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Navegando por Autor "Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de"

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    Dissertação
    Entre camadas: processos de criação em procedimentos de instaurações cênicas
    (2019-07-30) Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de; Salles, Nara Graça; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;
    Esta pesquisa tem o intuito de investigar as dinâmicas provenientes do entrecruzamento das linguagens artísticas imbricadas em processos criativos intertextuais. Trata-se de uma abordagem qualitativa que envolve os paradoxos da criação artística na contemporaneidade com seus acontecimentos simultâneos em um percurso prático e teórico, permeando intensamente as ambiguidades e imbricações arte/vida. As Instaurações Cênicas criadas pelo CRUOR Arte Contemporânea em Residência Artística no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado configuram-se como objetos de estudos e análise da criação no campo das Artes Cênicas. Introduzo a escrita dessa dissertação narrando trechos da minha vida, que me constituem enquanto artista e pesquisador. No qual menciono produções importantes do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares/NACE e da sua coligação de práticas de cena: CRUOR Arte Contemporânea. Explico o conceito de “Instauração Cênica” utilizado como procedimento metodológico criativo para a realização das práticas de cena desta pesquisa, termo este criado pela Profa. Dra. Nara Salles em sua tese de doutoramento intitulada “Sentidos: uma instauração cênica – Processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud” no ano de 2004. No primeiro capítulo abordo temas da arte e da cena contemporânea em um ambiente manicomial. O segundo capítulo relata o processo de criação das Instaurações Cênicas desAMPARO, De Aniversário e ÁGUA. Finalizo o texto propondo nos Aspectos (in)Conclusivos desdobramentos para esta pesquisa ao refletir a ressemantização da escrita corporal pelos processos vestimentares e da pele.
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    TCC
    Fetichismo e moda em "Os pássaros" (1963) de Alfred Hitchcock
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-28) Pereira, Marcos Paulo do Nascimento; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de
    Este estudo parte de cobiça de explorar fetiche, moda e cinema entrelaçando-os para compor um projeto em moda. O cerne desta monografia são as relações de fetiche atreladas a personagem de Melanie Daniels e tudo que a compõe no longa metragem Os pássaros de 1963 do inglês Alfred Hitchcock. Tem-se por objetivo, o desenvolvimento de uma coleção de moda, a partir da análise da personagem, adotando como base o livro Os pássaros (1999) de Camille Paglia. O projeto é estruturado em duas seções: na primeira, exploramos a personagem hitchcockiana de Melanie Daniels, a fim de propor uma interpretação autoral, a segunda apresenta essa interpretação e o conceito do projeto. Na segunda seção, para além do conceito, elabora-se uma metodologia que conjuga o design de produto (JONES, 1970) e o design de moda (TREPTOW, 2013), além de outras ferramentas de design. Ao final, obtém-se a coleção EINALEM: composta por doze composições, vinte e cinco produtos - incluindo vestimenta e acessórios - a coleção, por fim, representa o conceito autoral obtido da personagem de Hitchcock.
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    TCC
    Uma dança para o figurino: análise e criação do figurino para dança contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Guerreiro, Camila Cristina Rodrigues; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Fonseca, Paulo Honório da Costa; Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de
    O Figurino da dança abrange estudos sobre cores, formas, corpo e dramaturgia na cena da dança contemporânea. Objetiva-se neste trabalho reunir conhecimentos acerca do figurino e seus processos de criação entendendo-o como elemento estético dramatúrgico. Acredita-se que este trabalho venha contribuir na lacuna existente de estudos específicos sobre o figurino para a dança, assim o presente trabalho visa ampliar as discussões e proposições acerca do figurino, arguindo-se sobre: “o que usar?”, “Como usar?” e “Para que usar?”. Estas questões podem proporcionar aos artistas e educandos vivenciarem experiências de criação e produção de sentidos na concepção do figurino. O trabalho se orienta com base nos referenciais epistemológicos e metodológicos da pesquisa cartográfica. O trabalho desenvolve estudos críticos e reflexivos sobre processos de construção do figurino para dança contemporânea e identifica pistas que surgem a partir do olhar estético sobre os figurinos estudados, visando a elaboração do figurino para dança.
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