Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Daniel Almeida de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Saudade, Manhã, Tristesse de la Lune e La Cloche Fêlée: edição, análise interpretativa e subsídios para performance de 4 canções de Ernani Braga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Medeiros, Daniel Almeida de; Cesetti, Durval da Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; http://lattes.cnpq.br/5145867756310237; Sousa, Joana Mariz de; Yamaguchi, Regiane Hiromi
    Este trabalho é uma contribuição para o resgate de quatro canções do compositor fluminense Ernani Braga (1888–1948): Saudade, Manhã, Tristesse de la Lune e La Cloche Fêlée. As partituras dessas obras estão presentes no acervo digital de Hermelindo Castello Branco (1922– 1996), o qual foi disponibilizado pelo Instituto Piano Brasileiro (IPB). Amplamente reconhecido por suas harmonizações de músicas do folclore brasileiro, que ganharam notoriedade internacional, Ernani Braga pertence à segunda geração de compositores nacionalistas. Além de seu famoso ciclo de canções nordestinas, Braga compôs canções com textos de importantes poetas brasileiros e estrangeiros, como Charles Baudelaire, muitas das quais permaneceram desconhecidas, apesar de sua evidente qualidade artística. Com o objetivo de resgatar a prática desse repertório, esta pesquisa recorreu à musicologia histórica, utilizando técnicas como levantamento bibliográfico, revisão de literatura e pesquisa documental sobre o compositor, culminando em um trabalho interpretativo focado na performance das quatro canções. Além disso, esta pesquisa tem um caráter eminentemente prático, incluindo a transcrição e edição das partituras dessas quatro canções, bem como a elaboração de versões transpostas das mesmas, com o intuito de facilitar a prática desse repertório e oferecer uma edição moderna que contemple tessituras vocais variadas. O trabalho também fornece uma análise interpretativa das obras, com ênfase na criação de subsídios interpretativos que possam auxiliar cantores e pianistas interessados em interpretá-las.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM