Navegando por Autor "Medeiros, Ana Thereza Faria de"
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TCC Cineteatro Canoé: anteprojeto de um Cineteatro em Macau/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-27) Farias, Giordana Costa de; Carvalho, José Augusto; Oliveira, Giovana Paiva de; Medeiros, Ana Thereza Faria deEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo o desenvolvimento do Anteprojeto Arquitetônico de um Cineteatro para o município de Macau, Rio Grande do Norte. O projeto é voltado para a comunidade da cidade em questão e das municipalidades adjacentes, visto que atualmente a região não conta com um equipamento cultural desse porte, especialmente após o desabamento do antigo Teatro Hianto de Almeida. A proposta é de um espaço que consiga atender às necessidades da população, incluindo teatro, cinema, dança etc., com capacidade para 300 espectadores na sala principal. O desenvolvimento se deu por meio de leituras e pesquisas de embasamento teórico em livros, artigos, monografias e na internet, bem como mediante estudos de referência diretos e indiretos, visitas in loco e análise dos condicionantes projetuais.Dissertação Projetando no silêncio: estratégias para participação de pessoas surdas em projetos de arquitetura residencial(2018-03-26) Medeiros, Ana Thereza Faria de; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; ; Imai, César; ; Silva, Heitor de Andrade;No Brasil o tema da inclusão social e ambiental de pessoas com deficiência vem sendo discutido em diversas áreas. Dentro da arquitetura, tal debate tem sido atrelado ao conceito de Desenho Universal (entendido como base para a garantia de acessibilidade ao ambiente físico e à busca de soluções adequadas à diversidade humana) e as estratégias que promovam a maior participação dos usuários no processo projetual. Nesse sentido destaca-se a necessidade de o profissional dominar técnicas para o desenvolvimento e a apresentação de propostas que sejam facilmente compreendidas pelos clientes, sejam quais forem as limitações dessas pessoas. Inserindo-se nesta questão, esta pesquisa investiga um modo para facilitar a comunicação entre o projetista e o usuário surdo (cujas maiores limitações são justamente no campo da comunicação interpessoal), a fim de possibilitar que: (i) o primeiro compreenda a relação das pessoas surdas com o ambiente construído; (ii) o segundo entenda a proposta projetual e participe ativamente do processo de sua elaboração. O trabalho se apoia, teoricamente, em alguns conceitos de Comunicação e Deaf Space. Empiricamente, foram realizadas simulações de alguns ambientes residenciais com um modelo físico tridimensional manipulados por pessoas surdas, acompanhadas por entrevistas e observações. A experiência ocorreu na cidade de Mossoró/RN entre os meses de outubro e novembro de 2017 e contou com a participação de 12 surdos de ambos os gêneros. Os resultados apontam para a eficácia da metodologia, facilitando o processo de comunicação entre ambas as partes além de permitir a compreensão de alguns conceitos de arquitetura, de acessibilidade e até do próprio Deaf Space dificilmente identificados por meio de metodologias mais comumente utilizadas na área como entrevistas e questionários, auxiliando no desenvolvimento de futuras pesquisas tanto com protótipos quanto com ambientes para pessoas surdas.