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Navegando por Autor "Medeiros, Daniel Câmara Alves de"

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    Artigo
    Avaliação baseada em procedimentos (PBA) em uma residência de urologia: experiência inicial
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2021) Medeiros, Paulo José de; Medeiros, Daniel Câmara Alves de; Diniz, Rosiane Viana Zuza
    Introdução: Mudanças na sociedade e nas práticas da medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e de avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de apresentar a elaboração e implantação de protocolos de PBA em um programa de residência médica de urologia. Método: Trata-se de estudo prospectivo, do tipo pesquisa-ação, realizado de julho de 2019 a julho de 2020, envolvendo dez preceptores e seis residentes de urologia. Utilizou-se a metodologia de consenso de grupo para a elaboração dos protocolos, além de capacitação dos participantes para avaliação por competência. Elaboraram-se seis protocolos de PBA, correspondentes aos procedimentos prevalentes na formação do residente/ano. Em seguida, esses protocolos foram implantados. Além da análise descritiva dos dados, utilizou-se o coeficiente de Spearman (rR) para análise inferencial de correlação entre tempo de treinamento e o desempenho do residente avaliado pelo PBA. Resultado: A elaboração de dois instrumentos de PBA para cada um dos três anos de formação permitiu a avaliação de todos os residentes. Foram realizados 31 encontros avaliativos, com média de cinco avaliações por residente. Houve correlação positiva entre o maior tempo de treinamento e melhor desempenho do residente na prostatectomia radical laparoscópica, na nefrolitotripsia percutânea, na nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos (rR = 0,97, 0,55, 0,42 e 0,31, espectivamente). Relatamos a primeira utilização do PBA em residência de urologia no Brasil. A metodologia de consenso de grupo associada a um processo de capacitação mostrou-se como opção para elaboração desse tipo de instrumento. A correlação positiva entre melhora do desempenho no PBA e o tempo de treinamento corrobora estudos que resultaram em consolidação da validade e confiabilidade da ferramenta. Conclusão: A elaboração de protocolos de PBA por consenso de grupo é factível e resultou na primeira utilização dessa ferramenta em residência de urologia no Brasil. O PBA pode representar uma estratégia de avaliação de ensino cirúrgico mais moderno e adequado ao treinamento em cenários reais.
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    Dissertação
    Implantação e análise de uma estratégia de Avaliação Baseada em Procedimentos (PBA) na residência médica de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Medeiros, Daniel Câmara Alves de; Medeiros, Paulo José de; http://lattes.cnpq.br/4442982996337554; http://lattes.cnpq.br/5499001729665025; Reis, Rodolfo Borges dos; http://lattes.cnpq.br/8812763405170343; Medeiros, Elaine Lira
    Introdução. Mudanças na sociedade e nas práticas da Medicina têm demandado melhorias no processo de ensino cirúrgico nas residências médicas em todo o mundo, levando ao surgimento de novos modelos de ensino-aprendizagem e avaliação baseados em competências. Nesse processo, o Procedure Based Assessment (PBA) se destaca como uma ferramenta de avaliação em ambiente de trabalho, com características somativa e formativa, amparada na avaliação de competências e no feedback estruturado. Este trabalho objetivou elaborar, implantar e analisar o PBA no Programa de Residência Médica de Urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (PRMUro-HUOL). Metodologia. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo, do tipo pesquisa-ação, com a participação de 10 preceptores e seis residentes. As etapas do trabalho envolveram a capacitação dos participantes, a elaboração do PBA por consenso de grupo, a aplicação das avaliações e a avaliação da percepção do grupo através de um questionário. Resultados. Destaca-se a criação de seis modelos de PBAs relacionados aos procedimentos mais relevantes do PRMUro-HUOL, sendo dois para cada ano da residência. Foi contabilizada a aplicação de 31 PBAs. Na análise de dados de desempenho, foi demonstrada uma correlação positiva entre tempo de treinamento e o desempenho no PBA na prostatectomia radical laparoscópica, nefrolitotripsia percutânea, nefrectomia laparoscópica e no conjunto dos seis procedimentos, utilizando o coeficiente de Spearman. A partir da aplicação de um questionário, os participantes concordaram que o PBA tem potencial suficiente para certificar a competência cirúrgica, avaliar progressão e melhorar a curva de aprendizado. Conclusão. A metodologia de elaboração do PBA por consenso de grupo associado à capacitação da equipe mostrou-se como opção factível para implantação desse tipo de instrumento. A experiência do grupo com o PBA foi positiva, com satisfatória aceitação e percepção de benefícios do ponto de vista pedagógico, de maneira que a adoção rotineira da ferramenta no PRMUro-HUOL se mostra promissora.
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