. Chegou em Natal em 1902 e por aqui ficou até 1914, tendo se constituído um dos principais profissionais de projeto e construção então, sendo responsável por importantes obras do primeiro ciclo de modernização da capital potiguar. O principal objetivo da pesquisa é buscar uma maior compreensão da formação e produção dos arquitetos egressos da academia imperial de belas artes, com o olhar para as obras do arquiteto Herculano Ramos e das suas influencias na transformação da urbe, e que constituíram um legado arquitetônico e urbanístico para a cidade do Natal.