Navegando por Autor "Medeiros, Cristiana Moreira Lins de"
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TCC Desafios e Perspectivas: a atuação de pedagogo(a)s em contexto não escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Jales, Artur George Bezerra; Aguiar, Alexandre da Silva; Casado, Marcos Saiande; Medeiros, Cristiana Moreira Lins deEste trabalho analisa a atuação do pedagogo em contextos não escolares, explorando os desafios e perspectivas das práticas em espaços não escolar como hospitais, ONGs, museus, CREAS e CAPS e outros ambientes que exigem uma abordagem pedagógica diversificada. A pesquisa utiliza uma abordagem fenomenológica para compreender as vivências de pedagogos em diferentes contextos, identificando as lacunas na formação inicial, o trabalho interdisciplinar e a necessidade de capacitação contínua para enfrentar as demandas específicas desses ambientes. Foram entrevistadas 10 pedagogas que atuam em contexto não escolar na Cidade de Natal/RN. Além disso, o estudo destaca a importância da interdisciplinaridade e da colaboração com profissionais de outras áreas para o sucesso da prática pedagógica em contextos não escolares. As considerações finais apontam para a necessidade de uma maior valorização e reconhecimento da atuação dos pedagogos em ambientes não escolares, bem como para a adaptação dos currículos dos cursos de Pedagogia às novas exigências do mercado de trabalho.Artigo A diversidade do público escolar que visita o Museu Câmara Cascudo(Museologia & Interdisciplinaridade, 2021) Silva, Bruno Santana da; Medeiros, Cristiana Moreira Lins deMuseus podem ser ter atuação importante na educação não formal. Eles precisam conhecer seu público escolar para colaborar adequadamente com as instituições de ensino. Este trabalho relata um estudo do público escolar do Museu Câmara Cascudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva documental com dados de agendamentos de visitas de instituições de ensino entre abril e dezembro de 2019. Identificou-se um público diverso bem distribuído no tempo, proveniente de várias cidades do estado e de estados vizinhos. Todas as faixas etárias a partir dos 4 anos e todos os níveis de ensino foram significativos. As instituições de ensino públicas foram mais presentes do que as privadas. Houve retorno de 31,5% das instituições de ensino, sem impedimento de distância, natureza da instituição e nível de ensino. Os objetivos de visita foram muito abstratos. O museu precisa avaliar se seus serviços e comunicação estão adequados ao seu público escolar e tomar as providências necessárias.