Navegando por Autor "Medeiros, Aline de Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leituras sobre afetividade na educação infantil da cidade de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Medeiros, Aline de Almeida; Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; 0000-0002-6760-9668; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Abbiati, Andréia Silva; Silva, Eduardo Sebastião daO presente artigo tem por objetivo identificar como as professoras da Educação Infantil currais-novense compreendem a afetividade e como tem se dado esse processo ante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos autores que discutem a teoria Walloniana, tais como: Almeida (2008), Mahoney (1993, 2007), Leite (2002), dentre outros. Onde buscou-se identificar aspectos que contribuem de forma significativa para a aprendizagem e para uma boa relação entre o professor e o aluno, com vistas às relações de afeto. No tocante à investigação empírica, foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas, em razão de sua organização e fácil aplicação nesse momento pandêmico. A coleta de dados se deu por meio de questionários enviados para as professoras via Google Forms, seis professoras da Creche Municipal Margarida Cunha (Currais Novos – RN) participaram da pesquisa, todas atuam na Educação Infantil. Com base nas análises realizadas, por meio da aplicação dos questionários, foi possível perceber uma certa confusão sobre o real significado de afetividade, tendo em vista que algumas professoras que participaram da pesquisa baseiam-se apenas em conceitos do senso comum e não demonstraram base científica. Por outro lado, as professoras reconhecem o valor da afetividade, mesmo quando confundem com os conceitos de amor, carinho e respeito. Conclui-se que, apesar do distanciamento físico imposto pelo isolamento social durante a pandemia, as professoras buscaram se reinventar e desenvolver estratégias para se relacionarem afetivamente com os alunos.