Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Euclenes Felinto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Nuances do cuidar: percepções das cuidadoras de estudantes com deficiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Medeiros, Euclenes Felinto; Silva, Mercês de Fátima dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7117592846213006; http://lattes.cnpq.br/4152518657430298; Guedes, Dimitri Taurino; http://lattes.cnpq.br/7575524707167845; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; Melo, Lucas Pereira de; Vianna, Nubia Garcia
    Esta pesquisa visa compreender as percepções sobre os processos saúde-doença e cuidado das pessoas cuidadoras de estudantes com deficiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foram aplicados questionários aos(às) coordenadores(as) do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) a fim de realizarmos um levantamento dos serviços disponibilizados, bem como o quantitativo de estudantes com deficiência atendidos(as) em todo Estado do Rio Grande do Norte no IFRN por estes Núcleos. Além disso, realizamos análise documental das fichas cadastrais dos discentes com deficiência no IFRN, para selecionar as pessoas cuidadoras dos estudantes, no IFRN de Currais Novos-RN. Ainda executamos entrevistas semiestruturadas com as pessoas selecionadas, utilizando a análise temática para a apreensão dos dados. Adotamos a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia de Alfred Schutz, a fim de compreendermos a partir das nossas interlocutoras como elas se propõem a descrever suas vivências e experiências no ato de cuidar de si e do outro, como elas representam e concebem seu processo de saúde-doença e cuidado. Das análises das narrativas emergiram quatro categorias analíticas: 1) As barreiras do cuidado; 2) Percepção das cuidadoras sobre seu processo de cuidado; 3) A solidão no cuidar do outro e, 4) Cuidar em tempos de pandemia da COVID-19. Por principais resultados deparamo-nos com a necessidade de aproximação das instituições educacionais com a família dos(as) estudantes com deficiência, o que beneficiaria primordialmente o(a) próprio(a) discente, impactando nas práticas por uma concreta inclusão social; além da necessidade de construção de espaços para escuta e fala das pessoas cuidadoras nos mais variados ambientes sociais a fim de cuidar de quem cuida. Destacamos por resultados que o papel de cuidado ainda é socialmente atribuído às mulheres; que as experiências do cuidar abordadas nas entrevistas apresentaram-se marcadas por barreiras sociais às pessoas com deficiência e; que, em sua maioria, as cuidadoras vivenciaram sobrecarga oriunda do cuidar. Consideramos que o papel da cuidadora é fundamental para o processo de saúde, educação e inclusão da pessoa com deficiência, mas fazse necessário discutir a economia do cuidado das mulheres-mães de pessoas com deficiência. Isto porque, pensar sobre o cuidado de pessoas com deficiência envolve construção de rede de apoio intersetorial, levando em conta o cuidar também das cuidadoras como sujeitos de direitos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Violência contra as mulheres: a importância da construção do debate como forma de prevenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Lima, Gleyce Duarte de; Inácio, Miriam de Oliveira; Oliveira, Rosangela Alves de; Medeiros, Euclenes Felinto
    O fenômeno da violência contra as mulheres vai para além de um suposto perfil das vítimas. Sua essência está em uma cultura que é disseminada e gestada pelo sistema de dominação-exploração patriarcal. Essa cultura cria uma rede de dominação ideológica da sociedade, sendo reproduzido e perpetuado através das gerações de forma imperceptível, levando no decorrer da história da humanidade elevados níveis de violência e morte de milhares de mulheres todos os dias pelo mundo, sendo isso, tido de forma naturalizada pela sociedade. Entretanto, o movimento feminista, sempre em luta contra esses ditames patriarcais, busca sempre evidenciar por meio de mobilizações sociais, essa silenciosa barbárie, tanto que, alcançou inúmeros avanços nas políticas publicas para o enfrentamento dessas formas de violência, como é o caso da promulgação da Lei Maria da Penha. Porém, apenas a existência da lei não altera essa realidade tão arraigada em nossa sociedade, é preciso à articulação de toda uma rede em vista da construção de um debate que questione essa cultura machista e patriarcal, isso é o que busca tratar o presente trabalho.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM